Transcrição de arquivo MP4 para texto no Word

Olá! sou pesquisadora e tenho entrevistas gravadas que gostaria de converter para texto escrito, para melhor analisar os dados. São entrevistas longas, cerca de 1:30h. Qual o melhor aplicativo para fazê-lo?

Tem algumas opções.

Você pode conectar a saída de fone de um dispositivo com o arquivo de áudio na entrada de microfone de um outro computador e usar a opção “Digitação por Voz” do Google Docs.

Ou você pode tentar usar a opção de escrever por voz que tem nos teclados padrões tanto do Android (Gboard) quanto do iOS (Apple Keyboard) com a mesma gambiarra (roda o áudio em um dispositivo e capta o áudio no smartphone).

Você tem opções online como o oTranscribe (https://otranscribe.com/) que tem suporte para português brasileiro (estou supondo que as entrevistas estão em português). Basta você fazer o upload do arquivo de áudio ou vídeo e ele faz o resto.

Alguns PCs, os que tem driver da Realtek acho, tem esse microfone virtual que pega os sons reproduzidos e envia de volta como se fosse um microfone, ai não precisa de gambiarra.
image

2 curtidas

Obrigada pelo retorno!
Eu entrei nele (no oTranscribe) entretanto, pelo que entendi ele não transcreve. É isso mesmo?

Does oTranscribe automatically convert audio into text?

No, it doesn’t. oTranscribe is designed to make the manual task of transcribing audio a little less painful.

É, eu vi errado.

Bom, o TB também tem uma lista com algumas opções:

Talvez algum desses sirva.

Obrigada! Foi essa matéria mesmo que me fez chegar até aqui. Vou tentar esse recurso do áudio - tentar rodar e ver o que ele reconhece.
Achei também o transkriptor - fiz o teste gratuito, excelente, mas ele só transcreve 5 minutos. Depois tem as opções pagas, que são salgadinhas… Mas pelo que vi ele é top, reconhece rapidinho as falas.

O Speech-to-text do Google funciona bem (já usei) e é grátis, ve se ele não te atende.
Web Speech API Demonstration

Se você é assinante do Microsoft 365, você consegue através do Word Online, mas tem limite de tempo por mês (300 minutos, pelo que eu entendi).

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.