Final de tudo TikTok pega as malas e mete o pé.
Duvido ByteDance dar o algoritmo assim de mãos beijadas pros EUA.
Nada, lembra em meados de 20 de Janeiro? Quando o TikTok estava na iminência de ser banido dos EUA, se auto-derrubaram por algumas horas, depois voltaram com uma mensagem, exibida para milhões de estadunidenses, “Como resultado dos esforços do Presidente Trump” (que ainda não tinha tomado posse, portanto, ainda não era “presidente” em seu sentido literal), “o TikTok está de volta nos EUA”.
O representante do TikTok nos EUA era um dos convidados na primeira fila dos bilionários da posse do velho novo mandatário. Nesse sentido, o TikTok fez exatamente o que muitas empresas estadunidenses fizeram. Muitos usuários relataram pelo Xiaohongshu (Rednote) que o TikTok passou a exibir mais conteúdo de extrema direita. Não sei se procede, porque não tenho mais TikTok, mas a mensagem é, sem dúvidas, um sinal de como o TikTok se ajoelhou para isso.
Portanto, independentemente de quem comprar o TikTok, o TikTok meio que já é dos EUA. Afinal, a ByteDance e a China têm seu próprio TikTok local, que é totalmente desconectado do TikTok ocidental, então entregar o TikTok pros EUA (e por extensão, pro ocidente) estaria longe de ser uma ameaça a segurança nacional chinesa: seria mais uma corda pro ocidente se enforcar mesmo, já que o TikTok é uma forte ferramenta de alienação em massa.
Dentre os interessados citados, acho que a Oracle deve ser a melhor opção (visando o consumidor, mas claro que a ByteDance vai visar seu “bolso” haha), pois é uma empresa com uma operação sólida (diferente do Walmart, que já passou por crises anteriormente), não tem a fama de “matar serviços” (como a Microsoft, que por exemplo, recentemente matou o Skype), e tem mais solidez do que os 2 consórcios interessados…
Vai perder toda relevância.
Alguém acredita mesmo nisso?