Subsistema do Windows 11 para apps de Android vai morrer em 2025

1 curtida

Essas ideias, vem ano sai ano, sempre aparece e logo morrer

4 curtidas

Uma outra alternativa é o Google Play Games para PC. Não fará falta o WSA no Windows 11.

3 curtidas

Nunca deveria ter matado o Windows Phone, agora vive de migalhas do Android e iOS.

8 curtidas

Convenhamos, apps de Android no Windows são uma coisa redundante. Primeiro tem o óbvio: porque vou emular virtualmente um Android inteiro para rodar serviços que podem muito bem serem rodados num navegador de internet e podendo até criar um PWA dele a um clique de distância? E para aplicativos que fazem sentido que sejam emulados (leia-se: games) existem opções mais maduras no mercado e com suporte ao Google Play, vide o próprio Google Play for PC ou Bluestacks.

Apps de Android rodando nativamente em suma é um recurso de nicho que exige bastante de um PC. Se é assim, é melhor continuar aprimorando coisas como espelhamento e integração nativa com devices Android… Agora só basta a Microsoft parar de se ancorar na Samsung e fazer um esforço legitimo pra abranger o Android unversalmente.

6 curtidas

Não vai fazer falta nenhuma. O WSA do Android fritava meu processador sempre que estava rodando, pegava mais de 2GB de RAM pra nada, mesmo ocioso. Nunca esteve disponível aqui na loja, só conseguia usar instalando o appx via Powershell.

Nunca foi um Bluestacks ou um Nox Player por não emular demais recursos (sensores por exemplo). O que pra jogos era ruim. Ate o Google Play Games for Windows conseguiu ir um pouco além.

Enfim, rip

3 curtidas

Pois é, eu nem consegui usar isso, e já vão matar… enfim…

1 curtida

Eu lembro de ter usado uma vez logo no início, mas começou dar vários bugs no VirtualBox, daí desinstalei e nunca mais voltei a usar

Isso começou por conta da ideia de que o mundo hoje é smartphone. É possível ver a Microsoft e a Apple transformando seus sistemas operacionais em algo que fica relativamente fácil para a geração smartphone entender e utilizar.

No entanto, do meu ponto de vista, é inútil, essa evolução não é linear. Cada um avança da maneira que pode pois cada um é usado de formas diferentes. O celular pode ser usado para programar por exemplo, mas não é 100% viável, enquanto um desktop não foi feito para ser prático e confortável de usar como um smartphone.

É como forçar que um pássaro aprenda a caçar como um macaco e que um macaco aprenda a voar. Eu sinto uma tremenda falta de entendimento da Microsoft sobre o que fazer, ela criou um Frankenstein, com pernas de macaco, asas de pássaro, cabeça de um velho e corpo de adolescente. E nós continuamos como beta testers desta monstruosidade até que eles consigam se acertar.

Hoje raramente ligo meu PC preguiça mesmo ate nem sei porque comprei um Swift 5 da acer, praticamente meu uso pelo dex da samsung da e sobra quando preciso usar algo como excell e Word. Nao sou jogador de games. Entao uso o laptop mais pra telemedicina somente.
Outro detalhe usar android com aplicativos da loja amazon é pessimo em quantidades, chega ate ser melhor emular android no PC de outra forma.

Foi-se a única coisa que me faria usar o Windows 11… hahaha

2 curtidas

Pelo que li nos Reddits da vida não tiveram opção porque a Amazon irá descontinuar a loja de apps dele e a MS usava justamente essa loja.

Mas dava pra instalar APK por fora, inclusive só uso desse jeito aqui.

1 curtida

Uma pena estarem matando o WSA, do lado técnico ele tinha uma ótima integração com o resto do sistema e (pelo menos no meu caso) tinha, de longe, o melhor desempenho, principalmente se comparado com as soluções concorrentes (BlueStacks, Nox, LD Player e similares). A versão mais recente do WSA permitia até mesmo acessar uma pasta local dentro do Android “emulado” sem ter que recorrer à gambiarras.

Pra quem não curtia a loja da Amazon (que realmente era capenga), dava pra usar a Aurora Store, ou até mesmo modificar a imagem de sistema do WSA por fora e instalar o pacote completo dos serviços do Google, com Play Store e tudo mais…

1 curtida

Mas a minoria sequer sabe como fazer isso. O foco da MS é nas massas, se for atender nicho ela prefere parar de gastar tempo e dinheiro, já que existem vários emuladores de Android, inclusive da própria Google.

1 curtida

Usando o WSA Tools é só dar um clique duplo no apk e ele instala.

Fora que poderia usar a propria MS Store pra distribuir os apps, era só chegar pros devs e falar, galera upa seu APK na MS Store, e tava tudo certo já que é a mesma arquitetura do android e os devs não iam gastar nada a mais.

Os devs ganhariam mas base de usuários e a MS poderia ganhar com a taxa de comprar in-app.

Mas qual a ultima vez que a Microsoft acertou uma bola dentro né. Então fica o prejuízo do que foi gasto pra desenvolver o WSA até aqui.

2 curtidas

Hoje em dia as big techs estão abandonando quase tudo e focando em IA. A Apple fez o mesmo, perdeu 10 bilhões USD nos carros autônomos e desistiu.

1 curtida

Ué mas o carros autônomos não usam justamente inteligência artificial ?