Teclado Logitech K380 no Android, não consigo fazer os acentos

Comprei um teclado Logitech K380 no Android para usar com um tablet Galaxy S7 FE. O layout dele é US-internacional (antigamente no Linux a gente chamava de ‘us-acentos’).

Funcionou praticamente tudo, exceto o acento agudo (se eu tento digitar ‘á’, sai 'a, é como se ele não reconhecesse a “dead key”) e, portanto, não consigo digitar esses acentos nem o cedilha.

Já tentei tanto no app de teclado da Samsung quanto no SwiftKey e nada. Os outros acentos (~ ^) funcionam.

Pareei o teclado no meu notebook (com Linux) e funcionou perfeitamente, bastando configurar o layout.

Consegui com o External Keyboard Helper Pro, o problema é que não funciona no modo DeX do tablet.

Alguma sugestão?

1 curtida

Uma solução temporária pode ser ver ser a combinação alt (da direita)+vogal (alt+a, alt+e, etc) funciona.

Essa solução funciona, ao menos até eu descobrir uma alternativa, mas não é tão prática.

Configura o GBoard com US-International. Acho que tem como fazer isso, não?

Acho que dá. Nas opções de “teclado físico”, acho eu. Mas o idioma tem que estar setado pra pt-br se não ele vai ignorar a acentuação.

E é justamente isso que estou fazendo, mas não está adiantando, tentei com o teclado Samsung, o SwiftKey e agora o Gboard. Está conforme o print:

Mas não adiantou, quando eu digito ’ e depois a, sai 'a, não á.

O External Keyboard Helper Pro funciona, resolve perfeitamente o problema, mas o modo DeX não permite usar o teclado que não seja o da Samsung (e eu comprei o teclado justamente pensando no uso com o DeX).

Nesse tópico no fórum da Samsung tem um pessoal compartilhando soluções diferentes:

Um diz o seguinte:

Outro diz que é só desabilitar as opções de acessibilidade no DeX.

Um terceiro diz pra mudar a configuração do GBoard:

1 curtida

Entrar no modo dex e pesquisar “teclado físico” nas configurações, e mudar para o modo caracteres e palavras

Sequer tenho essa opção aqui.

Caso o problema permaneça zere as conficurações de acessibilidade, e remova o acesso de todos os app
Outro diz que é só desabilitar as opções de acessibilidade no DeX.

Fiz ambos e não adiantou nada.

Eu já fiz isso e não adiantou, e nem vai adiantar, porque no modo DeX você é obrigado a usar o teclado da Samsung (a opção para trocar aparece desativada) e o Gboard não tem nada a ver com isso.

Já aceitei o workaround de usar ALT-letra, não é o que eu queria mas ok.

Futuquei aqui com o meu K380. Tenta usar o Alt direito (que funciona como Alt Gr) e a tecla de apóstrofo/aspas (do lado da letra L) pra fazer o acento circunflexo, aí só digitar a vogal. Não é o ideal, mas funciona.

Imagem ilustrativa e descritiva de sabor:

Não sei explicar porque, mas se você desativar todas as opções de acessibilidade, resolve isso.

Já aconteceu comigo usando o Dex.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.