Telcomp defende franquias de dados na banda larga fixa

Recentemente, as operadoras tem discutido formas de lucrar mais e cobrar das Big Techs um compartilhamento nos custos de infraestrutura das redes.
Recentemente, a Claro e a Telcomp passaram a discutir a adoção das franquias na banda larga Fixa como uma forma de aumentar os investimentos em rede e popularizar o 5G.
O que o pessoal acha disso? Já é hora de se rediscutir as franquias na banda larga Fixa?
Fonte: Telcomp também pede equilíbrio competitivo com empresas de Internet

1 curtida

Enquanto isso, nos EUA, onde há franquias na banda larga Fixa, a FCC quer saber sobre o impacto das franquias de dados em famílias mais pobres. Isso tem que ser discutido no Brasil também, caso as franquias de dados venham a ser adotadas.
Fonte: The FCC wants to regulate broadband data caps again - The Verge

1 curtida

Franquia de internet?! Só pode ser palhaçada… a gente já paga horrores por um serviço bem mer da Claro e eles ainda querem enfiar franquia?! O QUE É ISSO? 1997? wdf…

Claro, o pessoal mais rico nem vai se importar de pagar mais… mas eu sinceramente vou me foder legal. hahaha Tem meses que eu uso muita internet… tipo 2TB (entre Steam e Stable Diffusion)… mas tem meses que eu uso “apenas” 240GB, o que convenhamos são apenas dois jogos da atualidade… (os valores são apenas o que o Windows do meu PC registra… tem mais dois PCs aqui)

Ainda acho que esse “popularizar o 5G” é só desculpa para ganharem mais dinheiro enquanto fazem investimentos porcos que nem o 4G em parte do pais… Sério, se a franquia for pensada em usuário normal que mal consome 100GB/mês, vai ser fogo demais…

Mas digamos que o “popularizar o 5G” realmente seja o motivo por trás de tudo, quando o 5G popularizar, acaba a franquia? Não, né? Esses fdps só querem mais dinheiro… ainda mais que o real tá valorizando e eles devem ter mandado do dinheiro pra fora com medo que desvalorizasse mais que na pandemia e perderam muita grana local. hahaha

5 curtidas

Sabe que a Claro foi uma das (senão a) primeira a implementar um contador de dados nos planos fixos né? A franquia tá definida no contrato praticamente desde sempre e o contador de dados existe até hoje (dá uma fuçada no Minha Claro Residencial que você acha), só não limitam a velocidade ou cortam o seu acesso ao extrapolar o limite do plano por conta da liminar da Anatel.

Se, hipoteticamente, a liminar da Anatel fosse derrubada, tenho certeza que no mesmo dia a Claro passaria a limitar/cortar o acesso de quem ultrapassasse o limite (que convenhamos, são limites ridículos) ¯\_(ツ)_/¯

Ainda acho que o pessoal deveria definir internet fixa como um serviço essencial… sei lá

2 curtidas

ironicamente o contador é uma obrigação que a Anatel colocou, a franqui consta no contrato para que quando essa proibição caia eles já possam nma fatura seguinte cobrar

Todas grandes operadoras tem a franquia em contrato, só Claro e Vivo chegou a limitar os clientes. Em 2015 a Vivo quis implantar a franquia novamente e a Anatel entrou com uma liminar.
Em 2020 a TIM começou a cancelar seus clientes que ultrapassavam 2TB de dados.

Minha opinião continua a mesma desde aquela baboseira há anos atrás coordenada pelas grandes telecom, maaas recomendo a leitura de um artigo do próprio tecnubrogui: Precisamos temer a franquia na banda larga fixa; eis os motivos – Telecomunicações – Tecnoblog

Querem vender velocidades altas que a rede não aguenta e ficam chorando que as pessoas usam ela e aí querem impor franquias.

Pq simplesmente não baixam a velocidade dos planos?

Ou então vamos mudar a forma de cobrança de internet e passar a ser por consumo e não mais por velocidade, a empresa fica obrigada a fornecer 1 Gbps para todos os clientes e começa a cobrar por GB consumido, assim como fazem com a luz e a água.

1 curtida

De novo essa baboseira meu deus.

As telecoms estão tentando agarrar no (merecido) desdém contra as “big tech” pra tentar ganhar mais dinheiro com um argumento que não tem nada a ver e que não faz sentido.

Só esquecem de contar que o tráfego gerado por elas é solicitado pelos usuários (que pagam a conta da internet, afinal) e que as empresa que eles estão reclamando pagam pelo seu tráfego de internet, fornecem/participam/usam de CDNs (inclusive dentro das redes das mesmíssimas operadoras que estão choramingando), fora outros investimentos em redes como cabos submarinos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.