Trocar placa WiFi de notebook por uma com formato menor

Tenho um Asus X550L com placa de WiFi AR5B125 de 2.4 GHz. Quero trocar por uma 3160NGW de 5 GHz, porém tem um encaixe diferente, um pouco menor. Deve funcionar?

Não. Não funciona. Não é o mesmo slot.
A AR5B125 é PCI, a 3160NGW é NGFF M.2.

Existem adaptadores Mini PCI Express => M.2, o que permitiria instalar uma placa de rede M.2 em um slot mPCIe. No entanto, o adaptador em si ocupa um certo espaço, dependendo do modelo do seu notebook pode não servir por falta de espaço interno na carcaça. Você também pode procurar por placas Mini PCI Express que suportem WiFi de 5 GHz, mas dificilmente encontrará modelos novos, somente usados, e normalmente elas não suportam o padrão AC (WiFi 5), somente os antigos 802.11a/b/g/n.

O adaptador é parecido com o da foto abaixo. Não sei se encontra fácil no Brasil, mas tem aos montes no AliExpress e similares. Já utilizei alguns da marca Fenvi e costumam ser mais confiáveis que outros modelos genéricos:

Vale a pena essa troca? 5Ghz só funciona bem em curtas distâncias. Não seria melhor cabear para pegar uma velocidade melhor ainda?

Com um bom roteador e uma boa placa de rede, você conseguirá as mesmas velocidades de uma conexão cabeada a uma distância razoável, mesmo na faixa dos 5 GHz, mas o custo normalmente acaba sendo maior do que passar um cabo e utilizar um modem/roteador mais simples.

Aqui eu utilizo um D-Link DIR-882, modelo descontinuado mas que é essencialmente um DIR-878 com portas USB (esse ainda é comercializado), e no notebook uma Intel Wireless-AC 9260, e o link entre o notebook e o roteador atinge os 1733 Mbps na faixa dos 5 GHz na maior parte do tempo. Ao afastar muito do roteador o link oscila entre 433 e 867 Mbps antes da conexão cair de vez ao sair da área de cobertura, mas que ainda sim é uma velocidade respeitável e mais do que suficiente até para planos de internet mais velozes.

Claro, uma conexão cabeada ainda terá vantagem por ser full-duplex enquanto o WiFi é half-duplex e a velocidade do link pode variar bastante dependendo do número de redes vizinhas e da quantidade de obstáculos, mas ainda assim, a velocidade obtida em um setup onde ambos o roteador e o notebook são compatíveis com WiFi 5 Wave 2 fica muito próxima do limite máximo teórico de uma conexão Gigabit Ethernet…

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.