Tags NFC, já usaram?

Embora não seja uma tecnologia tão recente, o NFC ainda não está presente em todos os smartphones atuais, aparecendo a partir dos modelos intermediários. A sua função mais comum é o pagamento utilizando o aparelho como carteira digital em máquinas de cartão compatíveis com a tecnologia, apesar de que nem todo mundo está familiarizado e cria uma certa desconfiança em vendedores.
Além dessa função, o NFC permite automatização do smartphone ou até mesmo compartilhar de informações utilizando as Tags NFC. É possível, por exemplo, programar uma série de configurações para que o celular mude seu estado quando em contato com a tag ou mesmo deixar uma tag dentro da carteira com seu cartão de visita gravado para compartilhamento rápido.
Vocês usam ou já usaram tais tags? Acham que é mais fácil e menos oneroso usar simplesmente um APP para automatizar o aparelho?

1 curtida

NFC é uma tecnologia muito promissora, mas que no Brasil ainda tá engatinhando. Coisas básicas do dia a dia, como pagar o ônibus, já poderiam usar NFC, mas ainda estão na década retrasada (ao menos aqui em Belém). Meu antigo Galaxy J5 tinha NFC e eu nunca usei, nem pro Android Beam.

2 curtidas

Eu já tentei usar. Comprei uma fita com 10 tags no ML. Colei uma embaixo do banco da bicicleta e tentei configurar pra ligar o Strava automaticamente, além de dar play no spotify e coisas do tipo.

Foi inútil, sinceramente hahaha na época não dava pra configurar os atalhos do jeito que eu queria… acabei desistindo

4 curtidas

Não dava por limitação da própria tag ou dos aplicativos de gravação? Parece ser algo bem pra entusiasta usar.

Já comprei algumas tags (q inclusive estão espalhadas pela casa até hoje) na época do meu Galaxy S3, mas não eram muito úteis.

Primeiro que não tinham muitas coisas que eu gostasse de automatizar e depois que ainda existia uma limitação de só funcionar com a tela ligada de desbloqueada (se for pra ligar a tela, desbloquear o telefone e apontar pra algo, acaba sendo melhor só deixar um ícone da ação na tela inicial kk).

Hoje em dia ainda acho mais inútil, já que é possível automatizar muita coisa somente com o Bluetooth e a localização aproximada.

1 curtida

sdds Lumia que permitia usar mesmo com a tela desligada.

Mas acho que no S4 e posteriores isso foi corrigido, não? :thinking:

Nunca mais me interessei pelo NFC desde pelo menos 2014, quando demoraram pra trazer os Wallet Pays da vida. :joy:

2 curtidas

Ainda não. O NFC continua funcionando somente com a tela ligada e desbloqueada.

1 curtida

Acho que esse recurso foi muito subutilizado aqui no Brasil.

Na prática é um excelente substituto para o QRcode, mas devido ao seu custo, já que utilizar uma tag é bem mais caro do que imprimir um QR, dessa forma torna-se impraticável para utilização em larga escala.

Imagina colocar NFC em produtos como, pacotes de salgadinho, vidros ds geleia, pão de forma, lata de milho, ou em pontos de ônibus, placas informativas, entre diversos outros objetos onde ao encostar o celular você recebe imediatamente informações relevantes desses objetos como, nutrientes, origem do produto, onde adquirir, ou instruções de direção, tempo de espera.

É mais prático que um QR, é encostar e abrir o link.

Porém, além das tags os aparelhos(smartphones) teriam que adotar o hardware ds NFC desde os modelos de entrada, o que encarece ainda mais.

Poderia sim ser melhor explorado, o brasileiro é criativo, faltou um caso de sucesso que incentive a aplicação da tecnologia.

Um pokemon nfc.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.