Uber traz de volta ciclofaixa de lazer em São Paulo

Originally published at: Uber traz de volta ciclofaixa de lazer em São Paulo – Legislação – Tecnoblog

117 km da ciclofaixa de lazer de São Paulo, que funciona aos domingos e feriados, serão patrocinados pela Uber

1 curtida

Essa é uma iniciativa importantíssima. O estímulo do uso da bicicleta é uma recomendação pela OMS, inclusive no período de pandemia.

A tendência que haverá é uma certa diminuição do uso de transportes coletivos, sendo a bicicleta a melhor opção para a cidade e para as pessoas.

Tá demorando para iniciativas assim serem mais discutidas e implantadas no dia-a-dia como tem sido feito em várias cidades fora do Brasil.

Quando será a inauguração? Uma tendência no mundo tem sido aproveitar a pandemia para por em pratica os projetos de “pedestranização” (tomar de volta para pedestres e ciclistas o espaço roubado pelos carros) e aqui nada…

Voltou essa coisa ridícula e sem nexo que é colocar um BRINQUEDO no espaço destinado a carros, caminhões ônibus e motos.

Lugar dessas tranqueiras é no parque ou em qualquer outra área fechada não nas ruas.

Bom, o código de trânsito brasileiro discorda de ti. Ruas não foram feitas apenas para carros ¯_(ツ)_/¯

2 curtidas

Ou seja, dos artigos 58 e 60 vemos que, na ausência de ciclofaixa, ciclovia ou acostamento, a bicicleta deve correr nos bordos da pista de rolamento das vias urbanas e rurais de pista dupla.
¯_(ツ)_/¯

Claro que isso não significa que ciclista pode fazer qualquer coisa ou pedalar em qualquer via.
Por exemplo, é proibido:

E caso tenha dúvidas de que esse é de fato o CBT:
https://detran.to.gov.br/legislacao/outros/codigo-de-transito-brasileiro-ctb/

1 curtida

As bicicletas são importantes como modal de transporte.
Mas essas faixas de final de semana são só pra amaciar o ego de quem mora em Moema e Vila Nova Conceição e se sentirem em Amsterdam. Andam de bike, mas o SUV fica parado na esquina para depois do passeio.

1 curtida

Thank you!

eu não sei de onde tu saiu, mas é melhor voltar. O transporte multi modal é aceito há muitos anos. Inclusive faz bem pra saúde e auxilia na manutenção de um corpo saudável. Recomendo.

1 curtida

possivelmente, de alguma bolha…

1 curtida

aliás, tranqueira em São Paulo são os carros, bicicleta é o meio de transporte mais rápido (já ganhou até de helicóptero).

https://bikeelegal.com/2014/09/19/video-o-desafio-intermodal-2014-em-sao-paulo/

Bicicleta paga IPVA? não, tem placa? não se é para andar na rua que tenha as mesmas obrigações de qualquer outro veículo e que tome multa de trânsito da mesma forma portanto o dia que isso acontecer eu mudo de opinião e enquanto isso bicicleta para mim é um brinquedo para se usar no parque.

Não troco o conforto do carro por uma bicicleta.

Corpo saudável? HAHAHAH é para pagar de amigo da natureza mas na garagem de casa normalmente tem um SUV ou um carro qualquer esperando.

Eu entendo o que você fala. Também pensava assim. Mas é uma série de ações que juntas proporcionam ambientes mais seguros e interessantes para que mais pessoas entendam como é pedalar na cidade. Mesmo que de forma que é, infelizmente a que não é diária(muitas pessoas na rua e aproveitando a cidade).

Eu mesmo utilizo bicicleta diariamente, e só usei ciclofaixa de lazer bem no comecinho, 5 anos atrás, aqui em Fortaleza. Foi uma experiência legal.

Claro que pode em qualquer via. Quer queira quer não. No mundo inteiro.

Bicicleta é caracterizado como veículo. Logo nas definições da CTB. E veículo tem direito a faixa.

Bloco de Citação Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores , os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

E ainda, no artigo 38

Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
(…)
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas , aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

No mais, é questão de bom senso. A lei serve para guiar tal.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.