Teclado mecânicos? Qual você está usando ou querendo comprar? Qual sua experiência com ele?

Eu acabei aproveitando uma promoção semana passada da Terabyte para comprar e testar um teclado mecânico. (Yep, primeiro)

No caso eu acabei pegando um T-Dagger Bora Single White, é um teclado bem simples que possui Outemu Blue (clicky/tátil) e keycaps simples (sem o’rings e de camada simples).

No começo é meio complicado se acostumar com os clicks, o som da mola do switch incomoda um tanto, mas a digitação é bem mais macia e confortável. (A única coisa que eu ainda não me acostumei é com a falta do teclado numérico)

Mas nada mal para um teclado REALMENTE mecânico de 140 reais.

Um detalhe que eu não gostei muito foi do peso do teclado, ele não é tão pesado quanto eu esperava. Isso por não ter um corpo em metal como os teclados mais caros, ele tem o corpo completamente em plástico, mas não é de má qualidade.

O engraçado que eles mandaram com 5 switchs extras, mas sem nenhuma instrução de como substituir-los. hahaha

Teclado: T-Dagger Bora Single White
Switch: Outemu Blue
Preço: 140 reais

Como já disse, comprei na Terabyte, ele continua em promoção até Terça (24/12) ou algo assim. (Espero que não caia ainda mais na black friday ou vou ficar ligeiramente chateado. hahaha)

E quanto a vocês? Alguém com algum teclado mecânico e gostaria de compartilhar as experiências? (Não semi-mecânico ou mecânico hibrido, que são membrana)

1 curtida

Já tive um T-Dagger Bora (Single Blue) com Outemu Blue. Realmente barulhento ahahah, mas muito bom. Estava tendo alguna problemas na mão com teclados normais de membrana, e o mecânico me ajudou com isso. Esse teclado ficou com meu irmão. Alguns leds começaram a queimar…

Agora estou usando um Anne Pro 2 que importei pelo Aliexpress, com Gateron Browns. Coloquei alguns orings e ele ficou com um som bem baixo. Pelo tamanho, mobilidade e por ter bluetooth tem me atendido muito bem.

Adoro ler esse tipo de coisa sobre os produtos que eu compro. lol
Com quanto tempo isso? (Se bem que eu nem ligo muito pros leds mesmo hahaha)

Esse teclado é daqueles com formato super compacto que eu acho meio bizarro?

Depois de uns 6 meses de uso. Mas assim, no geral tenho ouvido bem da marca. Pelo preço acho a qualidade dele boa.

Sim, é um teclado 60%. Eu já era acostumado a usar muitos atalhos porque passo muito tempo no terminal do Linux. Aprender mais algumas combinações de teclas não foi problema. Só é chato ficar acentuando, visto o layout EN-US. Mas como uso bem mais o inglês, no final das contas não me atrapalha. Mas realmente esse conjunto não tipo de coisa que a maioria das pessoas vai gostar.

Comprei um a uns 5-6 meses atrás. Switch red ou brown, não me recordo agora, mas tinha procurado dos mais silenciosos.
Ainda assim eram barulhentos (não pra mim, kkkkk)… e com o computador ficava no quarto, patroa não gostou. Para manter o teto inteiro, devolvi. :sweat_smile:
Quem sabe quando tiver um office em outra casa, ai compro novamente :slight_smile:

A qualidade dele é decentezinha mesmo. Não é a melhor, as key caps tem uma fonte bem feia. Mas assim como o led, não me preocupa porque eu não olho pro teclado. (leds tão desligados mesmo)

Ah, é que eu sou extremamente chato com teclado. Se ele tiver UMA tecla “fora do lugar” já não consigo usar. Layout perfeito: Logitech K120 (até comprei 2 no Prime Day pela metade do preço, mas não esperava achar um mecanico por 140… hahaha)

Uai, as browns são silenciosas pelo que dizem. Se tiver o’ring ainda mais. hahaha (são mais silenciosas que o mouse que eu tenho, ao menos. um Multilaser “Gamer” com led laranja… hahaha)

Mais silenciosos perto dos blues, mas ainda é mais alto que alguns teclados de membrana. O pessoal que tem grana pra gastar nisso vai investir em lubrificar cada switch e estabilizador ou ainda adicionar espuma na base do teclado pra reduzir ainda mais o som

Lubrificar os switchs? Tem como fazer isso com todos?
Mas colocar uma espuma na base do teclado não faz ele deslizar?
Ah, por dentro.

Dê uma olhada nos vídeos do canal :3ildcat
Eles basicamente dessoldam e desmontam o switch pra fazer isso. Já vi um caso que ele fez sem desmontar. De qualquer forma, no Brasil não tem produto pra fazer isso

A espuma sorbothane já custa R$ 120 sem frete nem importação… hahaha RIP
O’rings “decentes” tão R$ 40 ±.
Os trecos de lubrificar são mais caros ainda. hahaha
Só nessa brincadeira já passou o custo do teclado hahaha

No dia que eu arranjar um teclado com switch silencioso ou um com cherry mx blue mesmo eu tento nesse. :X

1 curtida

Tenho um Tada68, é um teclado 65% com switches Gateron Brown e case metálica, combinação que pesa pouco mais de 1Kg. São 3 anos com ele, no inicio achei só um pouco ruim o padrão ANSI mas logo acostumei e hoje prefiro ele, tanto que meu notebook mesmo sendo ABNT eu deixo configurado no padrão americano.

Sobre o barulho que sempre é recorrente quando falam de teclados mecânicos, particularmente eu acho ok, mas quem quiser algo mais silencioso pode partir para os switches silent, só é difícil achar aqui no Brasil. Eu tenho o’rings, mas não gostei da sensação que deixou ao digitar, e não achei que diminuiu tanto o som do bater das teclas.

Eu tive um problema com ele, que considero sério, a controladora simplesmente morreu enquanto usava, isso foi esse ano, quebrei um pouco a cabeça por alguns dias, e com um Arduino e um gravador AVR consegui reviver. Não sei ao certo o motivo de acontecer isso, mas acredito e pelo que li na internet que foi devido ao firmware que vem nele, eu já estava sem conseguir acessar a memória interna, coisa que quando ocorre o teclado morre (pelo menos os casos que achei na internet foi dessa forma), mas o meu funcionou por uns 6 meses desde que percebi que não conseguia acessar. Depois de reviver coloquei o QMK, que é um firmware customizado, o que espero nunca mais ter problemas com acesso a memória.

Tirando esse problema não tenho o que reclamar, o teclado continua como novo, switches sem problemas e keycaps que são em em plástico PTB continuam como novas. E não muito importante para mim, tem leds, mas não é RGB são brancos (não ganho FPS :cry:)

Resumo

A foto acima foi logo quando comprei.

Resumo

Essa foi agora, só adicionei essa keycap do espaço, a ideia inicial com esse teclado era mudar todo o set, mas o preço me fez jogar a ideia para um futuro longe.

Já viu os MOLDES pra keycaps? Uns que tu faz com, se não me engano, epoxy/resina.

Isso é verdade, noitei que a sensação ficou diferente no meu. Mas no meu caso ajudou a reduzir um pouco o barulho

Sim, essas são sensacionais, mas junto de um set GMK Laser ou SA Pulse (meu sonho) é vender alguma parte do corpo para comprar. Nesse mundo de teclado o que não falta é opção, o problema é dinheiro XD

Meu primeiro teclado mecânico foi um alfawise v1 com switch azul… Mês passado peguei um Redragon Surara Pro com Switch ótico red e ta complicado de acostumar sem o feedback táctil. O Barulho é pouca coisa menor comparado ao blue, mas está me incomodando não ter o feedback táctil. Mas agora já era. Estou tentando me acostumar.

Eu tive um Ajazz AK33, switch preto de sei lá qual marca.
Depois de um ano talvez começou a ter problema de chattering. Talvez resolvesse se eu tentasse limpar os switches, mas eram tantas as teclas que não fiquei motivado.

Foi bom enquanto durou, mas não recomendaria.
Switch preto é totalmente silencioso e sem retorno tátil.

Zorro Black (nem idéia de qual é o site official, tho…)

Não veio switch para substituir? Mas acho que limpar não resolve. Pelo que vi as unicas duas soluções são resoldar (solda ruim, esse parece ser o teclado que eu achei no gearbest) e trocar o switch (caso o switch realmente tenha ido pro saco).

Eu não tive saco nem pra limpar, que é basicamente jogar ar comprimido no switch, acha que eu teria saco pra substituir os switches, processo que envolve tirar a solda e soldar?
Sem chance, ainda mais pra um teclado barato e genérico como aquele.
E não, esse não veio switch extra. E mesmo que viesse, provavelmente não viria em quantidade suficiente, porque eram mais do que 5 teclas com problema. ¯\ (ツ)

Oh… ai é de ferrar. Teclado mecanico durando menos que o meu teclado de membrana de 40 reais (Logitech K120)… dose. hahaha

Po… tinha visto que os key switch Zorro eram ruins, mas um ano e já dar pau em mais de um switch? Fogo… Bora fugir dos switchs zorro. hahaha

No começo do ano eu comprei o logitech g pro, ele é tkl, ou seja não tem teclas numéricas.
O teclado é muito bom, mas não me encantei tanto em usar teclado mecânico e não gostava do fio na mesa o tempo todo
Aproveitei a alta do dólar e acabei passando ele pra frente, pois no trabalho o meu teclado é abnt2 e ele era ansi o acabava atrapalhando na hora de digitar.