Troca de iPhone para Android, que arrependimento!

Olá, pessoas!

Já li muitos e muitos casos aqui de pessoas que saíram do iPhone para o Android e ao voltarem para o iPhone se arrependeram; outros que simplesmente saíram do Android para o iPhone e também não se adaptaram, mas meu caso aqui é um pouco diferente e farei o relato a seguir.

Pois bem, eu tenho o hábito de fazer a troca de smartphones 1 vez ao ano de um tempo pra cá, e em alguns anos eu até mantenho os 2 sistemas operacionais.

Em 2022 eu fiz a aquisição do iPhone 13 Pro, que pra mim foi o celular mais “maduro” que a Apple fez em anos (meu último havia sido o 11 Pro, em 2020).
Aliado ao aparelho em si, fiquei extremamente contente com o iOS, pois várias features que ele possui eram extremamente úteis para mim (por exemplo a seleção de um determinado objeto na foto, pois para minha profissão isso é essencial).

Bem, esse ano eu fiquei extremamente empolgado com o Galaxy S23 Ultra e resolvi, então, fazer a troca. Em menos de 1 semana o arrependimento já bateu. Eu já estava acostumado com a facilidade e praticidade do iOS. Não sou do tipo que personaliza aparelhos e eu até prefiro apps nativos em relação aos de terceiros.

As questões aqui são várias:

  • O teclado Samsung eu acho um parto para usá-lo. Acho simplesmente horrível! E os de terceiros são tão ruins quanto…
  • O fato de ter vários aplicativos para uma mesma funcionalidade sempre me irritou (como por exemplo o Samsung Internet e o Google Chrome ou o Google Mensagens e o Samsung Mensagens). Alguns eu sei que tem como desinstalar, mas outros não, então tenho que recorrer ao Minimal ADB Fastboot pra desinstalar.
  • Esse leitor de digitais às vezes não funciona bem e tenho que tentar 2 ou 3 vezes até desbloquear.
  • Por fim, mas não menos importante, o Instagram no Android parece que deu uma piorada. Pode ser uma impressão, mas senti que piorou.

Enfim, se eu digitar todas as minhas insatisfações aqui eu levo 1 dia, meus amigos, e estou quase vendendo o aparelho novamente para voltar ao iPhone.

Obs: entendam, o aparelho em si é excelente, e sempre uso Android (inclusive tenho um Galaxy S10 “de guerra” que faço uso dele para fins corporativos), mas acho que não me adapto mais para usar o sistema como aparelho principal.

Mais alguém passando pela mesma situação? Abraços!

3 curtidas

Do jeito que você perdeu o gosto pelo celular, se der, já era para ter trocado.

A questão do teclado, isso é mais pessoal, teclado do iOS é bom com palavras, já para números e símbolos já não é.

Dos Apps iguais, isso é questão da “licença”Google que faz com que têm dois, no iOS por ser único da Apple, não tem

Leitor do iOS tb falha igual.

Já sobre o Instagram não tem nem o que dizer, instagram no Android sempre foi capado

3 curtidas

eu utilizo no iphone 14, o Gboard… excelente…!!! desde 2013 só utilizava samsung, meu ultimo foi o Galaxy S10e, do qual troquei por um iphone 12… não retorno para o android nunca mais…

2 curtidas

Sobre a licença do Google tudo bem, agora… pra quê duplicar? :face_with_spiral_eyes:

E sobre o leitor do iOS, nunca (repito, nunca!) tive problemas com o Face ID. Touch ID sim, claro. Principalmente no 5s e 6, mas o Face ID… tive o X, XR, 11 Pro e 13 Pro e 0 problemas com ele.

Não vendi ainda por conta da perda que eu teria. Peguei no lançamento, então paguei o “preço cheio” dele e agora fico com dó de vender milhares de reais a menos do que paguei sendo que tem poucos meses de comprado. :melting_face:

2 curtidas

Vai no Play Store e baixa o Gboard… o Teclado da Samsung é uma bos mesmo.

É só tu desinstalar os do Google ou desabilitar… mas se pegar um launcher como o nova, dá pra ocultar esses extras.

Isso acontece em muitos aparelhos…

Tá demorando pra voltar pro iOS.

4 curtidas

‘Gosto é que nem c* cada um tem o seu.’

1 curtida

Pq é obrigado a ter, a licença do Google obriga as fabricantes a colocarem os aplicativos do Google.

Já tive com os dois: faceID e touchID, onde fui obrigado coloca a senha para entrar. Inclusive foi logo após bloquear o celular, nada demais.

O problema de comprar no lançamento é isso, vc paga a mais para ser um dos primeiros.

1 curtida

Não digo nem os do Google, mas sim os da própria fabricante, acho meio paia :face_with_spiral_eyes:

Exatamente, e nesse caso foi bem a mais :rofl:

A vantagem (ou menos mal) é que peguei o dobro de armazenamento do que eu havia escolhido.

As fabricantes tb querem ganhar um pouco com os dados coletados, fora que ela tem limitações de pessoal e financeiro para fazer um App com a mesma qualidade do Google ou Apple

1 curtida

O launcher da Samsung também faz isso.

Se não tá faltando espaço no celular, é só ir nas configurações do aplicativo e desabilitar ele, é como se ele tivesse sido desinstalado, não precisa de malabarismo com ADB.
Google obriga a ter os seus apps e as fabricantes também querem ter um, então acaba ficando os 2 no celular.

Problema antigo e que provavelmente nunca vai ser resolvido, se Instagram foi um ponto fundamental no uso do celular, tem de ir de Apple mesmo.

2 curtidas

Faço o uso do ADB por questão de organização. Me incomoda demaissss só desativar :sweat_smile:

Saudades do antigo teclado da Sony da época do Android KitKat. Depois que cagaram ele, troquei pro GBoard (o menos pior), mas minha digitação nunca mais foi a mesma.

Sobre as outras críticas, compartilho a opinião da galera que comentou. Um adendo pra questão dos apps repetidos, eles “praticamente” não ocupam espaço (50~150MB é insignificante hoje em dia), são equivalentes aos atalhos de downloads dos antigos celulares Nokia (tinham menos que 4KB), se tu não mexer, não vai fazer diferença.

Hardware é o que você chuta, Software é o que você xinga. É uma falha comum dos sensores, então chute o Hardware.

2 curtidas

Eu acho que esse assunto é muito pessoal, de verdade, quase que como migrar de linux para windows e vice versa, são dois sistemas que ao trocar tem que dedicar de verdade para se acostumar, podem colocar quantos tópicos quiserem de arrependimento seja de android p iphone ou iphone para android, costume, gosto não se discute.

2 curtidas

Meu problema não é espaço. O celular é de 512 GB. O problema é organização mesmo. Sou chato dmsssss kkk

1 curtida

Você desativa e ele some do launcher também, ué.

E ele não vai sair da memória se for um app de sistema.

1 curtida

O launcher da Samsung é pior que o teclado deles, na minha opinião. hahaha

1 curtida

A questão é que eu sei que o app está lá, e isso me incomoda, mesmo desativado :joy:

Mas sabendo de tudo isso antes de fazer a troca, ainda quis trocar?

Acredito muito que tudo seja uma curva de aprendizagem na troca de um sistema por outro.

Você saiu de algo que te supria 100% pra algo que você sabia o que te oferecia, mas não estava acostumado a usar. Não deu tempo de se acostumar com o Android de fato.

2 curtidas

Como eu disse na criação do tópico, já estou habituado. Todo ano alterno, mas parece que esse ano o tiro saiu pela culatra, me acostumei demais com iOS e a adaptação não rolou kkkk :face_with_spiral_eyes:

1 curtida