Sugestão de roteador wireless com Wi-Fi 4/5(/6) à um preço bacana?

Então, meu ASUS ASUS RT-AC51U foi levado pelo ano de 2020… desde então estou sendo FORÇADO à usar o Wi-Fi do Vivo Box… cujo wifi tá com uma velocidade de incriveis 5mbps. (0.5MBps)… Sinal fraco, velocidade terrivel… (pelo menos eles nunca disseram que o Wi-Fi era de boa qualidade, né?.. ou seja, nada de propaganda enganosa.)

Alguém sabe roteadores decentes nas faixas de <300, 300~500 e/ou 500~700?
Só precisa de duas coisas:

  • duas redes 2.4GHz simultaneas sendo que uma delas seja isolada da rede doméstica
  • antena ligeiramente mais forte que a do RT-AC51U, pois moro num apartamento antigo que nem tem como fazer rede cabeada…

Tava olhando alguns modelos:

  • R1200 ACtion da Intelbras, deve ser whitelabel de alguma marca. Se alguém souber qual é o modelo… :smiley:
  • Archer C6/C7, da TP-Link (meio que tenho receito com essa marca…)
  • alguns da Tenda (tinha uns de 60 reais? wtf? Presta? Alguém TEM?)
  • Tem uns da D-Link, mas já passei muita raiva com o DSL-2640T… será que tão mais confiáveis que essa peste que resetava à cada 24h/36h e tinha de reconfigurar do zero? (ok, eu usava um arquivo de configuração…)

Comprei um par de Twibi Giga da Intelbras por R$ 609,00 na Bemol. 23 dias úteis o frete expresso para o interior de SP, devido a loja estar situada em Manaus. Pelo que andei pesquisando o preço está muito bom, pois o kit está saindo na faixa de 800 - 1000 reais nas demais lojas.
Ele é um roteador mesh, portando você consegue expandir sua rede com mais unidades, e seus dispositivos vão transitar entre os módulos de forma transparente, inclusive trocando entre as frequências de 2,4 e 5.
Você consegue criar uma rede de convidado isolada da rede normal.
Como ele não chegou ainda não posso dizer sobre seu desempenho, mas muita gente fala bem.

Também queria saber, pois pretendo comprar um em breve.

Nunca tive problemas com TP-Link. Tenho um TL-WR1043ND velho de guerra que ainda dá pro gasto com OpenWrt.

Porém tenho um pouco receio com marcas chinesas, principalmente agora com a guerra comercial entre EUA e China. Porém, riscando as marcas chinesas da lista só sobram opções mais caras né?

Eu gosto da tp-link, uso um tl-wdr4300 ha anos, só que uso firmware customizado, então nem lembro quais recursos a tp-link entrega nos seus firmwares.

O roteador da marca Tenda vai atender-te bem com bom custo-benefício!

O problema de roteador mesh seria o incrivel Wi-Fi do VIVO Box… esses 5mbps se referem à um notebook COLADO nele (nem 30 cm)… se não piora muito.

Teria de ser um aparelho das antigas, aqueles com porta ethernet pra fazer o modem como bridge. :\

Mas tá dose de achar.

TPLink eu diria que talvez pode ser fuleiro, mas funciona que é uma beleza por anos e anos. E a interface dos caras, embora básica, é fácil de operar e faz tempo que oferece opção de criar uma rede comum e uma rede privada.

Eu sugiro comprar um que aceite openwrt, para não ficar muito limitado.

Esse é o único que aceita o wifi6 Roteadores Wi-Fi | TP-Link Brasil

mds… https://www.kabum.com.br/produto/114968/
Isso custa mais que minha 1650… hahaha

Os roteadores mesh tem uma ou duas portas de rede para receber a internet, então tu desabilitaria o wifi do vivobox e conectaria ele por cabo ao roteador mesh.

Mas o Wi-Fi do modem/router da Vivo não faria parte da rede mesh. Idealmente você colocaria o modem em bridge e o Twibi como roteador.

Será que não tem nenhum modem VDSL com roteador Wi-Fi decente? To meio cansado de arrumar rede Wi-Fi aqui de casa. hahaha

VDSL é uma tecnologia em caminho da morte já, ninguém investe mais nela, não faz sentido as fabricantes colocarem uma rede wifi moderna junto de um modem VDSL, melhor é venderem roteadores sem depender da tecnologia da internet.

Eu fico sem internet sem um router VDSL. Esse prédio aqui tem um armário de telefone da década da TV 360p e ninguém quer pagar sua parte pra trocar o armário de telefone. hahaha (dose… hahaha)

tu não precisa que teu roteador vdsl tenha wifi, o ideal seria um modem vdsl que nem roteasse a conexão, que fosse nativamente bridge.
Como isso não é uma opção, tu pode tentar colocar ele em bridge e deixar um bom roteador wifi cuidando do roteamento, sendo que o modem VDSL só cuida de converter o sinal ethernet em VDSL.
Infelizmente muitos modelos não permitem colocar em bridge, sobrando só a opção de desabilitar o wifi e colocar um roteador wifi operando como acess point (ou seja, não fazendo roteamento da internet).

Sim, sim, mas um modem com roteador wireless iria me salvar horas de configurações… hahaha

Se a sua internet é VDSL, pode comprar o Multilaser Cosmo (rebranding da Tenda) e ter uma rede mesh por 400,00 (em promoções é menos até).
Não é nenhum trabalho, só ligar via cabo no modem e ele reconhece as configurações e já habilita o Wi-Fi.

dá pra rotear portas e fixar ips nele?


Alguém já testou algum desses?

  • Mercusys MW301R
  • Mercusys MW325R
  • Tenda F3
  • TP-Link TL-WR940N

(Tudo sub 200… tinha esquecido que tive uns gastos extras esse mês… então tem de estar mais em conta. Eu tava considerando outro ASUS, mas… mifufu)

Tava olhando os simuladores/emuladores dos routers e achei a interface web do Mercusys e da Tenda bem idiotproof/userfriend, mas não me passou um ar de seriedade. Já a do TP-Link é mais feia que a do ASUS que tá de birra. hahaha

Sim, ele tem Encaminhamento de portas, e sim, tem IP estático também.

Minha recomendação é o DIR-878 da D-Link, embora não seja Wi-Fi 6 ele oferece o melhor do Wi-Fi 5 (incluindo MU-MIMO Wave 2) a um preço relativamente acessível, conta com uma garantia bem generosa de 5 anos e é suportado oficialmente pelo OpenWrt (algo que você muito provavelmente vai querer, visto que a firmware original é bem simples).

Algo curioso é que ao contrário do que a D-Link divulga, o rádio do DIR-878 tem um arranjo 4T4R nas duas bandas, oferecendo o mesmo limite teórico de 2600 Mbps do DIR-882 (que foi descontinuado no Brasil), pois desconsiderando a ausência das portas USB no DIR-878, o hardware dos dois é literalmente idêntico.

2 curtidas

Descobri uma coisa besta… parece que é o modem que bloqueia as portas, não um software na operadora… Por exemplo, o VIVO Box tem a porta 80 bloqueada, mas se ele estiver como bridge, sendo roteado por um roteador externo, a porta 80 funciona normalmente… (Eu usava como server web por mais de cinco anos pra desenvolver meus apps inuteis… hahaha)

Yikes… 800 reais+… to com a grana ligeiramente mais curta que isso durante uns dois meses,… hahaha
Esse negócio não fica sobreaquecendo e perdendo a configuração como os antigos D-Links, né?