Tem como colocar um SSD M2 no lugar do drive ótico em um notebook Lenovo 330?

Alguém pode me dar uma luz?
Tenho um Lenovo 330 com um HD de 1 tera. Acontece que tenho comigo um SSD WD Green, 240GB, M.2, mas descobri que o meu note não tem slot para esta tecnologia. Então vi que tem os Caddy , que pode substituir os discos óticos por um ssd do tipo SSD Crucial BX500, 240GB, SATA. Então no meu conhecimento um pouco limitado pensei se poderia em vez de colocar no caddy um SSD Crucial BX500, colocar um M2, e nele o sistema Win 10. Minha duvida é se funcionaria desta forma o M2 com o windows rodando nele.
Agradeço

Isso vai depender se o SSD que você tem atualmente utiliza o barramento SATA ou PCI Express. Um slot M.2 é muito versátil pois pode carregar sinais SATA, PCI Express, USB, SDIO, entre outros, enquanto um Caddy só tem acesso ao barramento SATA utilizado pelo drive óptico.

Se o SSD que você tem utilizar o barramento SATA, você pode utilizar um adaptador M.2 => SATA e em seguida instalar esse adaptador dentro de um Caddy, substituindo o drive óptico. Se for um SSD utilizando o barramento PCI Express (todos os modelos NVMe, por exemplo) isso não vai ser possível, pois o uso do Caddy só disponibilizará acesso ao barramento SATA…

1 curtida

Obrigado Mateus pela informação.
O meu M2 é um SSD WD Green, 240GB, M.2, Leitura 545MB/s - WDS240G2G0B com Interface SATA III 6Gb/s.
Sei que terei de colocar um Adaptador Conversor Ssd De Msata Ou M.2 Ngff Para Sata3 , no caddy .
A minha duvida é se a M2, neste adaptador e no caddy, no lugar do DVD vai rodar o windows 10, com toda a velocidade que propagam?

Fique atento na hora de comprar o adaptador. M.2 e mSATA não são a mesma coisa, o conector é diferente. NGFF é um outro nome para o M.2, mas que caiu em desuso.

Isso depende do seu modelo específico de notebook. É raro, mas algumas fabricantes limitam a conexão do drive óptico nas velocidades do SATA II, que é de 3 Gb/s, visto que isso é mais do que suficiente até mesmo para uma gravadora de Blu-ray.

Neste caso, o desempenho do SSD será limitado a essas velocidades caso seja instalado no Caddy, mas isso pode ser contornado instalando o SSD com o adaptador no lugar do HD e movendo o HD para o Caddy. Mesmo os HDs de notebook mais rápidos não chegam nem perto de atingir o limite de 3 Gb/s do SATA II, então você não terá nenhuma penalidade na performance deles ao movê-los para o Caddy.

Se o seu notebook disponibilizar interfaces SATA III (6 Gb/s) para ambos o HD e o drive óptico (caso mais comum), o desempenho obtido ao instalar o SSD no lugar do HD ou no Caddy será exatamente o mesmo…

1 curtida

Obrigado, vou ver estas suas advertências quanto a velocidade do hd e dvd e colocar a M2 se conseguir o adaptador correto.
Paz e Luz

Tem uma coisa que tu pode tentar, mas eu não recomendo a menos que tu esteja SUPER desesperado…

Ve na internet se há espaço para substituir a placa wifi que provavelmente é mPCIe por um adaptador mPCIe pra M2. (não recomendo pq tu vai ser obrigado à usar adaptador usb pro wifi…)

Eu não tinha certeza, mas pesquisei aqui, existe um adaptador que pode ser usado, custa em torno de R$ 70,00. Não vou por link aqui, mas segue uma foto de referência:

image

1 curtida

Ainda não tinha visto esse. Porém a porta sata vai dar um gargalo imenso nos M2 mais rápidos.

Mas acho que esse aqui é mais fácil de instalar no lugar do drive ótico.

Esse cad pro 330 que já vem sem dvd não funciona direito, porque não tem a frente para você “esconder” o cad e não tem como parafusar para ele não “cair” (acredite, passei por isso…rs)

Pois é, achei que vinha devido ao “no lugar do drive ótico*” ao titulo.
(*óptico, ótico é relácionado à ouvido)

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.