Sugestão de TV de 85 polegadas para um "cinema em casa"

Olá a todos, me chamo Richard tenho 43 anos e moro na Bélgica.

Estou montando uma sala de cinema em casa, um quarto de 25m² e após começar o planejamento me vejo totalmente desatualizado e encarando uma infinita gama de produtos no mercado o qual o vocabulário técnico é totalmente novo para mim, me deixando com mais dúvidas cada vez que avanço na minha pesquisa. Dito isso, peço ajuda de vcs especialistas para me aconselhar na melhor escolha.

1 - melhor tv 85 polegadas para filmes 4k streaming.
2 - preciso de uma sound bar?
3- quais as vantagems de um receiver? Preciso de um? Mesmo se escolher uma TV com Doubly Atmos?

Antecipadamente agradeço a todos que dispuserem do seu tempo e conhecimento para me ajudar.

Richard Macedo

Vendo o tamanho, vou considerar que preço não é um problema. Nesse caso, as melhores do mercado são as LG OLED e as Samsung QLED. Em um ambiente como um cinema em casa (ou seja, com iluminação controlada), o OLED deve se sair um pouco melhor por causa do preto perfeito.

As OLEDs mais recentes são LG CX (C10) e GX (G10), que já devem estar sendo vendidas por aí. Se não achar essas novas, as antecessoras são a C9 e a E9. Todas são padrão ouro em imagem, é muito difícil encontrar um defeito na imagem. A LG não faz OLED de 85 polegadas, mas faz de 77" e 88". E na Samsung tem a Q90T; essa provavelmente vai existir nesse tamanho exato de 85".

Já existem modelos 8K, mas eu particularmente não recomendo comprar nenhuma tecnologia que ainda esteja na primeira geração, já que você paga caro demais por algo meio beta. Vou considerar que as pessoas vão ficar a ~4 metros da TV de 77-85"; a definição fica excelente no 4K.

Você precisa não exatamente de uma soundbar, mas para ter uma boa experiência com filmes é quase obrigatório ter um sistema dedicado de som, já que os alto-falantes integrados das TVs são medíocres no geral.

A escolha do sistema de som depende das suas exigências. Uma soundbar de boa qualidade vai te oferecer um som excelente, mas nunca vai trazer a imersão de um bom sistema surround (com alto-falantes posicionamentos fisicamente na frente e atrás do espectador). Soundbars com Dolby Atmos são bem convincentes, mas, de novo, é uma questão física. A vantagem da soundbar é que são muito mais práticas (bota na tomada, liga o HDMI entre a soundbar e a TV no HDMI ARC e pronto, tá lindo).

Se não se importar com a questão da instalação, dá para colocar um sistema de som surround. Aí entra o receiver, que é onde você vai conectar todas as caixinhas do seu sistema (5.1, 7.1, etc.). Nessa área meu conhecimento de produtos é bem limitada, vou deixar para os colegas te ajudarem. :wink:

10 curtidas

Tem uma alternativa que seria um projetor laser e uma tela, achei esse video bem interessante parace que o som do projetor da xiaomi é bom também:

1 curtida

Eu ja fui do time dos projetores, inclusive tenho 2 hoje, sendo um deles esse 4k da Xiaomi (outro é um LG Cinebeam), mas só recomendo se você tem uma necessidade de fazer uma projeção grande (acima de 100") e nao se importe tanto com qualidade da imagem.
Para um espaço fechado, não tão grande como esse, TVs OLED são de longe a melhor opção, ainda mais se você tiver total controle sobre a iluminação (Janelas com Blackout 100%, portas com vedação, luz dimerizada).
Me arrependo muito de ter comprado esse projetor da Xiaomi pois a qualidade que ele entrega é MUITO abaixo do da LG. mesmo em uma tela perolizada. A única vantagem dele é uma projeção grande em espaço curto, mas isso no geral nao é o cenário de ngn que opta por essa opção (ou alguém aqui tem uma rack ou mesa de centro na sala que fica a pelo menos 80cm do chão e 80cm da parede?), logo isso só serve para salas de reunião ou espaços que são montados para tal (festas, eventos, etc, que é meu principal uso)

Em relação ao som, para o seu caso a melhor experiencia vai ser um receiver e jogo de caixas, 7.1, 7.2 ou até 9.1 e 9.2, você tem espaço suficiente para isso e vai gerar uma imersão total, padrão cinema mesmo. Se estiver montando a sala, aproveita e já confirma os revestimentos das paredes, chão e teto (madeira, tecido, estofado são ótimos para sonoridade) e já marca a posição das caixas. Uma rápida busca no google vai te ajudar a achar os kit de caixas ideal. Em relação ao receiver, Yamaha, Pionner ou Onkyo são as melhores marcas do mercado, vai do seu bolso, eu recomendo os Yamaha, mas é uma questão de gosto em relação a facilidade de configuração e ao custo (um pouco mais caro que os Pionner em geral, mas com uma entrega superior as demais marcas)

Espero ter ajudado

5 curtidas

Opa muito boas dicas.

Há um tempo atraś eu queria montar um “cantinho de cinema” nada tão exclusivo como uma sala, minha intenção era para filmes mesmo. Porém, pesa tudo isso que falou, vedação, reverberação, luminosidade, para encaixar um projetor. Depois bate a realidade onde, não tenho tempo, nem t$mpo pra isso rs. Um bom kit tv+soudbar já atenderia sim.

Só que fazendo isso coloco o sonho da experiência de cinema um pouco de lado. Nada contra filmes em TV, na verdade estão ficando sensacionais, mas tem aquela diferença da emissão direta de luz (TV) e a reflexiva (projeção) que são experiências distintas. Eu tive um projetor HD por um tempo e gostava mais de ver filmes nele (mesmo projetando direto na parede e com resolução menor) do que na TV ,questão de gosto.

Com certeza montar um ambiente com TV é mais lógico até certo ponto em casa, mas tem aquele fator emocional, experimental, que no meu caso me leva para o projetor.

Se eu fosse investir um valor alto e o custo fosse o mesmo tendo as 2 opções, iria de projetor.

@ rjaarruda valeu a dica de qualidade Xiaomi vs LG!

1 curtida

Ah sim, a “experiência cinema” so da pra realizar com projetor mesmo. Isso sem duvida, mas tem todos esses poréns q você mesmo colocou, tem quem ser um ambiente dedicado e preparado para isso, e será usado só para isso.
Ainda assim, para ter uma experiencia de qualidade mesmo tem que ser um projetor MUITO bom, da Optoma pra cima, mas ai a questão $$$$$$ é quase infinita né? hahahaha

2 curtidas

Caro amigo. Muitíssimo obrigado pelas dicas detalhadas. Estou muito interessado numa tela da LG de 86" IA quanto ao ambiente. Eu vou colocar carpete acústico nas paredes e no piso e fechar a janela completamente, serão 2 portas que vedarão o som e a iluminação externa.
Estou a procura do receiver e estudando muito para entender as diferenças de funcionalidades mas provavelmente será o de 9.2.
Outra dúvida que apareceu é que o teto do quarto tem um declínio. Da parede da TV para o fundo do quarto o teto e reto a 2.4 metros de altura a partir de 1.4 metros da TV o teto declina e termina com 90cm no final do quarto que tem 5m de distância da tela. Não sei até onde isso pode implicar na reflexão do som… ???
Mas mesmo assim com tudo pronto todos aqui estarão convidados pra assistir um filme …

Eu nao sei se entendi direito, mas a parede da TV tem 2,4 d altura e a parede oposta tem 90cm, do chão ao teto??? (eu acho que entendi errado, ou você mora numa casa de hobit hahaha).

Enfim, assimetria geometrica impacta no som, tanto de forma construtiva (amplifica e “melhora” certas frequências) como destrutiva (reduz e “anula” certas frequências). Distribuir e configurar as caixas em locais assim é uma ciência, e tem inclusive profissionais especializados nisso. Alguns receiver tem uma função de auto configuração, onde você posiciona microfones nos sweet spots da sala e ele se auto regula. Quase certeza que o Onkyo faz isso, mas precisa pesquisar no modelo.
Não é tao bom quanto um trabalho profissional mas já ajuda.

Só que explica melhor esse desenho da sala ai, fiquei curioso de vdd.

1 curtida

Hahaha. O terceiro andar da casa tem 3 quartos que o teto segue o ângulo do teclado. É um quarto de visitas que não usamos. Aí meus filhos usam pra acumular bagunça 15894011479568315028616576457539|375x500

Ahhh agora entendi ahahahah
As poltronas para assistir a tv ficariam encostadas nessa parede de 90 ou um pouco mais centralizadas no meio do quarto?
O ideal era a cabeça a pelo menos uns 40 a 60 cm d distancia das paredes, todas elas, ai configurar o audio vai ser mais tranquilo. Agora se a ideia é ficar encostado com a cabeça na parede la no fundo, você vai precisar pensar bem como configurar isso.
Vantagem de sistemas 7 ou 9 vao ajudar a dar profundidade no som em relação a diferença de altura, entao vai ficar bom

1 curtida

Na verdade a ideia é um colchão modular tipo divã de 3 x 2 metros no meio do quarto altura da cabeça fica a 60 cm do solo me dando margem para os altifalantes.
Estou confiante. Estou vendo agora o Onkyo TX- RZ840.

Excelente! Vai ficar show!

1 curtida

O ideal é um projetor…tenho um mini da Única modelo Uc68…tem Android e Miracast…tem Youtube tambem…apenas não consigo espelhar o smartphone porque meu Samsung One7 não tem a função…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.