Que episódio nostálgico e fantástico! Só pra contribuir com algumas informações: a justiça e algumas delegacias aqui do interior do Nordeste ainda utilizam fax para receber comunicações importantes.
Em relação ao Bluray falado pela Ana como algo que não deu certo… na verdade deu
muito certo (todos os videogames da nova geração usam), mas, os aparelhos eram e (continuam sendo) muito caros. Até nos EUA um aparelho Bluray de boa qualidade (leia-se Sony) não irá sair por menos de 300 dólares. Um amigo meu tem um Atari original totalmente funcional e a experiência de usar é algo realmente surreal!!
Uma vez eu ouvi uma frase: “O Japão está nos anos 2000 há 40 anos”.
Eles eram um país super tecnológico, mas parece que pararam no tempo. Parte disso se deve ao fato que eles se tornaram muito tecnológicos na década de 80 e como tudo funcionava bem eles seguiram usando as mesmas tecnologias até hoje.
No Brasil o fax nunca foi muito popular, então foi muito fácil para pularmos direto para uma tecnologia melhor e mais barata.
Se no Brasil nós não tivéssemos tido tantos problemas com cheque sem fundo, talvez os cheques ainda seriam usados por grande parte da população.
Também é interessante ver a diferença de empresas antigas e empresas novas. Eu trabalhei até 2023 em uma empresa que usava um software horrível chamado SAP, a interface parece de software de Windows 98, nada é intuitivo, tudo é lento e complicado de usar, mas é adotado pela maioria das grandes empresas. Em startups ou empresas com menos de 10 anos, praticamente nenhuma usa SAP, pois existem soluções melhores e mais baratas.
Abaixo algumas imagens da interface do SAP, software que é líder de mercado.
Até existe uma versão do SAP com uma interface mais moderna, que parece feita na época do Windows 7, mas as empresas não costumam usar, eu tive um treinamento do SAP todo feito naquela interface horrível. E essa interface mais moderna é só uma maquiagem no software, pois ele continua lento e nada intuitivo.
Eu achei Bizarro a Ana citar o uso do caderno como tecnologia antiga. 25m:30s Pensei, pensei e acho que deve ser algum efeito de bolha social que ela vive. Caderno é uma tecnologia permanente. Desde lá atrás dos papiros até hoje é amplamente usado. Afinal a maioria esmagadora dos alunos de escola pública e uma porção enorme de escolas particulares ainda usam cadernos. O que já é um público usuário descomunal. A vida não é de estudantes usando ipad com apple pencil como nas propagandas da apple
Vocês falaram sobre a bolha do vinil, mas tem uma bolha que também explodiu e encareceu bastante os valores, os jogos retrô.
Por volta de 2015/2016 explodiu uma “moda” de muitos canais no youtube e lojas de games retrô e eu consumia bastante esse conteúdo lembrando a minha infância e meu Super Nintendo, até que em 2018 eu achei um Super Nintendo em ótimo estado por 150 reais, vinha com um controle original e o jogo NBA JAM (que eu gosto demais), realizei o sonho ali, aí foi partir para a compra dos jogos, até então, dava pra comprar um jogo repro por uns 30 até 50 reais, um valor até que justo, mesmo jogos originais não passavam de 100 reais, mas aí veio a pandemia, pessoas em casa e essa demanda dos jogos retrô aumentou e o que fizeram com os preços? Subiram, mas foi um aumento enorme, um Super Mario World original que até então dava pra achar por uns 120 reais começou a ser vendido por pelo menos 300 ou mais e nem em bom estava estava, pra mim foi o fim do sonho de colecionar os jogos, nesse meio tempo ainda consegui adquirir mais 8 jogos (todos reprô) e então decidi partir para o everdrive, infelizmente colecionar cartuchos de jogos antigos hoje é um hobby muito caro que minha condição financeira não permite mais. Só pra completar, eu consegui tbm uma TV de tubo de 20 polegadas para jogar esses games de forma mais fidedigna possível, ainda tenho uma de 14 polegadas que quero passar pra frente porque tô sem espaço em casa.
Ótimo episódio pessoal, esses temas nostálgicos são meus favoritos no tecnocast, abraço!!
Totvs e SAP ainda vejo muito na minha bolha. E toda vez que precisei usar, me senti em 2002
Me dei de aniversário um CD porque achava um “desperdício” comprar um player de vinil e pagar um pouco mais caro disco. Mas comprei pra ter a versão diferente do streaming e estou com o ps3 pra reproduzir alguns Bluray, honestamente acho mais prático o Spotify.
E uma coisa que fiz pra quando fico sem sinal no celular, foi queimar um dvd com MP3 e escutar vez ou outra quando estou dirigindo (o valor era mais barato que um pendrive pra guardar menos de 4gb.
E bota nada intuitivo nele. Eu acho q o conceito de UX não existe pra eles
Faltou vocês citarem o uso de pagers no ataque terrorista no Líbano no último dia 17 de setembro.