Tela do iPhone 12 com Ceramic Shield é mesmo resistente

Originally published at: Tela do iPhone 12 com Ceramic Shield é mesmo resistente – Celular – Tecnoblog

Testes mostram que Ceramic Shield não é indestrutível, mas realmente deixa tela do iPhone 12 mais resistente

iPhone 12 riscando a tela com facilidade…Apple ganhando dinheiro e perdendo a qualidade.

Tava vendo o Marques Brownlee falando sobre isso e ele disse que há uma clara diferença entre uma tela feita para não trincar e outra para não arranhar. Basicamente a tela do iPhone entra na primeira lista, porém o problema das “telas anti quedas” é que são mto mais suscetíveis há riscos (desses que a gente nunca sabe de onde veio) do que telas como as da Corning que equipam os celulares Android. Ou seja, de qualquer jeito vc terá que usar uma boa película protetora para evitar esses malditos risquinhos na tela.

1 curtida

O Ceramic Shield é manufaturado pela Corning em parceria com a Apple. E o vidro de traz também é Corning, 2X mais resistente que a geração passada.

Muitas pessoas acham que o Gorilla Glass de uma geração para outra é uma evolução, mas não. Sempre que se evolui em uma área (resistência) se perde em arranhões. Ao longo dos anos foi se fazendo vidros cada vez mais finos e mantendo a resistência de quando tinham 4mm. O Gorila Glass 3 é o que mais tem resistência a aranhões, e o 7 agora conta com um melhor equilíbrio entre ser resistente e a prova de arranhões.

Será que esse iPhone resiste nas mãos de certos usuários? :V

me pareceu boa a resistência do celular, tem uns que no primeiro tombo se espatifam tudo.

O que acontece é o seguinte: pra você aumentar a resistência do vidro (que por natureza quebra com facilidade), você precisa misturá-lo com outros componentes. No caso da Apple, cristais de cerâmica. Essa mistura, em contrapartida, diminui a dureza do material (que implica na resistência aos arranhões).

Um ótimo exemplo está na tela do Apple Watch. As versões de alumínio (consideradas Sport) contam com tela de vidro composto similar a do iPhone. Ela é bem difícil de quebrar, mas arranha com facilidade. Já os modelos mais caros do Apple Watch utilizam tela de safira ao invés de vidro comum. A safira é muito mais resistente aos riscos por conta da dureza do material, só que também é bem mais frágil e trinca com facilidade num eventual impacto.

Na tela do iPhone 11, que já tinha ficado mais resistente em relação aos iPhones anteriores, já dava pra notar que ela riscava com muito mais facilidade — meu 11 Pro Max mesmo está com a tela consideravelmente riscada (não uso película). Porém, o celular já levou um tombo feio e não aconteceu nada.

Provavelmente a empresa colocou tudo na balança e viu que, pra maioria dos clientes, ter uma tela que não quebra é mais importante do que ter uma tela que não risca — já que muita gente compra o celular e acaba colocando uma película pra proteger dos riscos.

E só pra constar, todas as telas de iPhone, desde o primeiro, são fabricadas pela Corning. A Apple apenas não fica mencionando o nome de suas parceiras publicamente, mas foi o próprio Steve Jobs que convenceu a Corning a fazer telas para smartphones na época.

5 curtidas

Em resumo, material duro é resistente à riscos.
Material mole é resistente à quebras.

Vidro
Dureza do material:
Duro-Δ--------------------Mole
Resistente contra:
Risco-Δ------------------Quebra

Plástico
Dureza do material:
Duro--------------------Δ-Mole
Resistente contra:
Risco------------------Δ-Quebra

1 curtida

Ótima analise, e eu concordo, prefiro uma tela riscada do que quebrada, especialmente que é mais fácil proteger a tela de riscos com uma película do que de quebrar.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.