TCL P715 - Comprar ou não comprar?

Minha Philips FHD 43" com seus 15 anos de uso e apenas uma ida ao conserto, descansou de vez. É hora de evoluir pegando minha primeira 4K e claro, vai ser uma TV de entrada. Na verdade estou num embate entre a P715 da TCL e a TU8000 da Samsung, mas vou ficar com a TCL por conta do valor, além de achar ela muito mais bonita.

Em pesquisas na internet, vejo vários comentários sobre falhas no bluetooth, sistema lento etc, enquanto em reviews no Youtube ela parece ser bem bacana mesmo.

Alguém aqui da comunidade tem esse modelo da TCL que possa falar como é o uso diário com ela?

1 curtida

Não vou ter dar um conselho não em relação as TVs em si mas sobre reviews em si:

Youtube: Grande parte desses canais de reviews famosos tem parceiras (links afiliados) com marcas/lojas, então na grande maiorias das vezes são imparciais. (Por mais que ainda existam decentes.)

Agregadores de Opnião (Google;ReclameAqui;Zoom;etc): Aqui é o oposto, todo mundo só vai pra falar mal. O brasileiro não tem costume de dar avalição de produto na internet, então normalmente só recorrem a esses sites pra reclamar. De todo modo vale a pena dar uma olhada se várias pessoas estão tendo o MESMO problema.

No YouTube é mais fácil de encontrar exemplos dos defeitos das TVs e etc.

Vixe, aí a gente fica em cima do muro.

Os reviews que cheguei a ver todos pontuaram os mesmos contras, até mesmo o do Tecnoblog. E sim, os “problemas” relatados são quase sempre os mesmos sobre o Bluetooth só aceitar um aparelho conectado, ficar picotando áudio e delay. Isso que tá pesando na decisão um pouco.

De resto tudo tranquilo mesmo sabendo das limitações de especificações do aparelho.

O ideal é olhar em comunidades igual aqui mesmo, ou em grupos de compras onde vc pergunta direto pras pessoas;


No caso dela só aceitar um dispositivo por vez deve ser isso mesmo, e nem é defeito, essa é a forma normal de funcionamento (dizem que no 5.0+ aceita mas de um, mas eu mesmo nunca testei).

Delay pode ser por usar uma versão BT muito antiga, já o picotamento pode ter várias razões, fone vagabundo, distância; obstáculos; etc

Exemplo sobre o picotamento com meu fone Edifier X3 (BT5.0+AptX)
  • Fone+Galaxy A51 (com suporte a BT5.0+AptX): Escovo os dentes, lavo louça, faço comida com ele no ouvido com celular no quarto e ele nem falha

  • Fone+Adatador BT4.2 ChinaVagabudoGenérico: Se eu tampar o campo ele visão ele morre (mesmo a 50cm de distância), de qualquer maneira uso aqui e não vejo muito delay.

Então no caso do picotamento vária muito.

Procurei a versão do bluetooth das duas, a Samsung é 4.2, já a TLC nem no site eles dizem, mas como a Samsung é bem mais cara a TCL deve ser 4.2 também (ou pior).


Não tinha pensado por esse lado :thinking:.

Nessa de estar ainda sem TV na sala, fiz uma gambiarra com um monitor sem saída de áudio, e conectei nele o Fire Stick Lite, enviando áudio via BT pra uma Echo Dot. O delay apareceu mesmo entre produtos da mesma marca, mas ainda bem que o Fire TV tem calibrador. Problema resolvido nessa parte. Se a TCL tiver essa solução pro BT, já é meio caminho andado.

Enfim, comprei essa TV, e realmente os contras são bem contras. Só não digo que tô insatisfeito com a TV porque eu estava sem TV, então… Mas o que mais tá me desanimando é o brilho dela super fraco. Mesmo em imagens claras não é aquele brilho e cores que faze seus olhos se impressionarem.

Já fucei em todas as configurações e não achei (ou não tem mesmo) uma função que fizesse o brilho aumentar consideravelmente. O curioso é que nas configurações do Android TV, quando eu peço pra visualizar a versão do sistema, que é o Android 9, toda a glória do brilho que eu quero, simplesmente aparece. Ao sair dessa página o brilho cai novamente. Não entendo.

Outro desânimo é com a imagem da TV aberta. A Globo, que é o canal com a melhor recepção, parece agora que está sendo transmitido em 720p por conta da tela maior. Somado ao brilho fraco, já imaginem o resultado.

Comprou pela internet? Se sim, você tem 7 dias pra devolver…

Btw, eu prefiro ainda as TVs de entrada da LG, por conta do sistema operacional. Mas entre TCL e Samsung, eu iria de Samsung sem pensar 2x…

2 curtidas

Sim, foi pela internet. O que me barrou de pegar LG ou Samsung, ainda que de entrada, foi o orçamento. Elas estão custando até 400/500 reais a mais. Sobre o sistema não ligo muito porque acabo usando o Fire TV da Amazon, então meio que tanto faz se Android, WebOS ou Tizen.

Não sei se tô disposto a desembolsar um pouco mais por um “capricho” de brilho.

Se você não vai se arrepender com os pontos negativos da TV a longo prazo, fica com ela. Do jeito que você escreveu, me pareceu bem insatisfeito com a TV, por isso sugeri usar a lei do arrependimento. Até porque o barato pode sair caro.

Note também que vira e mexe rola promoções muito boas das TVs de entrada da Samsung e LG…

3 curtidas

Dei uma breve pesquisada nos modelos de entrada da LG e Samsung, aqui mesmo no Tecnoblog, e todos eles têm a mesma limitação do brilho não muito intenso.

Não sei o que acontece que em demonstração de lojas as imagens são bem vivas, mas não acontece o mesmo em casa, pelo menos não comigo. Entendo que também depende muito do conteúdo apresentar cenas mais claras ou mais escuras, mas mesmo assistindo conteúdos em 4K com cenas claras e coloridas, não tem me agradado muito.

Pensando também em apenas trocar o aparelho, vai que esse realmente está com algum defeito. Complica um pouco pra mim porque não tenho muita referência de TV 4K pra dizer se tá melhor ou pior porque é a minha primeira TV nessa resolução.

Então, segundo você, pegaria uma Samsung mesmo sendo de entrada, certo?

Minha primeira opção seria LG (por conta do SO) e em segundo Samsung.
Mas ambas tem a mesma qualidade. Aqui em casa temos de ambas marcas há MUITOS anos e nunca deu problema.

Não sei se te ajuda, nunca nem testei Android tv, como vc disse que em certa tela o brilho que você quer aparece, pode ser somente configuração mesmo, exemplo a minha LG, se eu estou na netflix e coloco a pré configuração em “cinema” ela fixa fixa cinema somente na netflix, qualquer outra tela volta para configuração original, aí cada app tem sua configuração de brilho e cores separadas, pode ser que essa também, não sei se fui claro, mas espero ter ajudado de alguma forma.

1 curtida

A configuração que fiz, apliquei às todas as fontes da TV, e mesmo assim, o brilho só fica mais intenso nessa tela da versão do sistema.

No seu lugar eu gastaria um pouco mais pra pegar uma intermediária mesmo que tenha que parcelar.
Em geral TVs duram uns 10 anos, acho que economizar 500 reais e ficar sofrendo com TV zuada é besteira.

Caso não seja sua opção eu não arriscaria, comprar um modelo que tenha tantas opiniões negativas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.