Trabalhadores do Serpro entram em greve por tempo indeterminado

2 curtidas

O link na palavra “Entidade” não parece fazer nenhum sentido, parece ser o incorreto.

O Serpro desempenha atividade estratégica para o governo. A recomposição de perdas salariais por conta da inflação não é aumento de salário e deveria ser automática sempre que possível. Quando uma categoria opta pela greve é porque todas as demais opções já foram tentadas. Meu apoio ao funcionários do Serpro.

13 curtidas

Opa, erro meu. Valeu pelo toque!

É bom que greve em serviço público incentiva o estudo pra mandar a empresa pra iniciativa privada. E a maioria dos dados da empresa não são sensíveis a ponto de serem detidos por uma empresa pública. Pode privatizar o grosso e deixar só uma secretaria ou órgão cuidando do que é de fato importante.

E antes do contra-argumento, SERASA. Lida com dados sensíveis também, é empresa privada e não tem que lidar com greve de gente que ganha mais de R$ 10.000/mês mais benefícios.

Um adendo: não tenho político de estimação. Tenho raiva de quem salário muito acima da média do mercado, tem vários privilégios, entre eles não ser demitido sem antes ter que passar por sindicância (que a depender da politicagem acaba em nada) e por aí vai. Pro pobre mortal tem a CLT mesmo. Demissão por justa causa, fica sem nada. Sem justa causa, recebe uma grana, fim. O máximo é ir pra Justiça do Trabalho pra esfolar mais algum trocado. E quem é autônomo ou profissional liberal então…

6 curtidas

Boa tarde, respeito sua opinião. O Serpro é uma “empresa” pública. Os funcionários são CLT. O acesso é por concurso público e os profissionais que conheço que trabalham lá são excelentes profissionais. Não sei qual a remuneração atual paga no Serpro, mas o mercado de TI é caracterizado por alta demanda e, portanto, remuneração acima da média de outras profissões. Quanto aos sistemas e dados mantidos pelo Serpro, são informações de Estado. Algumas sensíveis, mas a maioria públicas. O SIAFI (Sistema de Administração Financeira) e o SIORC são onde são tratados os dados do orçamento federal, equivalente a quase 5 trilhões de reais (R$ 4.776.539.740.772,39). Será que faz sentido essas informações serem geridas por uma empresa de mercado?

5 curtidas

Funcionário público concursado é gerido por um regime totalmente diferente da CLT. Pode ser que o SERPRO tenha contratações temporárias baseadas na CLT, o que não é incomum no serviço público. Já a questão competência, em nenhum momento questionei. E, de fato, o mercado de TI paga salários generosos pra algumas especialidades e profissionais. No geral a remuneração não é lá uma maravilha. Aquela coisa de profissional ganhando R$ 15.000 pra pais na iniciativa privada até existe, mas são poucas empresas dispostas a tanto e que tem de fato um produto e/ou serviço que valha esse tipo de profissional. E como eu disse antes: numa possível privatização, certamente seria estudado o que iria ser mantido fora do escopo. E mesmo o que fosse trocado de mãos ficaria protegido por Leis. Se fosse tudo uma bagunça só, o SERASA venderia o seu banco de dados completo a quem estivesse disposto a pagar. Mas pra ter acesso ao sistema deles e fazer consultas você tem que assinar um contrato de não divulgação e mais um monte de coisas já que existe sigilo fiscal, bancário, etc.

1 curtida

Milhões de desempregados, outros tantos com renda reduzida, mas os reis não aceitam ter perda salarial por conta da inflação.

Eu sou servidor público e os únicos motivos que me fariam entrar em greve é em caso de atraso de salário ou mesmo redução dele. Não acho nem um pouco ético entrar em greve porque não tive aumento seguindo IPCA. Não acho justo com quem paga meu salário. Ainda mais porque tenho estabilidade que praticamente ninguém da iniciativa privada tem (só funcionário de empresa grande que negocia via sindicato consegue alguma coisa).

Se eu achar que meu salário esta aquém do que eu mereço, é porque existem salários melhores na iniciativa privada, então o que faria é pedir o boné e partir pra outra.

5 curtidas

Empresa Estatal segue o direito privado, é CLT.

8 curtidas

Quanta ignorância em um comentário só. E ainda faz uma comparação esdrúxula com o SERASA. Esse é o nível de argumento que os "entreguistas’’ tem.

8 curtidas

Dessas discussão, por que tem que sempre nivelar pra baixo? “Justo” não seria quem ganha mal, só se fode, receber mais parecido com esses caras e não o contrário?

3 curtidas

Só estudar e entrar pra uma mamata dessas, está ao alcance de qualquer brasileiro.

Tipo aquela suspeita de vazamento da Serasa que ninguem investigou, pq será mesmo que rapidinho abafaram o caso?

8 curtidas

Enquanto isso ministros do STF aprovam “reajuste” salarial em 18% para R$ 46.366,00
o que deverá custar ao menos R$ 4.600.000.000,00 (sim, bilhões) dos cofres da União.

E já que a remuneração de um ministro do Supremo baliza o teto salarial do funcionalismo – pela Constituição Federal, nenhum servidor pode ganhar mais que um magistrado do STF. Por isso, quando esse subsídio aumenta, ocorre um efeito-cascata em toda a administração pública.

Deveríamos ir para as ruas protestar! Isso é muito mais que 20 centavos…

3 curtidas

Só pra colocar uma fonte do que o Júlio falou:

3 curtidas

Só pelo “entreguista” já dá pra perceber que tem político de estimação do lado vermelho.

Eu já fui servidor público concursado durante 17 anos. Pedi exoneração. A minha saúde valia mais do que um salário acima da média.

Nenhum sistema está imune a “mau caratismo” de seus funcionários. E o SERPRO já teve vazamento de dados também. Mas enfim…

Legislação complementar = direitos que protegem o servidor público de demissões “arbitrárias”, entre outras. Não é a CLT pura e simples. Se fosse assim o SERPRO poderia demitir ao bel prazer um servidor concursado sem problema nenhum.

2 curtidas

Isso prova que o salário não está condizente com o trabalho, tem de diminuir o trabalho ou aumentar o salário.
Tu se contradiz ao reclamar que o funcionario ganha muito e ao mesmo tempo que o salário não compensa pelo trabalho.

4 curtidas

Essa é a postura q se espera. Mas a maioria prefere apenas se vitimizar.

2 curtidas

Não querendo ser chato, mas sendo, tem favos na saúde que não existe salário que pague, especialmente quem trabalha em período noturno

1 curtida

Errado. Assim como o DATAPREV, o Serpro possui acesso aos dados sensíveis de todos os brasileiros, incluindo mas não se limitando a: sexualidade, religião, saúde e outros. É um dos maiores fornecedores de e-ID do país, estando na vanguarda dos principais sistemas utilizados pelo Estado e suas repartições.

Serasa é um bureau de crédito e trata APENAS dados bancários fornecidos pelo BC (SCR, Registrato, CCF, etc) e parceiros (bancos, financeiras etc). A Experian não possui dados PII que não se enquadram em seus negócios, até mesmo por estar num setor hiper-regulamentado.

Pessoal critica tanto greve no serviço público, que é mamata, que mimimi isso e aquilo, mas conveniente ou inocentemente esquecem que na iniciativa privada também há greves, basta lembrar dos bancos, que são o exemplo mais frequente.

Mil e um projetos de reforma administrativa para “reduzir” os custos da máquina pública (lascando quem tá na base), mas que nunca mexem em quem tem os salários polpudos: magistrados, procuradores, promotores, que além de salário recebem outros auxílios.

Há casos de greves infundadas? Claro, mas não se pode generalizar. Mas considera o cara da base que ganha lá seus 2 a 4 mil reais, já há 6 ou 7 anos sem reajuste, tenta negociar um aumento mas a administração bate o pé e se recusa, a greve às vezes atinge seu objetivo e o governo aumenta, ainda que abaixo do reivindicado, sem repor as perdas por completo.

E geral critica professor quando entra em greve, e de fato é injusto que os alunos sofram por isso, mas qual outra maneira de conseguir condições melhores se o governo tá se lixando? Ainda mais nas redes estaduais e municipais, onde a remuneração é menor e as condições de trabalho piores. Já os metrôs, basta um único dia de greve pra ver meio mundo de burocrata tentando chegar num acordo.

Agora um caso que ocorreu aqui em Maceió há 3 anos na iniciativa privada: alguns jornais e emissoras de TV estavam para reduzir o piso da categoria de 3.500 para 2.100. Resultado: greve. Depois de 9 dias, o TRT decidiu que a redução era ilegal e ainda mandou aumentar em 3%. Greve finalizada, todo mundo retornando ao trabalho, ou quase isso…

Os jornais e emissoras aceitaram todos de volta, com exceção de uma emissora: TV Gazeta de Alagoas, cujo dono é… Fernando Collor, que foi a única a demitir dezenas de funcionários em retaliação, incluindo apresentadores conhecidos e competentes, mesmo que colocando pessoas piores no lugar, pessoas essas que furaram a greve.

Ps.: não sou concursado.

3 curtidas