TIM Voce Wi-Fi (TIM Voz Wi-Fi)

Pessoal, descobri que a TIM Itália lançou em novembro de 2022 o serviço TIM Voce Wi-Fi (TIM Voz Wi-Fi em italiano) e recentemente iPhones passaram a ter suporte, até ligações de emergência são suportadas. Será que a TIM Brasil vai lançar em algum momento ligações por Wi-Fi? Mais detalhes podem ser conferidos no site da TIM Itália aqui.

Vixi, a TIM anunciou isso lá na olimpiada que teve no Brasil, 2016 acho, e até agora não habilitou o VoWiFi… só a VIVO tem isso por enquanto.

Sim, mas na época nem a TIM Itália tinha ligações por Wi-Fi, agora que tem acredito existir uma chance da TIM Brasil lançar em algum momento. A Claro também tem ligações por Wi-Fi mas só pra pós-pago, afinal a escuro, digo, Claro não quer gastar com licenças do IMS por enquanto.

Eu não entendo porque as operadoras no Brasil, demoram para ativar um benefício que vai beneficiar elas próprias.
A ligação por Wifi de certa forma ajuda a desafogar a rede móvel da operadora?
Uso Telekom aqui na Alemanha, Pré pago e esse serviço é gratuito e ativado normalmente nas configurações.
Quando estou conectado a Wifi o sinal da Operadora recebe o nome WLAN Call.

Na verdade, isso ocorreu nos iPhones porque a Apple retirou a obrigatoriedade da operadora ser homologada para utilizar o VoWiFi, então o toggle de Chamadas Wi-Fi surgiram para todas operadoras, independente dela suportar ou não.

No caso da TIM, o toggle do iPhone nem ao menos aponta para o epdg correto que a TIM utiliza, então teria zero chances de funcionar. Todavia a Tim já inclui o endereço correto epdg.timbrasil.com.br que inclusive pinga, mas não responde.

Ah, isso é a TIM sendo a TIM.

TIM Brasil já deu a entender que não tá mais querendo lançar VoWiFi.

1 curtida

Sim, mas no caso da TIM Itália somente agora que iPhones passaram a suportar ligações Wi-Fi, um ano após o lançamento do serviço. No caso da TIM Brasil eu vi o seu tweet no X sobre o suposto Wi-Fi Calling da TIM e o motivo você acabou de explicar. A propósito, o Vivo Voz Wi-Fi continua suportando SMS no IMS e no iPhone continua o nome de Vivo Wi-Fi? Porque no Android o SMS via Voz Wi-Fi não funciona, somente mensagens do tipo chat pelo aplicativo de mensagens via Wi-Fi.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.