Transferência de fotos do celular para o computador

Geralmente, sempre que o celular lota - o que leva uns 9 meses, transfiro minhas fotos do celular para o meu computador, para então transferi-las para meu HD externo (sim, sim, em pleno 2020 ainda salvo no HD externo as fotos em qualidade original. Tenho backup na nuvem, mas as originais prefiro guardar num HD).

Mas, não é a primeira vez que eu percebo que, ao selecionar todas as fotos da pasta câmera (cerca de 10.000), percebo que a transferência de cada foto é muito mais demorada do que se eu selecionar 200, e depois mais 200, e depois mais 200 (indo aos poucos).

Então, fiquei com essa dúvida: é apenas impressão ou, realmente, a transferência pode ser mais rápida por ter menos itens pra transferência? Porque eu vou acompanhando na pasta nova, e demora horrores para copiar as fotos quando seleciono todas de uma vez, enquanto aos poucos vai consideravelmente mais rápido, mesmo os arquivos sendo aproximadamente do mesmo tamanho.

1 curtida

Já tentou transferência sem fio? Tem um app muito bom chamado wifi file transfer que serve bem pra essas coisas. Mas tem a limitação de 4GB do zip.

Ainda não tinha usado uma solução como esta, por imaginar que a transferência seria mais devagar. Mas baixei o app e vou experimentar, obrigado pela dica!

“Mas tem a limitação de 4GB do zip.”

Sobre isso, o arquivo já está com 6GB e até agora não parou. Veremos! :smiley:

Estranho, se tu usou o

deveria corromper depois de 4GB por causa do sistema de compactação que ele usa.

Estranho, então. Usei esse mesmo e consegui gerar um zip de 30GB com as fotos!

Estranho. Mas tu lembra de descompactar para checar se tá tudo ok.

Deve ser algo relacionado ao algoritmo de transferência. Pra fazer uma cópia deve haver algum tipo de checagem prévia antes. Em 200 fotos a checagem termina o serviço antes e a quantidade de processamento para a cópia fica mais “livre”, digamos assim. Já em 10.000 fotos há de se supor que o tempo pra fazer esse processamento prévio é bem mais demorado e isso ocupa processamento que não pode ser usado pelo processo de cópia.

The maximum size for both the archive file and the individual files inside it is 4,294,967,295 bytes (2^32 −1 bytes, or 4 GiB minus 1 byte) for standard ZIP .

Esse app não é da época do ZIP64.

Imagino que use celular android, ja notei que o protocolo mtp que é o que em usa ao se conectar ao PC é meio estranho, seguido ele não se comporta bem, em celulares com problema é comum ele não aparecer os arquivos todos, tendo de tentar várias vezes, acho que ele não lida bem mesmo com grendes volumes de arquivos.

Um bom app que uso é o Sweech.

Uso ele já tem um tempo e nunca tive problemas tanto em transferir do celular para o PC quanto o inverso.

1 curtida

Rapaz, boa! Farei isso assim que tiver um tempinho, antes de apagar de forma definitiva os arquivos do celular. Obrigado!

Faz sentido mesmo, obrigado pela explicação!

Sim sim, Android mesmo. Obrigado!

Valeu pela dica, vou experimentar também!

1 curtida

Gostei desse. A interface dele é bem melhor que a do WFT

Muito provavelmente o app usa as APIs nativas do sistema pra lidar com os arquivos ZIP, nesse caso o app não precisa ser atualizado pra tirar proveito do ZIP64, basta utilizar um aparelho com Android relativamente recente…

Acabei de verificar por aqui e os arquivos estão todos OK, pelo Wifi FIle Transfer.

Tentei usar o Sweech, mas devido à quantidade de arquivos, ele ficou bem lento até mesmo para navegar pelas pastas quando abro no PC. O WFT foi bem rápido neste sentido. Apesar do visual meio defasado, achei mais funcional.

1 curtida

Hm… pode ser isso. Mas estranho que o Redmi 7 de 2019 corrompe. hahaha

Nice.

Que serviço de nuvem você usa? Eu uso o OneDrive e ele faz upload em qualidade original, sem compactação no arquivo. Eu deixo o OneDrive no celular com backup automático das fotos, pego a foto do celular no PC e organizo nas pastas. Da trabalho nenhum.

Eu uso o Google Photos mesmo. Eu já tenho o backup automático dele, mas é em “alta qualidade”. Apesar disso, prefiro ter um backup físico também, não confiar só na nuvem.

É só mesmo questão de backup, porque para uso no dia-a-dia, uso o Photos pra tudo, até pra localizar fotos mais antigas pra postar etc.

O Airdroid também dá pra fazer isso. Já quem usa linux tem uma opção melhor ainda: o KDE Connect, que funciona no Gnome também (tipos de interfaces gráficas do Linux). Esse app sim é simplesmente incrível a sincronização com o celular, dá pra passar arquivos do computador por celular (e vice versa), controlar volume, reprodução de mídia… Muita coisa mesmo.

Entendi! No caso, eu também uso o Photos e o OneDrive (duplicado mesmo). O Photos também uso no dia a dia pela facilidade e praticidade. OneDrive para separar as fotos em pastas no PC e na qualidade original.

Eu usaria um Syncthing ou Resilio Sync, ou um share de uma pasta no Windows e usava algum File Explorer pra enviar os arquivos do celular para o computador.
Ou, comprava um pendrive da Sandisk Duo, que tem USB-C e USB-A e aí você transfere pra ele, e dele para o computador.

Celular > Computador é impraticável porque o protocolo MTP parou no tempo.

1 curtida