Tem problema eu pagar boleto de outra pessoa?

Quero ajudar meu amigo que está precisando. Existe alguma restrição?

Nenhuma que eu saiba.

2 curtidas

Depende do valor.

Valores mais altos, que possam impactar o IRPF, podem causar problemas com a Receita Federal.

5 curtidas

Nenhum problema. Não há obrigatoriedade nenhuma o pagamento não ser feito pelo titular. Aqui em casa é um festival de um pagando o boleto do outro :stuck_out_tongue:

Fique atento entretanto com relação à despesas que entram no IR. Se for despesa médica, de aluguel, etc.

2 curtidas

Eu não declaro IRPF ahsuahs. Mesmo assim? Além disso, não vai ser algo vou fazer com frequência. Tô abrindo uma exceção porque ele está precisando de ajuda mesmo.

Mas isso não tem a ver com quem declara, ou não.

Tem a ver com o valor.

Valores únicos acima de R$ 2000 movimentados por pessoa física são comunicados à RF.

Se você compra um bem qualquer, acima desse valor, a Receita é comunicada (por isso a exigência do CPF na NF).

Pagamentos contínuos, de expressivo valor, podem (estou dizendo “podem”) gerar dor de cabeça com a RF.

São 5 anos de prazo, para ser notificado.

Acima disso, prescreveu.

2 curtidas

Nossa, não sabia. Existe alguma documentação onde eu possa ler sobre isso?

Se for muito paranoico com a receita Federal, saca o dinheiro e paga na boca do caixa a conta, assim não fica rastro eletrônico.

Mas é algo comum de se pagar conta em nome de outra pessoa, e se tu nem a outra pessoa sonegam imposto, não tem motivo nenhum da receita criar problema.

3 curtidas

⚆_⚆ putz ⚆_⚆

Aqui em casa eu comprei uma TV que quase chegou nos R$2000. Ela tava em promoção, mas apenas para quem pagasse no crédito e a gente queria pagar à vista. Uma vez que só eu tenho banco digital, que possui a função de pagamento de fatura antecipadamente, acabei realizando a compra. Transferi o dinheiro via Pix e paguei a fatura logo em seguida.

⚆_⚆

1 curtida

Isso não é preocupação, para valores pontuais (pagamentos ocasionais).

Pega mais pagamentos contínuos de altos valores.

Principalmente se quem tem o CPF no boleto não tiver renda que suporte os pagamentos.

Riscos maiores a partir de 20 mil ano.

Valores menores, dificilmente dá problemas.

São normas da Receita Federal.

Estão sempre atualizando e ferrando a gente.

2 curtidas

Foi ele mesmo que te mandou esse boleto? Tu tem CERTEZA?

1 curtida

Sim, foi ele. Além disso, não é um valor alto.

1 curtida

Tem muito golpe de boleto, por isso perguntei. Mas tu pode pagar sem problema algum.

2 curtidas
Off topic

politicos fazem muito isso

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.