Trem e metrô de SP começam a migrar para bilhete em QR Code

Poderiam aceitar pagamentos por aproximação NFC também, assim seria até mais prático do que comprar bilhete :ticket:

2 curtidas

Legal. Na minha cidade, já mudaram pra pulação de roleta faz tempo.

Como assim? Não entendi.

É só uma piada. Aqui em Recife muita gente pula a roleta pra não pagar, ou pula o muro, ou simplesmente faz um buracão no muro e vem andando pelos trilhos e sobe na estação. Acho que é assim no Brasil todo, enfim.

2 curtidas

Que ridículo quererem cobrar por um mísero QR Code que é gerado gratuitamente em qualquer celular.

1 curtida

Não uso o metrô desde o início da pandemia.
Mas o Top é uma opção melhor do que o Bilhete Único na minha opinião.

Realmente não dá pra comprar muitos bilhetes se for naquele papel de supermercado, que se apaga com o calor ou a umidade.

Entendi bem!

Não sei se gosto da ideia, acho que a leitura de um QR code é mais lenta do que o NFC.

Seria interessante se fosse possível pagar também usando o NFC do celular ou do cartão de crédito/débito, aí seria até melhor que essa solução de QR code. Caso isso fosse gerar custos extras de transação, era só cobrar mais caro de quem usasse o NFC do celular ou do cartão.

2 curtidas

O custo da transação do cartão (ainda mais em volume) é isento facilmente, se a padaria do bairro isenta taxa na Cielo com movimentação de R$ 6K/mês, o metro deve conseguir isso por dia em cada estação só no período da manhã, fora que eles já reduziram os custos com funcionário então pode pagar uma taxa aqui, mas se livram do salário e benefícios de XX funcionários.

O QR Code não é para a maioria dos passageiros - que embarca usando o Bilhete Único ou BOM.

É para quem usa ocasionalmente então o impacto dessa demora no bloqueio acaba sendo bem pequena.

Aceitar NFC seria bem vindo e pode ser o próximo passo, mas ele substitui o bilhete magnético em menos casos que o QR Code - não inclui quem não tem um cartão bancário, e o transporte público precisa ser inclusivo.

1 curtida

Metro e barcas do RJ aceitam cartões nas catracas, no metrô tem 2 leitores (um pro bilhete único e outro pro cartão deles “giro” e pra Visa/MasterCard) enquanto nas barcas tem as catracas comuns do Rio Card, umas específicas pro bilhete único da cidade de Niterói e 1 pro Visa.

Pelo menos nas linhas de ônibus (que já aceitam cartões de crédito/débito) em Niterói é tudo num só leitor

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.