Uber deve pagar férias e 13º salário a motorista, diz Justiça do Trabalho

Isso não faz ter um vínculo empregatício. E meta pra correr, mentira. Isso não existe. Pois quando tinha carro fazia duas corridas (ida e volta pro trabalho) e nunca sequer teve essa lorota.

Você oferece o teu serviço, não quer dizer que seja empregado. Você pode fazer um MEI, pagar INSS por tua própria conta. Na hora de receber descontados os impostos, aí vai ficar ruim, né?

2 curtidas

Agora vcs já sabem! Pq a justiça do trabalho é uma merda.

1 curtida

Vou dar dois exemplos, os motoboys e as empregadas domésticas, pergunta para eles se é melhor com carteira assinada ou por conta. Sou motoboy , prefiro por conta. Ganho mais e faço meu pé de meia sem a fiscalização do governo.

3 curtidas

Acredito que não faz o menor sentido ter vinculo empregatício justamente por não existir deveres comuns do trabalhador, porem este ponto de recusar 3 corridas é algo interessante de ser debatido, não como forma de vinculo mas de maneira de remover este tipo de condição, pois de fato é surreal.

1 curtida

Bom acho que e muito complicado essa questão de vinculos empregatício para os motoristas, mas esses apps não dão segurança nenhuma ao motoristas segurança essa de uma contrapartida em uma exclusão , ajuda em um caso de um acidente, em um caso de assalto !! Os apps não tem seguro para os motoristas nesses casos que eu citei anteriormente e vc que usuario que critica essa sentença para vc tambem não nenhum tipo de seguro nada … e os apps ainda se eximem de quaisquer ações e de qualquer especie feitas pelos motoristas parceiros delas… e essa prerogativa de livre comercio que tanto os apps pregam de não terem nenhum vinculo com e estado mas em caso de pandemia em que vivemos virou as costas para seus parceiros e pediu ajuda aos governos , então meus caros e muito simples um seguro para o motoristas e de responsabilidade civil para os passageiros cobrar o inss dos motoristas , cobrar um cadastro mas rigoroso tanto dos motoristas como dos usuários !!! Como dizem não a almoço grátis !!

1 curtida

Se eu fosse CEO da Uber ou de empresas de serviço de transporte ou de entrega já teria saído do Brasil há tempos. Aí eu queria ver os motoristas e entregadores perderem essa fonte de renda, que era pra ser EXTRA e não a principal, e irem choramingar por direitos trabalhistas para a Justiça.

Aí não paga INSS, se quebra e vai requer benefício do INSS depois…

2 curtidas

Alguém poderia me dizer… como a uber
sobreviver se não tiver motorista… quem será que vai leva passageiro?? Como seria que ela ia lucrar com taxa de corrida ??
Acho que se não tiver a mão-de-obra de motorista ela não existiria até hoje…

1 curtida

Carros autônomos ? Esse são os planos dela.

Ok… isso não seria um vínculo??

já que o cara é empregado dela agora, bastar demitir

1 curtida

Na verdade, não vai contratar.

Em vez de fazer o cara ir assinar a carteira, desliga ele do app. Pronto, tá resolvido.

1 curtida

MEI e previdência privada tão aí. Só ele começar a pagar.

1 curtida

As pessoas não pagam. Sou advogado previdenciário, o que mais tem é gente que nunca pagou ou deixou de pagar e depois quer benefício, aí temos que dizer que a pessoa não tem direito pois não efetuou o recolhimento, pq acha caro demais…As coisas não são fáceis assim como você pensa.

Se as pessoas não pagam, definitivamente não é culpa da empresa.

1 curtida

volto a falar: o motorista tem opção de trabalhar ou nao… se o motorista char que precisa de 13… ele que procure um emprego que forneça um!

1 curtida

A solução mais simples é passar a exigir que todos os motoristas sejam uma empresa, isso é super comum na área de tecnologia, pessoal só contrata empresas, mesmo que a empresa seja só o desenvolvedor sozinho.

O problema é que isso não entra na cabeça das pessoas, fazem de renda extra sua unica renda.

Muitas pessoas ganhavam um salario abaixo em suas profissões. Existe muitas variáveis que distanciam o trabalhador de uma determinada função, inclusive a idade. O trabalhador sabe muito bem de suas condições de trabalho. Com relação a processo seletivo, existe, habilitação, carro, x anos. Um trabalho de risco, pouca segurança.

Tá na hora da Uber passar a exigir que os motoristas sejam MEI, ai pronto! Tá resolvido é um MEI prestando serviço.

Hora que a empresa fechar as portas por tanto processo de gente querendo virar CLT na Uber, quero ver onde esses mais de 500 mil motoristas vão tirar sua renda.

Fazer protesto ou boicote para que a empresa diminua sua taxa e aumentem seus ganhos eu concordo, pressionar para mudar algumas regras, também concordo, faz parte da livre negociação.

Agora querer virar CLT da Uber é o mesmo que querer que o Mercado Livre contrate os vendedores.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.