TSE avalia voto online ou por celular para Eleições 2022

Apenas o fato de centralizarem a apuração de votos pelo TSE gerou transtornos inimagináveis ontem,com atrasos nunca antes visto, imagina todo o processo sendo online ou por celular…
Não temos nem maturidade tecnológica nem tão menos uma sociedade preparada pra tal mudança por n motivos…!!!

2 curtidas

Vai ser legal a rodinha com a Professora Tia Jurema na tribo indígena dos Querimbora, usando seu celular e os titulo de eleitor dos coleguinhas para votar, e o Policial Saraiva passando de casa em casa fazendo essa mesma “boa ação” ajudando os colegas que não sabem usar o celular. via a democracia

2 curtidas

Acho muito valido, e tenho sugestões

Para segurança
poderia ter varios fatores de autenticação para mitigar “robos” como
facial + biometrica + confirmação de dados pessoais ( como nome da mae) , alem de perguntas secretas ( umas dessas perguntas é caso vc responder certo é sinal que pode estar sendo coagido/ameçado )
e acesso ao GPS do celular pra saber onde ele esta, …para só depois liberar o acesso ao voto.

praticidade
para cada zona eleitorial poderia ter uma sessão" virtual", onde se vc quiser votar por app , transferir o seu titulo para esta sessão.

voto não obrigatorio

mas tempo pra votar como das 07:00 as 22:00
** ainda acho melhor votar tudo no mesmo dia, se deixar pro cara 1 mes ele vai votar no ultimo dia mesmo**

mas acho 2022 muito curto o tempo pra mudar isso, poderiam fazer um teste com plebiscito fake pra ver como se comporta o Oracle exata ( sim o sistema novo do TSE para computar votos é Oracle …fonte twitter)

porem tudo por app seria muito ruim vide o “auxilio emergencia” que muitos ainda hoje ficam nas filas da caixa porque não sabe mexer ( ou nem tem “celular descente” pra mexer ) no app, ao hibrido seria melhor.

Aí sim seria uma boa. Quem sabe quando tivermos uma democracia de verdade, onde os políticos se lembrem que a população existe além dos períodos de eleição.

caixa eletronico é relativamente seguro. Obvio que haveria testes para isso. Ainda mais se fosse voto durante o fds inteiro em horario comercia. Mais seguro que liberar voto por celular onde qualquer um que for de classe menos privilegiada poderia ser coagido.

Mas não serve a essa função. São tantas coisas erradas que nem da enunciar. Mas basta ver o exemplo das filas que ocorrem com o auxílio emergencial. Agora imagina isso vezes a população inteira em um único dia indo votar. Questões de logística dentro da agência. Caixas eletrônicos ficam um ao lado do outro …

Acabar com o voto obrigatório que é bom nada, né?

2 curtidas

O dia que isso acontecer, pode ter certeza terá meia dúzia de políticos dizendo que isso é um atentado à democracia…

É muito mais cômodo para a classe política manter as pessoas obrigadas a votarem. Assim muita gente vota por obrigação e acaba jogando sua escolha em qualquer candidato. E também infla os números de pesquisas de índices de aprovação.

1 curtida

Não conseguiram fazer nem a justificativa funcionar, imagina o voto.

Mas as filas são frequentes porque só pode sacar na CEF. Se fosse todos os bancos isso se reduziria e muito. Eu por isso tambem que seria legal se pudesse votar durante o fds inteiro, evitando mais filas.
Com relação a segurança o caixa possui biometria, camera alem de outras cameras de segurança. Dava pra trabalhar nisso e fazer algo legal, afinal usamos caixa pra sacar dinheiro entao nao vejo porque nao ter uma opção pra poder votar.

Isto é um absurdo ! Fora da realidade do Brasil.! Se algum bandido se eleger e convidar uma multidao para no dia da votação fazer seu voto diante de sua presença o TSE garantirá a lisura da eleição ? Como ?

deixa eu ver se eu entendi: o tse, que sofreu um ataque ddos no dia de eleição e teve dados vazados, está considerando criar um sistema de votação online em dois anos?

O BD era de um vazamento antigo.

Qualquer sistema online pode sofrer um ataque DDoS.

GPS e reconhecimento facial

Não é tão simples assim. GPS pode ser burlado facilmente. Reconhecimento facial apenas se fosse 3D, pois 2D era só pegar uma foto. E o 3D requer hardware dedicado, o que a grande maioria não tem acesso, além do que não é um impeditivo para que não haja coerção de um criminoso ao lado da pessoa.

o que ainda assim é um vazamento e não deve ser minimizado.

isso só prova meu ponto

1 curtida

Em nenhum momento ele foi minimizado, o ataque foi noticiado na época do vazamento e voltou a tona como se fosse algo novo. O TSE alertou sobre a divulgação de notícias velhas como se fossem novas e o brasileiro continua caindo…

DDoS não é motivo para não realizar uma eleição online, já existe firewall em hardware dedicado com suporte a anti-DDoS. O TSE também pode bloquear o roteamento mundial do seu ASN.

a invasão foi em outubro. não faz nem um mês. eu não diria que é uma notícia antiga, ainda mais quando os dados foram espalhados no dia de eleição.

o ponto é que o principal argumento do tse a favor de urnas eletrônicas é o de que elas não estão conectadas à internet. agora eles querem usar a internet, que invalida um dos argumentos porquê o sistema eleitoral brasileiro é seguro, para um diferente sistema eleitoral apressado e que apresenta muito mais riscos quando eles mesmos não conseguem assegurar o próprio banco de dados?

se até o sistema eleitoral atual com urnas eletrônicas apresenta/apresentava vulnerabilidades, imagina com votação online feita em dois anos.

Tem os a favor e tem os do contra.
E vida q segue…normal, como sempre…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.