Starlink se une a operadora para levar internet via satélite a celulares

Essa eu quero só ver. Eu continuo cético.

1 curtida

Sms eu não duvido que consigam mandar, mas não deve passar disso, qualquer coisa com mais banda ou que necessite de uma comunicação bidirecional confiavel (como o whatsapp) eu acho pouco provavel.

3 curtidas

Tem um tweet do Elon comentando que vai ser algo em torno de 2MB, realmente só pra mandar mensagens (SMS, WhatsApp, Signal).

2 curtidas

Nesse sentido, a pergunta que surge é se a internet da Starlink realmente vale os custos.

A questão é que a internet da Starlink é pra quem não tem nenhuma outra alternativa.
Se você tem acesso a dados móveis, fibra, ADSL, internet a radio ou até mesmo internet discada, Starlink não é pra você.

7 curtidas

Assisti a Live do anúncio e não vai ser de graça não, vai ser de graça só pra quem já paga pelos planos mais populares da T-Mobile. Os usuários dos planos mais baratos vão pagar uma taxa menor do que a cobrada pelas operadoras via satélite atualmente, ou seja, não vai ser pouco.

2 curtidas

N possibilidades. Fiquei muito curioso pra saber como funcionará… Isso ainda bate com uns rumores de antes do iPhone 13 e Apple Watch 7 que possivelmente viria com cobertura via satélite, o que mostra que eles já estavam testando isso a um tempo.

No Watch isso deve ser insano! Sair só com o relógio e ir mesmo para locais sem celular, mas ainda ter o suficiente pra caso de uma emergência

4 curtidas

Deixamos isso mais claro no texto, obrigado!

O Whatsapp requer bem pouca banda, se você deixar vídeos e fotos de fora… Até aquelas mensagens de áudio são bem compactas… Se não me engano o codec dele usa compressão de 16 Kbps.

No anúncio o próprio Elon Musk disse isso ai… Texto e informações de telemetria vão poder ser enviadas sem problema… Talvez até fotos. Ainda é tudo muito experimental mas certamente a banda vai aumentar a medida que colocarem mais e mais satélites em órbita.

O que é engraçado de notar… Lá nos EUA o plano mais popular não é o plano mais barato. Aqui no Brasil é simplesmente impossível de acontecer isso. As pessoas contratam sempre a opção mais barata, nem mesmo se dão ao trabalho de olhar o que as próximas opções oferecem.

o meu questionamento nem é a banda, e sim a necessidade do handshake que qualquer programa baseado em IP precisa (a não ser que façam uma implementação UTP dele), enquanto que o SMS pode simplesmente ser enviado dezenas de vezes sem o satélite ter de confirmar que recebeu ele corretamente, o celular só precisa de potencia pra enviar o sinal, não de uma antena sensível o suficiente para receber o sinal de volta.

Boto fé disso acontecer não, satélites de Musk estão a mais de 300 km de distância, e celular tem uma toda limitação para enviar e ser estável

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.