Taxa de entrega para e-books na Amazon gera polêmica entre autores

2 curtidas

1 - Acredito que faça sim sentido uma taxa de entrega em meios digitais, mesmo que isso pareça contra intuitivo em um primeiro momento.
2 - Apesar disso, olhando de fora esse valor de “frete” me pareceu muito exagerado.
3 - Dito isso, o valor que me parece mais adequado seria tão pequeno que a própria Amazon poderia subsidiar
4 - Pensando bem… o valor seria tão baixo que acredito que não faz sentido cobrar, ou melhor, faria mais sentido não cobrar

1 curtida

Não faz sentido essa taxa, pois itens digitais podem ser baixados varias vezes hoje em dia.

2 curtidas

Ótima matéria

2 curtidas

0 sentido essa taxa. Os 30% já servem exatamente para isso. Só aumentar a taxa então… Mas receio que não querem pois dai aumenta a transparência.

8 curtidas

30 centavos por MB, a Amazon acha que virou operadora de celular no Brasil pra ter esses preços absurdos.

Fico imaginando a google cobrar isso nos jogos que tem na play store, o quanto não ia custar cada jogo.

Sempre achei que os 30% fossem para custear toda a estrutura, desde o processamento do pagamento até a disponibilidade do ebook ao cliente.

7 curtidas

Daí você vê que a Amazon cobra centavos por GB pela banda nos serviços de nuvem deles e se pergunta porque tanta diferença de preço.

6 curtidas

Respondendo a autora do livro: sim, estes 30% q a Amazon cobra são mais do que suficiente para cobrir os gastos de download.

Pegando o próprio serviço de transferência de arquivos que Amazon VENDE para terceiros:
Screen Shot 2022-07-23 at 11.42.18

O preço mais caro que ela pratica é de R$0,11 por 1GB transferido. Convertendo fica um custo R$0,00011 por MB para TERCEIROS, quero deixar claro que a Amazon já tá lucrando com estes valores tão baixos. Como é algo que ela vende, este custo é ainda mais baixo para ela.

Continuando… o “custo” dela é de R$ 0,00011 por MB e ela cobra R$0,30 por MB.
Ou seja… além de monopólio, é um preço surreal de abusivo.

E já deixamos claro q este custo já tá pago nos 30% que ela cobra, né? Pois é…

6 curtidas

Os 30% que cobram, já cobre esse custo. Já pensou se a Apple e Google começarem a cobrar além dos 30%, mais a taxa de entrega dos apps?

Já pensou se os marketplaces começarem a cobrar, além dos 16% á 30%, mais taxa de hospedagem das informações dos produtos no site?

Além disso, a Amazon está cobrando na “taxa de entrega” o valor de varejo cobrado na AWS que é dela mesmo.

3 curtidas

Exatamente! Você já está pagando 30%, que deveria ser uma cobrança prevista para o custo operacional e lucro da Amazon.

É engraçado que todo mundo vem condenando a Google e Apple com suas taxas de 30% sobre os apps, apontadas como altas, porém a Amazon está cobrando isso dos escritores e mais uma taxa adicional e tudo bem?

Lembrando que Americanas, por exemplo, cobra 16% de comissão sobre as vendas dos parceiros e consegue ter lucro. O dobro dessa percentagem mais que cobre o custo da Amazon com sua própria infra.

3 curtidas

Parabéns pela matéria Paula, foi tão bem elaborada que me senti na obrigação de vir parabenizar seu trabalho jornalístico e apuração das fontes. Só senti falta de um parecer da Amazon ao longo do texto, contudo, entendo que nem sempre isso é possível, ainda mais quando temos prazos e demandas a cumprir.

Um abraço pra ti,
Um colega jornalista.

6 curtidas

Da uma olhada no meu 4⁰ item

4 - Pensando bem… o valor seria tão baixo que acredito que não faz sentido cobrar, ou melhor, faria mais sentido não cobrar

Essa taxa deve ter sido criada para forçar as editoras a otimizar ao máximo o tamanho do ebook, pois na versão 3G dos Kindles a Amazon deve pagar uma grana de banda para a operadora parceira.

Os eBooks estão tão caros que tá compensando mais comprar livros físicos. Meu Kindle tá parado na gaveta sem entender como algo digital pode custar tanto.

2 curtidas

Acima eu fiz uma conta comparando o preço q ela cobra por MB para quem usa serviços de hospedagens e afins da Amazon.

Agora resolvi fazer uma outra conta…

Quanto custaria A transmissão de um filme numa Amazon Prime da vida na qualidade 4K?

Em média o consumo é de 7,7GB por hora de transmissão na qualidade 4K.

R$0,30x1000x7,7 daria nada menos do que R$2.310,00 por hora de transmissão.

Assistir um filme de 2h nesse preço absurdo de R$0,30/MB custaria R$ 4.620,00 por transmissão.

Alguém tem o contato do Steven Spielberg pode verificar se a Amazon tá cobrando essa taxa dele por transmissão de filme? :thinking:

1 curtida

Modelo esse que deve ser a exceção aqui no brasil e que nos EUA as operadoras nem devem cobrar tão caro assim pela banda usada.

1 curtida

Vivemos num país ainda livre, vc tem o direito de ir numa grafica imprimir seu livro pagar taxas pro governo e negociar com varias livrarias quase falidas por ai e colocar seus livros num fundo esquecido.
O povo usa a plataforma dos caras aceita ou sai.
É bom o povo da literatura saber que nós medicos passamos por ter muitas vezes aceitar ganhar uma miseria numa consulta paga por convênio.

Tu tá pensando errado… a Amazon fez isso não porque precisa do dinheiro para infraestrutura e etc… eles fazem isso porque,digamos, 31 centavos à cada venda em 1 milhão de vendas é 310 mil…

1 curtida

Oi, Jean, fico feliz que tenha gostado do trabalho. :slight_smile:
Obrigada pelas palavras!
Abraços,

1 curtida

Você vive num país livre. Abra seu consultório próprio.

3 curtidas