Olá,
Tive o problema de ter o telefone da minha empresa furtado de dentro do bolso traseiro da minha mochila recentemente.
Sou consultor de TI e neste telefone eu tinha tudo relacionado à minha empresa (PJ individual). Ou seja, duas contas de google (uma do workspace do dominio e uma gmail antiga), serviços de arquivo em nuvem proprio (Owncloud), outras contas de emails que eu monitoro, whatsapp, telegram, twitter e o mais importante: Aplicativo de duas contas de banco: PagSeguro e MercadoPago.
Eu tinha um celular antigo, mas tanto o cartão de memoria quanto a memória do telefone estavam criptografadas. Ou seja, ninguem ia conseguir pegar nada do que tinha lá dentro.
Eu também ativei o sistema de recuperação do prey (https://preyproject.com/), que também tinha no celular.
Vou deixar aqui um relato breve do que eu fiz para bloquear tudo, talvez possa ser util para alguem…
-
Liguei primeiro pro Pagseguro no telefone 4003-1775 pra bloquear a conta e evitar transferências não autorizadas. Essa é a conta bancária principal da minha PJ, então foi a prioridade zero. Rapidamente bloquearam a conta e eu teria um procedimento para fazer para reativar quando pegasse o celular novo.
-
Liguei pra Claro no telefone 1052. Rapidamente bloquearam a linha, sem dor de cabeça.
-
Para bloquear o whatsapp (onde eu tenho VARIOS clientes registrados) eu tive que mandar um email para support@whatsapp.com pedindo o bloqueio.
Central de ajuda do WhatsApp - Aparelhos perdidos e roubados
Aqui neste momento, enviei um email para uma lista de clientes que possuo, informando que meu celular tinha sido furtado pra ficarem atentos a qualquer comunicação estranha vindo do Whatsapp.
(Registro aqui um breve desabafo a como eu odeio essa porcaria de aplicativo de meia tigela. Tudo fica amarrado a porcaria do celular. Se voce não fez backup, adeus conversas, recibos, pagamentos, etc. Eles deviam aprender com o telegram como se faz).
-
Telegram - Foi facil. Bastou abrir a conta no aplicativo de desktop e mandar remover o dispositivo. Eu já tinha ativado 2FA e também já tinha uma conta de email associada a ele.
-
Google - Facil tambem, foi só ir em https://myaccount.google.com/ e remover o dispositivo. Os dados já ficam impedidos de serem acessados sem a senha. Por paranóia, mudei a minha senha do google também, mesmo não sendo necessário.
-
Registrei o BO online na policia civil. Mesmo não tendo seguro nem esperando nenhum tipo de solução por parte deles, acho importante ter um documento oficial que o celular foi furtado.
-
Twitter - Mesma coisa, entrei no desktop na conta do twitter e já desliguei o aparelho dos dispositivos. Eu já estava logado no desktop então foi possivel resolver isso.
-
Mercado Pago - Esse me surpreendeu. Achei que seria a maior burocracia da face da terra, mas foi só entrar no site e remover o celular. Fiquei impressionado como foi facil. Depois desse episódio, eu até considerei migrar minha conta principal para eles. Deixei por ultimo por que tinha exatos R$ 5,43 na conta
-
Owncloud - Foi facil também, bastou mudar a senha do login da minha conta PJ e todos os dispositivos ligados a ela pediram a nova senha.
-
Notion e evernote - Mesmo procedimento para ambos: Entrar no site, configurações e remover o dispositivo. O notion não foi tão intuitivo quanto o evernote, mas funcionou também.
Em seguida, depois de tudo bloqueado adequadamente, entrei no site da americanas e comprei um celular novo (bem simples) em 10x no cartão. Pedi a entrega em 3 horas (gratis). Chegou rapidinho.
Em seguida tive que ir na loja da claro para pegar um chip com a minha linha de volta. A do shopping aqui perto só atendia pessoa física e minha linha era de PJ. Tive que ir em outro shopping. Fiquei 1 hora na fila pra ser atendido para comprar um chip “virgem”, ou seja, sem linha atrelada.
Voltei pro escritório e tive que mandar um email pra Claro (a partir do meu email comercial) dizendo o numero do chip e o numero da minha linha pra ser reativado. O prazo era de 4hs, mas obviamente não foi cumprido e o celular só voltou a funcionar no dia seguinte.
Reinstalei as contas de google, os apps, a porcaria do whatsapp e restaurei o backup das mensagens todas a partir do google drive. Em seguida enviei um audio aos clientes que me relaciono mais para que soubessem que era eu mesmo.
Pro Pagseguro foi mais burocrático: Tive que recadastrar o celular com meus documentos pessoais e depois ligar para pedir o desbloqueio do saldo. O celular foi reconhecido em 3 horas e o saldo foi desbloqueado no fim do dia.
Perdi exatamente um dia e meio nessa brincadeira toda. Bom, é isso. É só um registro do que foi mesmo.
Saco