Sugestões para montar novo desktop?

Boa tarde, amigos.

Eu trabalho com produção musical, e o PC está começando a sofrer com programas mais pesados de estúdio.

Montei meu PC em 2016, com um Core i5-4440; Placa mãe Gigabyte B85M-Gaming 3; com 8GB RAM DDR3, SSD 240gb e HD 2TB. Tem também uma Geforce 1050Ti.

Não sei se é possível fazer upgrade além da RAM, devido a placa mãe ser antiga.

O PC é para trabalho, raramente jogo alguma coisa (gosto de Eurotruck Simulator, que aliás roda bem na configuração atual).

O que me indicam para montar um novo setup?

Daria para colocar um i7 ai e ganhar talvez uns 20% de desempenho, dependendo do preço deles usados vale a pena.

Mas imagino que teu principal gargalo ai seja memoria RAM, talvez mais um pente de 8GB, que se for de marca genérica acha bem barato, pode resolver o problema dele por mais 1 ano ou 2, hoje acho ruim usar um computador com menos de 16GB de RAM.

2 curtidas

Precisa dizer o “quantum” pretende dispender, para o novo desktop.

Sem essa informação, fica mais difícil te dar sugestões.

1 curtida

Queria o melhor desempenho possível dentro do menor orçamento kkk.
Se possível, até uns 3.600 +/-
Mas como é para trabalho, dá pra alocar mais orçamento se necessário.

Pode desmontar esse atual pra aproveitar algumas peças?

Qual a fonte atual desse desktop?

Pode sim. A fonte é uma Corsair CX-430W

Dado tudo isso, principalmente por ser pra trabalho, eu pensaria mais no quesito longevidade.
Quando montei meu PC em 2019, com AM4, foi pensando justamente nisso. Pude atualizar praticamente tudo e ainda é uma máquina que vai durar uns 2 ou 3 anos.

Eu apostaria em algo neste estilo: https://www.terabyteshop.com.br/produto/27624/pc-gamer-t-gamer-shakram-amd-ryzen-7-8700g-16gb-2x8gb-ddr5-ssd-480gb

Não é indicativo das peças específicas, mas te garantiria possibilidade de upgrades sem trocar placa-mãe, ou memórias, por exemplo.

PS. Nessa configuração acima, o processador tem pelo menos 50% mais desempenho, e a “placa de vídeo” algo como 10% a mais do seu setup atual.

2 curtidas

Só sugiro como itens recomendados:

  • 16 ou 32gb de ram;
  • SSD NVME 512 GB ou mais.
  • Se intel, pelo menos 11a geração ou superior de i5 para cima.
2 curtidas

Olha, até daria para fazer upgrade na memória RAM e até é bem em conta (DDR3 tá baratinho), porém já é uma plataforma bem ultrapassada… eu recomendaria tu pegar um AM4 ou AM5.

3600 reais? Qual gabinete tu tem ai?
Essa Corsair CX-430W já tem 13 anos de mercado, não dá pra saber se ela ainda está 100%, então eu recomendaria trocar mais no futuro.

Dependendo o quanto tu usa de dados (edição de música, vídeo e etc), eu recomendaria ficar longe da série 8000G e/ou A620 por causa da quantidade de linhas PCIe disponíveis.

É um pc legalzinho com umas coisas à ser levado em consideração…

  1. a placa mãe tem apenas 2 slots de RAM (o que pode encarecer um futuro upgrade de RAM).
  2. os VRMs das Biostar de entrada, como essa, costumam esquentar um tanto a mais… acredito que não devam esquentar tanto se tu não forçar um tanto com CPU mais fominha ou uma circulação de ar bem ruim no case.
  3. O 8700G tem apenas 20 linhas PCIe 4.0, sendo que 4 deles são reservadas pro chipset… em teoria, isso limita à uma placa de vídeo PCIe x16 ou duas placas PCIe x8 caso a placa mãe escolhida suporte bifurcação… (por padrão, o recurso não está disponível nas A620, só B650 pra cima)
  4. O I/O dela é bem limitado, apenas 6 USB, sendo 4 USB 3, 2 USB 2. (Tem mais porta disponível, como uma USB-C, mas o gabinete só trás mais 2 USB2 e 1 USB 3…)
1 curtida

Meu gabinete é esse da Cougar.

Hm… esse gabinete ai parece precisar de fans com uma boa pressão estática por causa das baias de HD, mas deve dar pra usar por enquanto.

Tu precisa comprar um SSD, 240GB não é suficiente pra muita coisa… e tu pode preferir trabalhar com salvar/carregar arquivos de forma mais rápida que HD.

Pesquisando no youtube, alguns canais sugeriram algumas coisas que me interessaram, como o NVMe M2 do aliexpress de 512GB; e essa RAM em 2x8gb. (32GB pode ser uma boa).

Faz sentido?

Sobre processador e placa mãe, ainda vale a pena o AM4 ou melhor investir no AM5? Gostei do custo beneficio do Ryzen 5 5600. Mas aceito sugestões.

E uma boa placa mãe pra juntar tudo, e que permita um possivel futuro upgrade? No youtube, em quase todos os videos sugeriram a B550m.

Apesar do orçamento inicial proposto, quero o melhor custo beneficio possível.

Cara… para trabalho, eu evitaria ao máximo o AliExpress para SSDs (exceto um da Asgard, mas mesmo assim com os dois pés atrás… já tive problema com RAM da marca)… Eu ficaria com um de tier intermediário da SSD Tier List.

O CxB dos AM4 até é bem interessante, o desempenho não é de todo mal… mas AM4 já é dead plataform… ou seja, a AMD não deve lançar nenhuma série nova de processadores.
Melhor montar um AM5 com uma placa mãe boa e um CPU mais fraco porque ai tu já terá mais algumas gerações de upgrades… a AMD costuma deixar o CPU vários anos no mesmo socket… o AM4 é de 2016 e a AMD ainda dá suporte. Se o AM5 tiver a mesma vida, tu terá até uns 2030 pra atualizar ou pouco mais.

O principal problema dos AM5 atualmente é o custo da placa mãe, que tá uma piada de mal gosto… além disso, a AMD resolveu fragmentar ainda mais os chipsets dividindo o B650 em B650 e B650E e o X670 em X670 e X670E… a versão sem E tem menos linhas PCIe (e não lembro se menos USB também).

Mas voltando ao assunto original, eu pegaria as peças daquela configuração, tiraria a fonte, o SSD, gabinete e pegaria uma placa mãe melhorzinha (dá uma olhada em resenha que mostra temperatura dos VRM) e um SSD maior e de boa qualidade. Mas ficaria no AM5… tu até pode usar tua 1050 Ti se desejar, apesar que em diversos jogos a onboard do 8700G é melhor.

Tem uma placa mãe B650 da AsRock que custa 900 mas tem VRMs melhors, Wi-Fi, um I/O bem mais completinho e etc… não lembro o modelo, mas era nessa faixa.

Pode não ser a experiência de muitos, mas comprei um produto há uns meses na Ali Express que veio falsificado.

Não consegui nenhum suporte da Ali. Mandaram um email para eu desenrolar com o vendedor (China).

Não rolou nada e perdi meu R$.

Como foi baixo valor (200), preferi deixar para lá.

Mas abortei qualquer compra na Ali.

Mas como disse, outros podem ter experiências melhores…

AM4 está “barato” porém é um sistema que está sendo descontinuado (mesmo a AMD ter lançado novos processadores este ano). Pensando unicamente na longevidade, eu preferiria o AM5.

Abaixo está uma configuração bacana, com placa-mãe boa e bastante memória.

Considerei o valor anterior mais o que você consegue vendendo o seu atual por até uns R$ 900. Dá pra ajustar colocando menos memória (2X 8Gb), ou uma fonte um pouco mais fraca, ou outro SSD mais devagar ou por fim outro gabinete mais econômico.

E ainda tem a questão que, se você souber montar, dá pra comprar itens em lojas separadas e aproveitar preços melhores.

Prós desta configuração:

  • Socket novo, a AMD já se comprometeu em utilizar o mesmo em 2025, ou seja, tem mais uma ou duas gerações de processadores (pelo menos).
  • DDR5, mesmo que decida ir pra Intel, dá pra aproveitar a nova arquitetura de memórias.
  • Fonte vai segurar tranquilamente até o equivalente a uma 4070.
  • Desempenho geral pelo menos 50% melhor que o sistema atual (mas isso é em desempenho bruto, em aplicações específicas pode superar e muito).
  • Economia de energia elétrica e menor aquecimento, já que vai consumir menos da metade do atual.

Contras:

  • De fato o processador tem linhas PCI-e limitadas, mas isso impacta principalmente quem vai utilizar placas de vídeo high-end.
  • Preço alto (ele tem caído, mas pouco).

Quanto a itens do AliExpress, eu utilizo, tanto memória quanto SSD, mas só recomendo pra quem saiba o que está comprando. Pode dar problema, pode pifar do nada e não existe garantia. Se estiver ciente desses pontos, pode ir sem medo.

1 curtida

como vc vai mudar mudar de geração, melhor seria pular logo para AM5, penso que é o melhor custo beneficio que vc pode ter, porque o upgrade fica mais fácil e barato

tem 4 coisas que eu sei que vc vai precisar trocar, placa mãe (pegaria uma intermediaria) processador, memoria e um cooler.

placa mãe AMD
https://www.kabum.com.br/produto/447420/placa-mae-gigabyte-b650m-aorus-elite-amd-micro-atx-ddr5-b650m-aorus-elite

processador https://www.pichau.com.br/processador-amd-ryzen-7-8700g-8-core-16-threads-4-2ghz-5-1ghz-turbo-cache-24mb-am5-100-100001236box

memoria, como vc usa somente 8GB, então 16GB já é um upgrade, se precisar demais, o que não falta é slot livre

https://www.kabum.com.br/produto/285967/memoria-kingston-fury-beast-16gb-5600mhz-ddr5-cl40-para-intel-xmp-preto-kf556c40bb-16

cooler

air

https://www.kabum.com.br/produto/506990/air-cooler-hyper-212-halo-street-fighter-6-ryu-rgb-amd-intel-120mm-branco-rr-s4ww-20pa-ry

water

https://www.kabum.com.br/produto/496638/water-cooler-corsair-h100x-rgb-elite-rgb-240mm-amd-intel-preto-cw-9060065-ww2

1 curtida