Tizen ou WebOS: qual é o melhor OS para TV?

Dúvida rápida: de qual sistema vocês gostam mais e por quê?

Eu sou usuário do Tizen, com uma RU7100 e uma NU7100. Gosto bastante do sistema, mesmo sendo uma versão mais capada (não tem tantas animações, pois minhas TVs são modelos de entrada). Oferecem suporte ao AirPlay 2 (veio via update de software) e os apps no geral funcionam bem.

RU7100 aqui tbm, mas já usei o webOS por algum tempo. Leio nos reviews e opiniões que o webOS é mais fluido, porém acho que sou tão acostumado com a interface intuitiva e simples do Tizen que acabo gostando mais deste. Fora a simplicidade do controle da Samsung, que gosto. Tem o que você precisa, hoje em dia.

1 curtida

Eu acho que os dois sistemas são maduros o suficiente, além de serem ágeis e ter um bom suporte por uns bons anos.

No geral, a pessoa vai ter que se preocupar só com a qualidade de tela e som, porque seja Tizen ou WebOS, ela será muito bem servida.

  • edit: só acho que devia ter um controle específico para idosos, que tenha o botão do power, canais, volume e silêncio apenas. :joy:
2 curtidas

Entre os dois, webOS, sem dúvidas. O Tizen na teoria parece ótimo, mas na prática só me dava dores de cabeça (problemas de conexão com o WiFi, dificuldades para baixar novos apps / atualizar apps existentes, entradas HDMI que eram detectadas incorretamente ou que esporadicamente “esqueciam” dos ajustes definidos para aquela entrada, entre outros), enquanto no webOS as coisas simplesmente funcionavam, nunca tive nenhum problema parecido nas TVs da LG.

No entanto, saindo do escopo LG e Samsung, meu ranking pessoal de SO para TVs tem o Android TV na liderança, seguido do webOS por uma diferença mínima e só então, em último caso, consideraria o Tizen da Samsung…

Compra um controle paralelo, abre ele é recorta a borracha dos botões e só deixa esses e encaixa de novo, bota uma fita isolante nos buracos e boa, funcionou aqui…

2 curtidas

É o que eu faço, mas acho tão feio aquele monte de buraco escuro inútil… :joy:

Um já feito pela fabricante podia deixar os botões bem grandes também. :grin::+1:

@mbc07, meu Tizen instalado nas TVs 4K da série 6 e 7 nunca deram isso. Funcionam perfeitamente, sempre problema e nada. Isso parece mais defeito de fabricação. Não é normal algo assim acontecer.

Eu tenho uma RU7100 e também gosto do sistema. Pra pra mim que gosta de uns torresmos (desculpa, Disney e DCU), a organização e as thumbs dos filmes são bem feitas, apesar de no início ter quebrado um pouco a cabeça com os recursos de reprodução, que achei pouco intuitivo. Mas tudo flui bem.

O airplay 2 é bem competente, tem um lag quase imperceptível.

Não acredito que tenha sido defeito de fabricação. Eu tive esses problemas em TVs diferentes (em uma MU6100 e NU7100, respectivamente) e conheço um amigo que tem o mesmo problema das entradas HDMI esporadicamente esquecerem os ajustes, a dele é uma RU7100 senão me engano.

Não sei dizer se o Tizen melhorou nas TVs mais recentes ou se funciona melhor nos modelos mais caros, mas essa péssima experiência que tive com o sistema foi o suficiente pra fugir dele e dar sempre preferência ao Android TV ou ao webOS da LG…

Tenho uma KU6100 e uma NU7100. As duas funcionam como deve funcionar. Pra não dizer que nunca tive problemas, na KU6100 tive problema com login na conta Samsung durante um tempo. Não funcionar algo não pode ser considerado característica do produto, mas sim um defeito. Não é algo normal e nem deveria ser cogitado em ser.
Tenho uma TV LG com defeito em casa (um LED queimou e apagou todos os outros), que possui o WebOS 2.0. Gostei dos dois sistemas. São rápidos e amigáveis e só dou preferência pelo Tizen em razão do controle remoto ser mais simples.

Pessoal, o tópico era sobre webOS vs Tizen. Cuidado com o offtopic, pls

3 curtidas

Desculpa, me empolguei. :joy:
Prometo que não vai mais acontecer. :grin:

Desculpa pelo vacilo!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.