Transcrição de arquivo MP4 para texto no Word

Olá! sou pesquisadora e tenho entrevistas gravadas que gostaria de converter para texto escrito, para melhor analisar os dados. São entrevistas longas, cerca de 1:30h. Qual o melhor aplicativo para fazê-lo?

Tem algumas opções.

Você pode conectar a saída de fone de um dispositivo com o arquivo de áudio na entrada de microfone de um outro computador e usar a opção “Digitação por Voz” do Google Docs.

Ou você pode tentar usar a opção de escrever por voz que tem nos teclados padrões tanto do Android (Gboard) quanto do iOS (Apple Keyboard) com a mesma gambiarra (roda o áudio em um dispositivo e capta o áudio no smartphone).

Você tem opções online como o oTranscribe (https://otranscribe.com/) que tem suporte para português brasileiro (estou supondo que as entrevistas estão em português). Basta você fazer o upload do arquivo de áudio ou vídeo e ele faz o resto.

Alguns PCs, os que tem driver da Realtek acho, tem esse microfone virtual que pega os sons reproduzidos e envia de volta como se fosse um microfone, ai não precisa de gambiarra.
image

2 curtidas

Obrigada pelo retorno!
Eu entrei nele (no oTranscribe) entretanto, pelo que entendi ele não transcreve. É isso mesmo?

Does oTranscribe automatically convert audio into text?

No, it doesn’t. oTranscribe is designed to make the manual task of transcribing audio a little less painful.

É, eu vi errado.

Bom, o TB também tem uma lista com algumas opções:

Talvez algum desses sirva.

Obrigada! Foi essa matéria mesmo que me fez chegar até aqui. Vou tentar esse recurso do áudio - tentar rodar e ver o que ele reconhece.
Achei também o transkriptor - fiz o teste gratuito, excelente, mas ele só transcreve 5 minutos. Depois tem as opções pagas, que são salgadinhas… Mas pelo que vi ele é top, reconhece rapidinho as falas.

O Speech-to-text do Google funciona bem (já usei) e é grátis, ve se ele não te atende.
Web Speech API Demonstration

Se você é assinante do Microsoft 365, você consegue através do Word Online, mas tem limite de tempo por mês (300 minutos, pelo que eu entendi).