Tecnocast 213 – O dia em que o Facebook caiu

3 curtidas

E como de praxe, nos bastidores rola um papo hilariante de fazer inveja a vocês, ouvintes comigo contando causos [sic] de nós operários da internet. Só o time do Tecnocast ouviu. Para contar no ar quiçá noutra próxima oportunidade. :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Muito pertinente a discussão acerca do problema e das consequências da queda do grupo Facebook.
Do conglomerado, eu utilizo apenas o WhatsApp. Mas não me considero uma referência porque uso cada vez menos o mensageiro. Muita gente precisa desse App para trabalho, nesse caso, é pertinente ter sempre um plano B.
Essa dependência de apenas um serviço pode custar bem caro para a saúde do negócio.

Ouvindo esse Tecnocast me senti um “dinossauro” por não utilizar nenhum desses 3 serviços (Facebook, Instagram e WhatsApp) regularmente e, principalmente, não durante meu horário normal de expediente. Utilizo intensamente e-mail e http e acompanho o noticiário por rádio (CBN) e podcasts (este mesmo), então nem me dei conta dessa queda. O máximo que notei de estranho foi lentidão no carregamento http, que não necessariamente tem a ver.

O que você sentiu de lentidão na navegação de outros sites provavelmente tem relação sim. O Facebook é tão onipresente que até as páginas internas de bancos (internet banking) puxam elementos visuais ou de estatísticas do Facebook, como os botões para dar like.

Esses sites durante o incidente do Facebook obrigavam os browsers a tentarem achar e se conectar aos servidores da rede social e na ausência de resposta, provocavam essa lentidão no carregamento de páginas.

1 curtida

Excelente podcast! Para mim foi um dos melhores desde que eu comecei a ouvir, discussão de altíssimo nível.

E sem querer puxar o saco do Ayubio mas já puxando, arrisco dizer que ele foi o melhor convidado que já apareceu no Tecnocast. Achei fascinante os bastidores da profissão dele e a análise do apagão do Facebook. Espero que ele apareça em mais Tecnocasts👍

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.