Troca de processador em notebook

Será possível trocar o processador de um notebook ASUS VivoBook X543NA-GQ342T, com essas especificações:

O N3350 é FCBGA1296, provavelmente o cpu é soldado.

2 curtidas

Será que o suporte da Asus dá essa informação? Esse notebook é da minha esposa. Comprou ano passado sem me consultar e ficou com essa lástima, mais lenta que um bicho preguiça

Acho pouco provável que o CPU não seja soldado.
Mas se tu quer um pouco de ganho, tu pode tentar trocar o HD por um SSD. o que Já vai dar algum ganho, e talvez aumentar a RAM para 8GB (se possivel). - claro, o ganho será no carregamento de coisas, não no processamento.

4 curtidas

Valeu pelas dicas, mas com 1,1Ghz de clock, acho que mais RAM e um SSD, acho difícil algo mudar.
Ela trabalha numa escola e usa muito o Google Meet. Não consegue ficar com 3 abas abertas, cada uma numa sala de aula online.

O N3350 é um processador fraco^3. Mas daria para usar para internet e coisas leves com um SSD. (Enfiei um SSD sata num Athlon 64 X2 5200+ que tem metade do poder de processamento do N3350 e ficou bem usável pra coisas leves)

Mas no caso, se ela trabalha com o Google Meet… acho que a saida mais em conta seria montar um desktop com Athlon 3000+, 2x4GB RAM e uma placa mãe A320. O processador conta com um vídeo onboard bem decente. E ele não tem um poder de processamento muito forte, mas acredito que de conta do recado. (Já que o Google Meet roda tranquilo no meu FX-6300 que é 30% mais lento) - Ou tentar pegar um Ryzen 5 3500U por 3~4k.

1 curtida

Essa máquina é de entrada. Sem chances que vai ter como trocar a CPU ou aumentar RAM porque ambas provavelmente estão soldadas pra diminuir custo.

O que talvez dê pra fazer pra deixar mais usável é colocar um SSD e instalar alguma distro mais leve do Linux. Se não precisar de nenhum programa específico do Windows, não deve ser nenhum grande problema partir pro Linux.

2 curtidas

Eu não recomendei Linux por causa do ambiente Windows que o pessoal está mais acostumado, mas também é uma opção.

No caso, eu recomendaria uma distro leve como o Lubuntu, Ubuntu MATE, Xubuntu, Zorin OS LITE, LXLE ou mesmo o Linux Mint Xfce. Entre essas, minhas escolhas seriam o Linux Ming Xfce ou o Zorin OS LITE.

4 curtidas

Todo notebook fabricado pelo menos nos últimos 5 anos vai ter a CPU soldada, independente de ser um modelo de entrada, intermediário ou topo de linha, então não dá pra trocar (quer dizer, até dá, mas é um procedimento bem complicado e sem garantia de que vai funcionar).

Agora de cabeça as únicas exceções que conheço, que não usam CPU soldada, são alguns modelos de notebooks gamers mais parrudos (Alienware Area-51M, por exemplo), porém nesses a CPU só é trocável porque eles utilizam processadores de PC de mesa…

2 curtidas

Ela já usou Linux. Ubuntu, Lubuntu e acho que o Mint 32 bits num netbook pré-histórico antes. Isso não seria uma barreira.
E um SSD deve sair muito mais em conta que um processador, caso fosse possível trocá-lo.

Pessoal, obrigado por todas as dicas! Vou apresentar a patroa as possibilidades e ver o que faremos.
Obrigado!

Bom dia! Cara, este notebook aceita upgrades sim.

Ele vem por padrão com 4GB soldado + 1 slot livre que você pode colocar um pente 4GB DDR4 2133 mhz (não tenho certeza se ele aguenta 8GB). Ele também tem um slot livre para SSD M2 (bacana colocar um de 240 / 256 GB para sistema e aplicativos), assim você não precisa retirar o HDD original mantendo para guardar arquivos.

EDIT: Me enganei no modelo de notebook. Confundi o X543 do tópico com o X510UR.

1 curtida

Valeu! Solicitei essas informações à Asus e vou aguardar. Ainda restam alguns dias de garantia. Quando acabar, vou abrir e conferir caso não tenha uma resposta

Corrigindo aqui, eu me enganei. Conferi aqui e o modelo era um X510UR … Este modelo da sua esposa parece aceitar apenas a troca de HDD por SSD mesmo sem slot para RAM. Mil desculpas pelo engano.

1 curtida

Tranquilo :+1:

Também voto no SSD, um de 120 ou 240 gb não costumam ser caros e da uma boa desafogada no sistema.
Quanto a aumentar a ram só acho que vale a pena depois do SSD e se verificar que o gargalo não seja o processador (abrir as tarefas tudo e fica cuidando o gerenciador de tarefas o uso da cpu).

1 curtida

Uma curiosidade/dúvida: por que as empresas soldam memórias e processadores nas placas?

1 curtida

Para mesmo que o defeito seja um mísero SMD, vc compre outro notebook :laughing:

Tem a questão da dificuldade de reparo, o que força a troca do produto.
Mas tem a questão do custo de produção.
Soldar os componentes significa ter menos peças (não precisa do encaixe), então fica mais barato. Pode ser uma economia de alguns centavos por unidade, mas é uma economia de alguns milhões de dólares quando estamos falando de uma produção de alguns milhões de unidades.
Pode-se argumentar também que ter um componente a menos (o soquete) reduz o número de pontos possíveis para falhas.

E tem a questão da espessura e peso, já que soldar requer menos espaço e menos componentes, mas isso é importante em algumas linhas só, não em todas.

3 curtidas

Algumas por redução de custo. Algumas porque querem que o usuário compre a versão mais cara pois não terá opção de upgrade.

1 curtida