Sugestão de smartphone com "Rádio FM"

Olá pessoal, boa noite (bom dia e boa tarde, dependendo do horário que leem kkk).

Então, queria uma dica pra uma demanda um tanto específica:
Queria comprar um smartphone novo para presentear minha mãe, porém, ela não aderiu ao streaming e ainda usa o “rádio fm”, porém, como ela reclamava de travamentos do modelo anterior dela (um Moto G8 Play, com Mediatek), queria o modelo mais TOP possível a contar com a função, deixando claro que nem precisa da entrada P2, pois ela usa o fone bluetooth, apenas da função de rádio fm mesmo.

Alguma sugestão pessoal??

Obs.:Não é viável o uso de apps de streaming para a função de rádio (como TuneIn).

No meu Motorola One Hyper tem, mas sinceramente só usei uma vez então não tenho muito a falar.

Mas seguindo uma dica do próprio tecnoblog desta matéria.

eu achei esse link:
https://www.gsmarena.com/results.php3?nYearMin=2022&nYearMax=2022&chkFMradio=selected

Que mostra todos os celulares de 2022 que possuem Radio FM.

2 curtidas

Tô com um Galaxy M51 que tem rádio FM. É um aparelho bem bom pra faixa de preço, a bateria dura 2 a 3 dias.

3 curtidas

Poxa, valeu a dica amigo!!!

Show!!! Vou dar uma pesquisada nos preços!

A grande maioria dos aparelhos tem Radio FM, não? Se não me engano o Note20 Ultra 5G, S21 Ultra 5G, e etc tem…

1 curtida

Até onde eu sabia todos os celulares tinham FM, mas se não tinham depois de uma lei aí passou a ser obrigatório*.

Sobre ouvir com o bluetooth não sei se vai ser possível porque nos celulares a antena FM é justamente o fio do fone conectado (pelo menos tive alguns modelos que precisavam do fone), aí não sei como funcionaria.


[EDIT]: Pelo que olhei mais, tem um porém nessa obrigatoriedade, “o ato da Anatel estabelece é que os celulares que possuírem hardware compatível com rádio FM precisam ter a função habilitada”.
Anatel exige ativação do rádio FM em celulares compatíveis com a tecnologia – Tecnoblog

1 curtida

Não tem, ao menos não o app de rádio
Tinha gente q falava q não tinha rádio por causa do processador ser exynos e blablabla mas na real meu S22U tbm não tem, e é snapdragon.

1 curtida

Acho que depende da versão… mas aqui diz que tem sim.

FM radio (Snapdragon model only; market/operator dependent)

1 curtida

Mais uma pegadinha nas leis brasileiras, pra variar né kkkkkkk

Eu tava falando do vendido no Brasil né carai, e aqui é exynos.

Não deve ter relação não, pq meu é o S22 Ultra 5G com Snap 8gen 1 e não tem o Rádio FM tbm não, nem msm após instalar o app que supostamente habilita (nos que tem o chip FM), diz que não é compatível!

Eu também acho q não é uma relação direta, mas todo mundo falava isso na série S20 pra jogar uma pá de cal nos exynos XD
Agora q to com o S22 vi q tbm não tem.

Não é S22 não? O S21 usava o snap 888, não? No Brasil é exynos

1 curtida

Ah… tem a versão SD no Brasil… não sei se é oficial. Mas tem.

Acho pouco provável q seja, visto q a samsung sempre distribuiu ele com Exynos aqui. Deve ser um gato pingado ou outro q importou dos EUA

Se você precisa de rádio, esquece os high-end. E até os mid-end agora estão saindo sem P2, que é usado como antena, então fique de olho nisso também.

Ainda deve ter alguns Samsung e Motorola que tem.

Mas a esse ponto capaz de ser uma boa ideia comprar um radinho de pilha ou aumentar o plano de dados e ouvir por streaming.

1 curtida

Será que ainda é necessário o fone de ouvido? Eles não inventaram nada pra substituir?

Não é impossível, mas o fone era conveniente por que evita ter que botar uma trilha ou uma bobina no interior do aparelho.

Se tiver mesmo desesperado por FM no celular, dá pra usar um RTL-SDR conectado no celular haha

Ultimate gambiarra XD

Poxa, vou morrer pelos 1 reais a mais que isso vai me custar. q

E mds, q… pessoal inventa tudo pra socar nos usbs dos celulares… hahaha