backhaul utilizando satélite, imagina a bomba q deve ser usar isso.
Isso explica porque o plano controle mais barato da Claro custa 22 reais enquanto o mais barato da TIM não sai por menos de 50 reais para novas habilitações.
Atenção TIM. Como é que é feito uma divulgação dessa, mas na cidade de Pedro II, no Piauí o sinal da TIM nao chega a nem 2G. Propaganda enganosa!!!
Esperamos que isso seja melhorado ao longo do tempo. Ela deu o primeiro passo que é levar as ERB’s, agora pode ir construindo o backhaul usando fibra e micro-ondas aos poucos.
Nem me fale, na minha cidade a TIM utiliza backhaul por satélite e 4G em apenas 700 MHz sendo uma cidade de 9 mil habitantes! Desses 9 mil, há 5.592 acessos pela TIM contra 4.561 da Vivo e por conta disso vive desconectando, esses dias um caminhão arrebentou um cabo telefônico da Oi que era o backhaul do 2G e por conta disso o GSM não funciona mais, às vezes o LTE conecta mas logo desconecta pois os 700 MHz não são suficientes para atender uma cidade de 9 mil habitantes. Ainda bem que tem a Vivo aqui e ela utiliza fibra alugada de terceiros e ativou o 4.5G em abril do ano passado, antes era backhaul por rádio e LTE em 700 MHz. Fiz uma denúncia no Ministério Público contra a TIM relatando a mesma coisa, vamos ver se assim dá algum resultado.
E também fazer agregação de portadora, na minha cidade a TIM tem o 1800 MHz licenciado para o 2G mas não faz o refarming para o LTE e por isso o 4G vive desconectando pois os 700 MHz não são suficientes para atender uma cidade de 9 mil habitantes. Já relatei isso pra ouvidoria da TIM e até no site na página do mapa de cobertura onde eles pedem feedback sobre como está o serviço na região, mas eles não estão nem aí. Fiz uma denúncia no Ministério Público, espero que dê alguma coisa.
Lucro líquido R$ 412 milhões 1T 2023
fonte tecnoblog
A Claro é a operadora que tem menos erbs entre as 3
Os painéis solares da tim funcionam quando acaba a energia elétrica? Porque no sitio de um amigo gastou maior grana acaba a energia ele fica sem sinal de tudo.
Questionável. Aqui em Batayporã, interior de Mato Grosso do Sul a Tim AINDA é 2G. APARENTEMENTE estão atualizando para a 4G OU 4.5G - que seria melhor - já que nas cidades vizinhas de Nova Andradina, Taquarussu e Anaurilândia a Tim já é 4.5G faz tempo…
Mete uma ERB ligada via radiola na cidade e pronto, depois é só dizer que já tem cobertura.
STONKS
Agora falta só ter sinal
Acho que elas não são conectadas a rede elétrica, me parecem ser independentes. Não faz sentido esse investimento em geração própria tendo rede elétrica disponível.
Pô, levou só 11 anos… Se a TIM tiver essa boa vontade com o 5G, só em 2035 teremos o Brasil todo com 5G…
Mentira eu moro em um lugar que posso disser o nome de 5 cidades que a tim nem funciona, elas sao, vitoria do xingu, pacaja, uruara, porto de moz, medicilandia, num da nem 3g, nem 4g de sinal nem 2g.
Estar presente em todos os municípios não significa necessariamente cobrir a cidade por inteiro. Se ela colocar uma antena no centro já está atendendo, mas pode haver muitas regiões de sombras.
Dependendo da frequência que ela utiliza, a experiência pode ser pior ainda em ambientes internos. Há muitos lugares que ela implementou o 4G utilizando o refarming das gerações anteriores, como a banda 1 (2.100 MHz) e a 3 (1.800 MHz). Por serem frequências maiores que 1.000 MHz, não “se dão bem” com obstáculos. Até a banda 28 (700 MHz) sofre nas mãos da TIM, já que na maioria dos transmissores dela é usado uma potência de transmissão baixa (geralmente 40W), enquanto a VIVO e a CLARO usam mais a de 80W.
Dependendo da localização, provavelmente ela manterá o backhaul por satélite, a não ser que haja expansão de postes elétricos na região. Esse é um dos maiores desafios para as operadoras expandirem sua cobertura, já que há regiões que não tem abastecimento de rede elétrica.
A sua cidade possui empresas ou produtores agrícolas? As operadoras geralmente expandem sua capacidade quando a cartela de clientes aumenta e respectivamente a receita arrecadada.
Como faz muito tempo que a operadora não melhora a rede dela na sua cidade, não seria melhor trocar de operadora, caso haja concorrentes?
Aqui na RMBH a Tim já tem a melhor cobertura há anos. Além de ter mais antenas 4G que a Vivo e a Claro, foi a primeira a disponibilizar 5G em todas as regionais, enquanto as outras 2 até hoje estão apenas nas centralidades da cidade.