Tenho 300MB de internet, mas a velocidade não passa de 130MB no notebook, mesmo a placa wireless suportando tal velocidade

Eu tenho 300MB de internet e um Dell Inspiron 3583, que possui uma placa wireless que suporta essa velocidade. Entretanto, a velocidade de download no SpeedTest ou no Brasil Banda Larga não passa de 130MB, mesmo eu usando o Wi-Fi 5GHz e estando muito perto do roteador. Infelizmente, a placa de rede não suporta mais que 100MB (uma limitação muito ridícula em um notebook tão recente), então usar o cabo ethernet não é uma opção.

Entretanto, no celular a velocidade está certa, o que indica que há mesmo um problema no notebook. O técnico já veio aqui e está tudo certo.

O que pode ser isso?

Edit: eu tô usando o Fedora Linux e esse notebook suporta o Ubuntu, tanto que havia opção de comprar ele com este sistema. Creio que o Linux não é o problema.

Você fez os testes nos mesmos servidores ? É possível que servidores diferentes obtenham resultados diferentes.

1 curtida

Se a placa de wifi do teu notebook for a Qualcomm QCA9377 (DW1810) ou a Intel 9462, não espere muita velocidade delas, são placas bem fracas mesmo, é isso mesmo que tu está alcançando.

Tem de pegar uma placa wifi de pelo menos AC1300 (867 Mbps em 5 Ghz).

1 curtida

É a limitação da placa Wi-Fi do notebook mesmo, mesmo estando em 5GHz.

2 curtidas

Provavelmente a placa Wi-Fi é uma porcaria. Teu modelo de notebook parece ter 5 opções de placa Wi-Fi de fábrica: Qualcomm QCA9565, QCA9377, QCA61x4A e Intel Intel 9462 e 9560.
As duas melhores, nas especificações, parecem ser a QCA61x4A e a Intel 9560, ambas supostamente capazes de MIMO 2x2:2.

Qual é a sua placa Wi-Fi?

Dell não costuma ter whitelist na BIOS/UEFI, então último caso você poderia comprar algo tipo uma Intel AX200 e trocar, ou usar um adaptador de USB para Ethernet capaz de gigabit, pelo menos para testar.

1 curtida

De acordo com o comando lspci | grep - wireless (Linux) a placa é Intel Corporation Cannon Point-LP CNVi [Wireless-AC] (rev 30). Entretanto, eu não consegui achar o modelo exato.

Sim.

Fiz em diferentes servidores. Mesma coisa.

Além disso, a placa ethernet só suporta 100Mbps. Isso é ridículo, porque o técnico da Vivo trouxe o modelo de notebook dele, da Positivo e que foi lançado há mais de cinco anos (!), e a velocidade total foi atingida…

Valeu. Essas placas USB são confiáveis mesmo?

Eu prefiro usar placa wifi interna, USB só em ultimo caso.
Mas sinceramente, tá precisando de mais de 130 Mbps no notebook? compra uma placa de rede usb cabeada gigabit e seja feliz e com menos dor de cabeça.

2 curtidas

Entendi, valeu. Ainda bem que não perdi dinheiro fazendo esse upgrade na velocidade, porque eu tinha 200MB e a Vivo migrou pra 300MB por praticamente o mesmo preço, já que o plano de 200MB deixou de existir.

Parece ser alguma da série 9000 da Intel, talvez a 9462 ou a 9560 (no Windows provavelmente mostra o modelo exato no gerenciador de dispositivos).
Meu chute é na 9462, que não tem MIMO, explicaria as velocidades horríveis.
Como é um Dell, tenta pesquisar a service tag/número de série do notebook na página de suporte da Dell (Suporte | Dell Brasil) que deve mostrar a configuração que ele veio de fábrica na opção “Configuração do sistema” (depois de pesquisar a tag)

1 curtida

Também acho que é esse modelo. A do meu note é a 9560 e pega 1 giga tranquilo na banda de 5Ghz.

1 curtida

Que tem MIMO 2x2:2

Eu mesmo troquei a 9462 do meu notebook por uma Intel AX210 só pra ter MIMO (tem até Wi-Fi 6E) e tá barato na china.

1 curtida

Entrei na página de especificações do produto através da service tag. Aparece que é uma Intel 9560/9462, mas não menciona qual das duas que é…

Olha a lista inteira, algum lugar deve dizer, não é possível.
Ou dá boot no Windows, ou tira a tampa do notebook e olha HAHA

1 curtida

Roda um lspci -v e procura a ID de hardware. Placas da Intel normalmente tem a Vendor ID 0x8087…

2 curtidas

Infelizmente não parece ter nenhuma ID:

00:14.3 Network controller: Intel Corporation Cannon Point-LP CNVi [Wireless-AC] (rev 30)
	DeviceName: Onboard - Ethernet
	Subsystem: Intel Corporation Device 42a4
	Control: I/O- Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
	Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
	Latency: 0, Cache Line Size: 64 bytes
	Interrupt: pin A routed to IRQ 16
	Region 0: Memory at c131c000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16K]
	Capabilities: <access denied>
	Kernel driver in use: iwlwifi
	Kernel modules: iwlwifi

Pelo que eu pesquisei, o fato de não aparecer o modelo exato é uma limitação do kernel do Linux. Acho que só instalando o Windows (credo) mesmo.

A Dell mostra dois modelos na página de especificações (da service tag):

Eu ocultei o número ali na esquerda porque não sei se é informação sensível. Vou continuar pesquisando como encontrar o modelo, porque eu tô com uma preguiça de abrir o notebook…

Valeu por enquanto, pessoal.

quando tinha problema, instalava iwlwifi e já era, o porém, é que nunca pensei se tava usando a banda máxima, ainda mais em notebook, chegasse em 10 MB já estava bom, qualquer coisa, mudava para 5 Ghz

tenta o comando

sudo lshw -C Network

se não for suficiente

sudo lshw -html -C Network > ~/rede.html

1 curtida

Olhei aqui e te passei o parâmetro errado, foi mal.

Tenta rodar lspci -n, dessa vez não vai ser impresso o nome dos dispositivos, apenas as IDs de hardware, mas a julgar pela saída do comando anterior, a linha do seu interesse vai ser a que começa com 00:14.3. A ID de hardware vai estar na última coluna da linha, segue um exemplo aqui do meu notebook:

fed9:00:00.0 0302: 8086:43f0 (rev 11)

ID do fabricante: 8086
ID do dispositivo: 43f0

Buscando no Google por PCI\VEN_8086&DEV_43F0, nos primeiros resultados já sabemos que essa ID é da Intel Wi-Fi 6 AX201. Buscando pela ID que for retornada no seu notebook, você saberá se ele usa a Intel Wireless-AC 9462 ou a 9560…

1 curtida

Você olhou a linha errada, essa é só sobre o driver (meu notebook mostra a mesma coisa)

Tem outra linha lá falando o modelo exato

1 curtida
*-network                 
       description: Wireless interface
       product: Cannon Point-LP CNVi [Wireless-AC]
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 14.3
       bus info: pci@0000:00:14.3
       logical name: wlo1
       version: 30
       serial: <número de serial>
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress msix bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=6.3.12-200.fc38.x86_64 firmware=46.ff18e32a.0 9000-pu-b0-jf-b0- ip=<número de IP> latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11

00:14.3 0280: 8086:9df0 (rev 30)

Aqui tem uma thread que diz que pode não ser a Intel Jefferson Peak 2 9560, que suporta até 1.73 Gbps. Até nessa thread falam que o modelo não é especificado corretamente, então parece ser mesmo uma limitação do kernel.

Ah, é verdade. Affs, li rápido demais.

image

Resolvido! É essa Intel 9462ac mesmo. Mas, uai, essa placa suporta até 433Mbps. Será que a limitação de velocidade é do Fedora, que só usa drivers open source?

edit:

ah… que ■■■■■

edit 2:

não, pera. tem MIMO sim

1 curtida

É, não ajudou muito. Essa ID de hardware é compartilhada entre a Intel Wireless-AC 9461, 9462, 9560 e também na Killer Wireless-AC 1550i ¯\_(ツ)_/¯

Assumindo que você esteja com a 9461 ou 9462, a velocidade que você tá obtendo condiz com as capacidades dessas placas. Elas entregam até 433 Mbps, mas como a banda do Wi-Fi é half-duplex (diferente de uma conexão cabeada, que é full-duplex), na teoria você vai ter no máximo 216 Mbps no download e 216 Mbps no download, e na prática, menos ainda (vide os 130 Mbps que você conseguiu no teste de velocidade)…

2 curtidas