Todo celular feito no Brasil terá rádio FM, promete ministro

Originally published at: Todo celular feito no Brasil terá rádio FM, promete ministro – Brasil – Tecnoblog

Fábio Faria, ministro das Comunicações, garante que celulares fabricados no Brasil deverão ter rádio FM ativado; fabricantes criticam

1 curtida

A malta não para.

3 curtidas

Medida totalmente desnecessária e que aumentará o custo dos celulares Premium, que não tem rádio FM.
Uma alternativa que posso sugerir é o zero rating para apps de rádio, como o TuneIn.
Mas isso as operadoras do cartel difícilmente vão querer.

6 curtidas

daqui a pouco tem que ter wifi… nossa wifi já tem ne! Já sei todo celular vai ter que ter wifi gratis!
Na contra mão de tudo que existe esse governo vem falando e criando m3&d@ e falando q é bom!

1 curtida

Daqui a pouco vão querer que venha TV digital embutida em todos aparelhos também.

4 curtidas

Como o rádio precisa do fone de ouvido pra servir de antena e as fabricantes não incluem mais o fone na caixa, então…

Enquanto isso, NFC e wi-fi de 5ghz só nos tops.

3 curtidas

Celular de lanterninha de 130 reais tem FM, por que iria aumentar o custo num celular de 5 mil? O problema aqui é falta de vontade e interesses das operadoras e fabricantes.

Tenho minhas reservas sobre isso ser uma imposição legal, mas não é como se fosse absurdamente difícil fazer.

1 curtida

Se eu te contar que TV digital era obrigatório em parte dos aparelhos pra ter direito a benefícios fiscais…

1 curtida

Eu quase não comento aqui, mas fui obrigado a logar pra responder você.
As vezes nossas convicções são tão fortes que acabamos esquecendo da realidade… Smartphones topos de linha contam com SoCs que fisicamente não contam com o hardware pra isso, a implicação num hardware de R$5000 ter uma obrigação dessas é o fato de ter que desenhar um projeto somente dedicado ao Brasil e a personalização de um SoC que vai ser usado somente no Brasil, imagina ao invés da Samsung fabricar somente um SoC, ter que parar parte da produção só pra produzir um chip específico pro Brasil, encarecendo o produto e tendo certeza que isso não vá influenciar no sucesso do produto.
Ela não vai fazer isso, ela só vai passar a importar os smartphones simplesmente pq não importa o quão caro seja, o Brasileiro vai comprar.

7 curtidas

Mas pra botar TV digital na primeira versão do Galaxy S a Samsung não viu impedimento em fazer um SKU separado pro Brasil, então sua lógica vai por água abaixo aí. E TV digital é certamente mais complicado de implementar.

FM não é difícil de decodificar, aposto que um dos DSPs embutidos faz com um pé nas costas.
E SKUs regionais por motivos regulatórios não são novidade.

Vale lembrar que o FCC também queria fazer isso (não foi adiante, mas não me impressiona, afinal o Ajit Pai é amiguinho das operadoras) FCC asks Apple to activate the iPhone’s hidden FM radio to aid public safety - The Verge

1 curtida

São muitos políticos e famílias de políticos que possuem rádios, além de inúmeras igrejas que estão comprando todas as rádios que não são mais viáveis economicamente (igrejas que possuem uma bancada no congresso para chamar de sua).

São interesses dos donos de rádio e não dos consumidores que estão empurrando o FM nos aparelhos.

9 curtidas

Minha nossa senhora! As teias do atraso estão em toda parte nesse país. Em todos os segmentos. Neste (DES)governo ficou mais evidente.

Quer que pessoas de áreas distantes tenham informações via rádio ? Que comprem um rádio. Existem vários modelos que aguentam bem o tranco e que custam menos de 30,00. !!

Enfim,mais uma medida sem sentido e que com certeza vai onerar o que já está bastante caro.!!

6 curtidas

Seu comentário já refuta o seu ponto. Na PRIMEIRA versão de um modelo. Não em TODA a linha de smartphones.


Eu até entendo que sim, o rádio FM pode ser necessário, mas a partir daí falar que TODO aparelho já é demais. É mais simples exigir que as fabricantes tenham o recurso em 60, 70% da linha.

1 curtida

Acho que em 2010 ainda não estavam valendo os benefícios fiscais que eram aplicados pra smartphones com TV digital, então tudo indica que a Samsung colocou no Galaxy S (e no Galaxy Tab, tinha até TV analógica nele) simplesmente or que acharam que era um diferencial que algum consumidor fosse querer.
E, bem, a maioria dos smartphones já tem FM.

1 curtida

Pelo menos uma coisa boa este desgoverno está tentando fazer. O argumento de quem quer rádio compra um rádio é tão estúpido quanto se dissessem: quer fazer contas, compre uma calculadora ou quer tirar foto compre uma câmera separada.
Nos rincões do país o único meio de comunicação gratuito de fácil recepção é o rádio. Mesmo quem mora em centros urbanos como SP e tem um robusto plano de dados não consegue ouvir rádio em todos os lugares; um bom exemplo é um estádio de futebol; a antena das operadoras não dá conta de 40 mil usuários no mesmo local; além de não ser possível fazer o streaming das rádios, tem ainda o problema do delay que não ocorre na recepção FM local.
Se você não vai usar o recurso, deixe ele lá e não use.

2 curtidas

Se a preocupação é com os menos abastados, é interessante impor que Iphone ou Galaxy s20 tenha rádio?

3 curtidas

Gostaria de entender o que essa milícia que governa o Brasil está tentando fazer com isso.

Se preocupar com o interiorzão que não tem acesso a internet eu sei que não é.

Provavelmente é para disseminar propagandas nazis, ops, bolsonaristas mais facilmente, além de lavagem cerebral evangélica, que comprou e ainda compra muita rádio pelo país.

2 curtidas

Mais um parasita arrotando regra aleatória, causando insegurança jurídica para empresas e criando dificuldades que encarecem os produtos.
Depois reclamam que iPhone custa 10 mil no Brasil. É um dos ambientes jurídicos mais cagados para empresas.
Eles olham pra cá e devem ficar sem acreditar.

4 curtidas

Ainda bem que meu OnePlus veio de fora