Starlink prepara serviço de telefonia celular via satélite

Tá aí um serviço que faz sentido a cobrança por uso, do tipo, eu pagaria até 1 real por SMS para usar ele em uma emergência, afinal 2 ou 3 mensagens já seriam o suficiente para me salvar.

E seria ótimo embarcar nos carros esse tipo de dispositivo também (não só nos novos, mas nos atualmente rodando), com algum botão para ativar um SMS de emergência ou interligado com algum sistema do carro como o airbag.

8 curtidas

Está aí um modelo de negócio que quebraria qualquer empresa :rofl:

Muito interessante, quero ver isso em ação.

Desde 1997 existe celular satelial para o público e só hoje poderão fornecer esse serviço. Demorou mas chegou

Acredito que a grande maioria das empresas vão querer se associar a assinaturas devido ao alto custo de renovação dos satélites que é algo que será constante pelo que vi, os satélites da SpaceX tem uma vida útil de 5 anos.

Deu tão certo que as duas empresas (Iridium e Globalstar) pediram chapter 11 poucos anos depois HAHA.

Aliás, os aparelhos do lançamento da Globalstar eram celulares normais também, além de usarem satélite (CDMA e AMPS no caso dos modelos da Qualcomm, GSM nos Ericsson).

Eu continuo cético com esse negócio de telefone por satélite direto em celulares tradicionais. Vai precisar de aprovação em todos os países que forem liberar isso, vai precisar coordenar e trabalhar com as operadoras locais e a largura de banda deve ser horrível, fora o histórico de promessas não cumpridas das empresas de você-sabe-quem.
Pra SMS/mensagens de texto talvez funcione (certamente melhor que nada).

Lembrando que AST SpaceMobile tem um satélite absolutamente gigantesco pra conseguir fazer a coisa funcionar.

As montadoras lendo isso:

Ah, mas era muito caro. Era uma loucura também porque ele imputaram a mesma dificuldade do uso do SMS aqui. Resultado é que no Brasil ninguém quer SMS nem pintado de ouro.

Satélite? Continua caro. Abre o site da Globalstar ou da Iridium e caia duro com os preços.

É, mas a Iridium já detinha a tecnologia, mas só lançou o Iridium Go quando a SpaceX começou a trabalhar nesse projeto, por exemplo. Baixaram até os preços.

2014, afaik, lançaram o Go. De qualquer forma, se a Iridium ainda tá caro, imagina o resto. E a Iridium tem até algo que a Starlink (ainda) não tem: links entre os satélites.