Trocar o Disqus pela Comunidade foi uma boa escolha?

Esse formato de comunidade encoraja comentários mais construtivos, isso ficou claro…

No meu caso, particularmente, passei a comentar bem menos. É meio chato abrir uma nova aba pra comentar coisa simples.

2 Curtidas

Ao meu ver foi excelente a comunidade. Durante anos acompanho o conteúdo do Tecnoblog e nunca, repito, nunca, fiz um único comentário sequer no Disqus. Já na comunidade consigo contribuir, expressando idéias, expondo minha opinião e realizando questionamentos. Sinto também a equipe do Tecnoblog mais próxima e acessível, dando ainda mais confiança e engajamento para nós leitores.

8 Curtidas

Eu confesso que não comentava no Disqus com frequência por causa dos comentaristas chatos e trolls de plantão.

Inclusive, esse foi o motivo que me fez sair do tecnogrupo, fora a desordem que é o Grupos do FB (sdds Orkut Comunidades).

Aqui, eu até me arrisco a comentar mais.

Claro que a maioria das vezes acabo postando gifs e vídeos, um hábito que preciso parar, já que isso deve irritar um monte de gente na Comunidade. :joy:

3 Curtidas

O único problema de fazer isso é que você acaba lendo só as notícias que tiveram comentários. O bot só lista na capa da Comunidade as notícias que tiveram pelo menos um comentário.

1 Curtida

Confesso que fiquei com pé atrás no começo, achei que não ia vingar, mas acho que isso é normal quando se implanta algo novo.

Me estimulou muito a comentar, e a fazer textos um pouco mais elaborados para tentar somar com outros colegas de comentários.

Gostei da equipe do TB estar um pouco mais próximo dos leitores e interagindo junto na comunidade.

Parabéns ao TB, que acertou com a comunidade.

3 Curtidas

No meu ponto de vista foi uma decisão acertada sim. Realmente é mais confortável estar em uma comunidade que tem pessoas com o mesmo nível de interesse e respeito, nada de paraquedistas (não me refiro aos praticantes do esporte, e sim daqueles que perguntam e somem) nada de trolls (pelo que vi, até agora, nenhum)
Então, parabéns pela decisão.

Estudar, aprender e ensinar.
Vida longa à comunidade.

3 Curtidas

Foi uma ótima decisão, não só as discussões estão em um melhor nível como estou mais engajado em comentar, embora ainda não faça isso com muita frequência, termino por apenas ficar mais acompanhando os comentários, e com isso lendo até noticias que não são de meu interesse. Também evitou ter os trolls, e mesmo as discussões com mais atrito o tratamento do pessoal tá ok.

Não temos gente desenterrando posts antigos, mas confesso que ainda acho estranho os tópicos promovidos pelo bot, o mundo gira muito rápido a ponto que é fácil algo com 7-15 dias ficarem já fora do interesse ou até estranho comentar, particularmente eu evito comentar em algo com mais de 5 dias parado.

Algo que gostei bastante é que aqui na comunidade a equipe do TB está presente, e passou a imagem que o lugar não é terra sem lei.

3 Curtidas

Estou gostando bastante da comunidade… Tem como se expressar melhor, compartilhar melhor as idéias, conhecimentos e troca de experiências. Também da para conhecer melhor as pessoas. Melhor até que no facebook, eu diria. Apesar da comunidade do FB ser a parte, tem aqueles que usam como se fosse o DISQUS. vezenquando aparece aqueles spams lá, por ex…

Só uso a comunidade do FB, quando é para uma dúvida rápida.

Faz tempo que eu esperava algo nos moldes dos antigos forums de tecnologia, para o TB.
E eu acho que o sistema de “recompensas”, ajuda a criar uma comunidade (pessoas mesmo) melhor.

1 Curtida

Como já disse em outras oportunidades por aqui, eu mesmo passei a comentar absurdamente mais depois da mudança. Foi um estímulo mesmo.

No início dava até pra ver alguns vindo aqui reclamar. :sweat_smile:

Até agora, só vejo ganho. Claro que existe o tempo de adaptação de quem estava acostumado, e principalmente, de pessoas que tem mais dificuldade de lidar com mudanças. Mas o tempo só ajudará com isso.

Eu não sei qual é o público que frequenta mais o Tecnoblog - 15 a 30 anos?
Acho que essa mudança afeta mais a esses.
Quem tem mais de 30 anos já usava fóruns nesse formato no início da internet comercial.

2 Curtidas

Quando o Meio Bit vai aderir a esse sistema?

Uma pergunta ainda mais importante: quando o MB e o TB virarão uma coisa só? Sou leitor de ambos os sites e vejo muitos posts duplicados, acredito que seria mais proveitoso para os leitores e para ambos os sites uma fusão, aproveitando a equipe para criar mais artigos do que o “retrabalho” de criar dois artigos sobre a mesma coisa.

Eu esquecia de entrar aqui :sweat_smile: (porque as vezes quero só ler as matérias… depois só ler comentários).
Agora favoritei a comunidade pra lembrar de entrar sempre. :grin: :+1:t2:

2 Curtidas

Não está nos planos juntar os sites, a linguagem é muito diferente. E estamos pensando na possibilidade de criar uma comunidade por lá também :slight_smile:

3 Curtidas

Ó, também acompanho os dois e não tinha me tocado que são do mesmo grupo. Inclusive sou relativamente novo no TB, mas de longa data no MB. Seria bom esse formato lá também.

1 Curtida

Acho que está valendo a pena sim.

Não costumo postar mensagens. Mas sou leitor assíduo, as vezes entrando via site outras entrando via comunidade.

Os comentários estão melhores e os trolls indo embora, tornando a comunidade um excelente lugar de convívio e informação.

3 Curtidas

Prefiro muito mais este formato. Ficou muito mais parecido com um forum do que com um simples post de uma matéria. Parabéns a todo Tecnoblog.

3 Curtidas

Sinceramente, mesmo o Disqus tendo a vantagem de comentar direto na postagem, a ferramenta atual é mais fácil. Isto pq o Disqus é extremamente bugado no smartphone.

Única coisa que sinto falta é aquele formato aninhado de comentários. Por mais q este formato não seja recomendável (pq desvia do assunto), era muito mais fácil acompanhar uma discussão nos comentários do q do jeito que é hoje.

Mas ainda assim, a mudança foi muito bem-vinda.

Irei me adaptar ao modelo atual em n ter mensagens aninhadas? Não! xD mas tamo aí, firme e forte nesse fórum! <3

5 Curtidas

A princípio eu não gostei, senti que o fato de ter que entrar aqui na plataforma do Discourse acrescentava uma camada de complexidade desnecessária. E se vocês pararem para ver, os posts começaram a serem comentados mais no Facebook do que aqui, pelo menos inicialmente. Até eu mesmo comentei sobre isso lá.

Mas tenho gostado do nível de discussão aqui, e de repente essa camada extra de complexidade ajuda a depurar a qualidade com que se comenta. Então no final o saldo é positivo.

4 Curtidas

Eu sempre gostei da ideia da comunidade, pois pra mim o Facebook está morto.
Confesso que pensei que iria comentar menos pelo fato de ter que abrir uma nova aba. Mas os comentários em destaque dentro do post cumprem o papel de mostrar se a discussão tomou algum rumo que eu desejo comentar.
E só pelo fato de poder abrir novas conversas, sobre assuntos não relacionados a nenhuma matéria, já é uma razão deste espaço existir.

4 Curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.