Você teve ou ainda tem um Galaxy Grand Prime? Compartilhe nos comentários.
Na minha família, primeiramente a minha mãe teve o SM-G530BT na cor dourada, que vinha com 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento, chipset Qualcomm Snapdragon 410, e Android 4.4.4 KitKat com a TouchWiz Essence UX 3.0 (estranho não vir com a 3.5, pela versão do Android), e que ainda teve o privilégio de ser atualizado para o Android 5.0.2 Lollipop, com a TouchWiz 4.0.
Além da TV Digital, chamava a atenção que ele tinha suporte ao Screen Mirroring (atualmente Smart View), recurso pouco comum no segmento dele. Chateava que nessa época, a Samsung não colocava o Samsung Music pré-instalado, mas era possível instalar por fora uma versão modificada.
Vale mencionar ainda a variante SM-G530H, sem TV Digital, que apenas a versão vendida pela TIM recebeu o Android 5.0.2 Lollipop. E a versão SM-G530MU, só vendido por operadoras, que permaneceu com o Android 4.4.4 KitKat.
Posteriormente, eu tive um SM-G531H na cor branca, e meu irmão teve um na cor grafite. O “1” no lugar do “0” não é por acaso, e esse Grand Prime que eu tive já não era o mesmo de antes.
A Samsung relançou o aparelho numa nova versão, que ela chamava internamente de “Value Edition” (mas na prática, ela nunca destacou essa informação, pra dar a ideia de que era o mesmo aparelho, uma vez que ela tirava o modelo anterior de fabricação). Mudou o chipset, e aí as informações ficam divergentes. O GSMArena diz que é um Spreadtrum SC7730, outros dizem que é Spreadtrum SC8730, enquanto alguns dizem ainda que é Marvell PXA1908. E a versão do Android era a 5.1.1 Lollipop, mas manteve a TouchWiz 4.0 do modelo original.
Muitos diziam que o desempenho dele era um pouco mais otimizado, e era basicamente o que eu sentia na prática. Uma pena que removeram o recurso de Screen Mirroring, e não era mais possível instalar o Samsung Music que funcionava no Android 5.0.2 Lollipop.
A exemplo do modelo original, também teve o SM-G531BT com TV Digital, e a SM-G531M, apenas vendido por operadoras.
Por fim, preciso destacar que no Canadá e em algumas operadoras dos Estados Unidos teve um Galaxy Grand Prime um pouco diferente dos citados. o SM-G530W, embora tecnicamente fosse o mesmo Grand Prime original, tinha uma diferença interessante no software. Ele já vinha com o Android 5.1.1 Lollipop, e a TouchWiz dele também era mais atual: já era a TouchWiz 5.0, do Galaxy S6.
E posteriormente teve o Galaxy Grand Prime Plus, mas esse praticamente o mundo inteiro conheceu por outro nome, e portanto, é assunto pra outro #TBT.