TIM é a primeira operadora a levar 4G para todas as cidades do Brasil

backhaul utilizando satélite, imagina a bomba q deve ser usar isso.

4 curtidas

Isso explica porque o plano controle mais barato da Claro custa 22 reais enquanto o mais barato da TIM não sai por menos de 50 reais para novas habilitações.

1 curtida

Atenção TIM. Como é que é feito uma divulgação dessa, mas na cidade de Pedro II, no Piauí o sinal da TIM nao chega a nem 2G. Propaganda enganosa!!!

3 curtidas

Esperamos que isso seja melhorado ao longo do tempo. Ela deu o primeiro passo que é levar as ERB’s, agora pode ir construindo o backhaul usando fibra e micro-ondas aos poucos.

3 curtidas

Nem me fale, na minha cidade a TIM utiliza backhaul por satélite e 4G em apenas 700 MHz sendo uma cidade de 9 mil habitantes! Desses 9 mil, há 5.592 acessos pela TIM contra 4.561 da Vivo e por conta disso vive desconectando, esses dias um caminhão arrebentou um cabo telefônico da Oi que era o backhaul do 2G e por conta disso o GSM não funciona mais, às vezes o LTE conecta mas logo desconecta pois os 700 MHz não são suficientes para atender uma cidade de 9 mil habitantes. Ainda bem que tem a Vivo aqui e ela utiliza fibra alugada de terceiros e ativou o 4.5G em abril do ano passado, antes era backhaul por rádio e LTE em 700 MHz. Fiz uma denúncia no Ministério Público contra a TIM relatando a mesma coisa, vamos ver se assim dá algum resultado.

5 curtidas

E também fazer agregação de portadora, na minha cidade a TIM tem o 1800 MHz licenciado para o 2G mas não faz o refarming para o LTE e por isso o 4G vive desconectando pois os 700 MHz não são suficientes para atender uma cidade de 9 mil habitantes. Já relatei isso pra ouvidoria da TIM e até no site na página do mapa de cobertura onde eles pedem feedback sobre como está o serviço na região, mas eles não estão nem aí. Fiz uma denúncia no Ministério Público, espero que dê alguma coisa.

4 curtidas

Lucro líquido R$ 412 milhões 1T 2023
fonte tecnoblog

2 curtidas

A Claro é a operadora que tem menos erbs entre as 3

2 curtidas

Os painéis solares da tim funcionam quando acaba a energia elétrica? Porque no sitio de um amigo gastou maior grana acaba a energia ele fica sem sinal de tudo.

1 curtida

Questionável. Aqui em Batayporã, interior de Mato Grosso do Sul a Tim AINDA é 2G. APARENTEMENTE estão atualizando para a 4G OU 4.5G - que seria melhor - já que nas cidades vizinhas de Nova Andradina, Taquarussu e Anaurilândia a Tim já é 4.5G faz tempo…

2 curtidas

Mete uma ERB ligada via radiola na cidade e pronto, depois é só dizer que já tem cobertura.

STONKS

2 curtidas

Agora falta só ter sinal :eyes:

1 curtida

Acho que elas não são conectadas a rede elétrica, me parecem ser independentes. Não faz sentido esse investimento em geração própria tendo rede elétrica disponível.

1 curtida

Pô, levou só 11 anos… Se a TIM tiver essa boa vontade com o 5G, só em 2035 teremos o Brasil todo com 5G…

1 curtida

Mentira eu moro em um lugar que posso disser o nome de 5 cidades que a tim nem funciona, elas sao, vitoria do xingu, pacaja, uruara, porto de moz, medicilandia, num da nem 3g, nem 4g de sinal nem 2g.

1 curtida

Estar presente em todos os municípios não significa necessariamente cobrir a cidade por inteiro. Se ela colocar uma antena no centro já está atendendo, mas pode haver muitas regiões de sombras.
Dependendo da frequência que ela utiliza, a experiência pode ser pior ainda em ambientes internos. Há muitos lugares que ela implementou o 4G utilizando o refarming das gerações anteriores, como a banda 1 (2.100 MHz) e a 3 (1.800 MHz). Por serem frequências maiores que 1.000 MHz, não “se dão bem” com obstáculos. Até a banda 28 (700 MHz) sofre nas mãos da TIM, já que na maioria dos transmissores dela é usado uma potência de transmissão baixa (geralmente 40W), enquanto a VIVO e a CLARO usam mais a de 80W.

Dependendo da localização, provavelmente ela manterá o backhaul por satélite, a não ser que haja expansão de postes elétricos na região. Esse é um dos maiores desafios para as operadoras expandirem sua cobertura, já que há regiões que não tem abastecimento de rede elétrica.

1 curtida

A sua cidade possui empresas ou produtores agrícolas? As operadoras geralmente expandem sua capacidade quando a cartela de clientes aumenta e respectivamente a receita arrecadada.
Como faz muito tempo que a operadora não melhora a rede dela na sua cidade, não seria melhor trocar de operadora, caso haja concorrentes?

Aqui na RMBH a Tim já tem a melhor cobertura há anos. Além de ter mais antenas 4G que a Vivo e a Claro, foi a primeira a disponibilizar 5G em todas as regionais, enquanto as outras 2 até hoje estão apenas nas centralidades da cidade.

1 curtida