Testamos o Pix em fase restrita com transferências em 1 segundo

Originally published at: Testamos o Pix em fase restrita com transferências em 1 segundo – Finanças – Tecnoblog

A transferência feita com Pix funcionou e foi rápida, mas senti que a interface do aplicativo do meu banco é um pouco confusa

O app do Santander (e o internet banking) nunca foram um primor de organização e simplicidade. Entendo sua insatisfação.

Pelo menos funcionou, que é o principal.

1 curtida

Bom saber, acabei de testar aqui e funciona super bem :slight_smile: Nem vou mais precisar pagar boleto para depositar no meu nubank, já que minha conta do santander não tem TED/DOC :v

acho que eles deixam separado pra propagandear,pq o certo msm é ficar nas opções junto com doc e ted

@fogaca Acho que eles não pode colocar o Pix junto com TED e DOC é norma do Banco Central, no regulamento do Pix explica isso.

1 curtida

No Nubank não aparece a opção de fazer TED quando o PIX está disponível. Só vai por PIX mesmo.

Minha experiência foi ótima. O dinheiro realmente vai na hora, como se fosse transferência pra outra conta no mesmo banco.

Ainda dá pra fazer TED lá, basta ir na seção da conta (não dá na página inicial onde tem cartão e tudo mais) e ir em transferência.

Mesmo lá. Quando vai concluir a transação vai por PIX.

Vai não, eu usei hoje e continua por TED lá. Pix só na página inicial e no botão Pix também.

1 curtida

Você recebeu algum notificação que podia testar ou foi na sorte mesmo @fogaca?

No Banco do Brasil foi bem fácil. Tem uma opção Pix, que já mostra todas as opções possíveis

3 curtidas

Tá certo isso?

A chave aleatória é composta por 182 caracteres com números sem muito significado

No Nubank não consigo ver minha chave aleatória. Na conta da CEF ela é um GUID padrão com 32 caracteres separados por hífen

1 curtida

Testei no banco do Brasil. Está na opção de transferências do app, e também na tela inicial. Tudo muito simples e rápido.

Aliás, sugiro que você faça um teste no banco do Brasil. Vai gostar tanto do app talvez decida ficar com ele como conta principal. Você pode abrir uma conta fácil pelo app mesmo, em poucos minutos. Depois de aberta faça o upgrade para uma conta corrente. Tudo pelo app, não precisa ir na agência pra nada. Se tiver alguma dúvida pode me chamar.

2 curtidas

O problema do BB é q ele é um bom banco só pra quem é assalariado, servidor público, ou ruralista.
Apesar de poder abrir a conta pelo app, o banco é extremamente burocrático no q diz respeito a crédito.
Fui cliente por uns 10 anos, mas depois descobri q poderia ter muito mais credito em bancos privados e acabei fechando a conta no BB.
Cheguei a reabrir uma conta em meados de 2012, 2013 e a mesma coisa - extrema burocracia pra qualquer coisa, mesmo eu tendo um score muito alto. A conta acabou não durando 1 ano e fechei também.

Quanto ao app, evoluiu bem, mas isso era de se esperar. O BB sempre teve uma equipe de TI muito competente.

4 curtidas

Você tem razão, o BB sempre foi conservador demais na questão de liberação de crédito. Nos últimos meses o Banco do Brasil tem mudado, aos poucos, essa atitude.

2 curtidas

Eu ganhei acesso pelo NuBank e vou te falar, está uma bagunça a navegação, o app está com duas telas de transferência totalmente diferentes:

Uma no menu Inicial que te dá acesso ao Pix

Uma dentro da área de Conta que vai para a tela antiga

No NuBank especificamente parece que eles vão unificar tudo que é transferência nessa nova tela.

Fuçando bastante percebi que o NuBank já vai transferir via Pix sempre que possível, e se não for possível via Pix vai para opção TED.

Aparentemente você consegue transferir via Pix usando os dados tradicionais das contas (Banco, Agência, Conta, CPF), ou seja, os bancos conseguem substituir o TED pelo Pix sem fazer nenhuma mudança nos dados requeridos.

Então na prática no NuBank eles vão matar o TED, e as chaves só serão um atalho para você não precisar digitar todos os dados da conta destinatária.

Fluxo completo:

PS: eu tenho esse tanto de conta porque é sem taxas e eu gosto de fuçar e testar.

3 curtidas

Tem isso mesmo. Dentro dos regulamentos do PIX, o Bacen incluiu como deve ser a experiência do usuário, inclusive com exemplos (fonte - PDF). Todas as telas de exemplo mostram que o PIX deve ser acessado, gerenciado e utlizado a partir de um mesmo ambiente completamente à parte de outras formas de pagamento, como TED e DOC. Esse é um dos motivos que você não irá encontrar o Pix nos menus de transferências.

1 curtida

A conta lá tem taxas Márcio?

1 curtida

Acabei de testar o Pix no Iti (Itaú) também, e lá está bem legal e fácil de usar.
Está junto com transferência normal, não tem um menu específico para o Pix.