Tecnocast 174 – As redes sociais são do mal?

Originally published at: https://tecnoblog.net/394407/tecnocast-174-as-redes-sociais-sao-do-mal/

A parte que o Mobilon falou sobre a moderação de conteúdos realmente me lembrou o livro 1986, que é bem interessante pela semelhança com mundo que vivemos hoje. Tem até a famosa frase: “Quem controla o presente, controla o passado”.

Se ainda não leram, vale a pena.

Muito bom o tecnocast dessa semana, dito isso gostaria de comentar sobre o que o Mobilon disse sobre o problema das redes serem dos algoritmos mal feitos. Eu acredito que existam dois problemas aí: um inerente aos seres humanos que é a de possuir preconceitos sem nem nos darmos conta. Um exemplo disso foi a recente polêmica do algoritmo do twitter que cortava fotos de pessoas negras e acabava “privilegiando” as brancas, isso é um erro de código que pode ser resolvido facilmente.

O problema maior é quando os algoritmos das redes passam a privilegiar certos grupos, ideias ou a sua capacidade de lucrar com anúncios de forma deliberada, isto é, pq gente de cima mandou que fosse programado para tal. Como bem exposto no podcast, isso já aconteceu no Facebook onde se privilegiou conteúdo conservador propositalmente para gerar maior engajamento, possivelmente maior retenção e com isso mais receita. Aconteceu também, que foi até pouco divulgado, um genocídio de Rohingyas em Myanmar que o próprio Facebook admitiu que poderia ter feito algo para evitar.

Limitar certos conteúdos é uma coisa complicada de se fazer, mas se faz cada vez mais necessário por causa da baixa escolaridade, capacidade de interpretação e falta de conhecimento sobre vieses. Redes sociais são uma grande inovação da tecnologia, mas poder conversar e se comunicar com milhões de pessoas em tempo real trás novos desafios sociais que precisamos resolver.

Olá,
Ainda não priorizei o documentário para assistir e após ouvir o podCast, senti falta de vocês comentarem sobre a possibilidade de não ter algoritmo selecionando o conteúdo. Por exemplo, meu feed do Twitter é organizado cronologicamente.

Um dos motivos de eu ter reduzido muito a utilização do Instagram foi justamente quando removeram essa opção de feed.

Creio que estaríamos menos sujeitos à influência de editores de conteúdo (humanos ou não), se nos fosse permitido filtrar os feeds pelos nossos critérios, como data de publicação, exibir determinados perfis primeiro, etc.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.