O pessoal acha mesmo que a internet vem importada do EUA pelo ar kkkkkkkkk
Eles estão espalhados por todas as regiões do Brasil.
Centro-oeste não possui estação na lista.
Não é achismo, a própria matéria explica:
O serviço da Starlink provavelmente continuaria funcionando no país, já que os satélites possuem condições de conversar com outros equipamentos de solo espalhados pelo mundo. A qualidade do acesso, no entanto, tende a se deteriorar, com uma rede mais lenta.
Não teria a mesma qualidade, por culpa da física (mais precisamente do limite da velocidade da luz no vácuo do espaço), mas continuaria acessível sim. Não exatamente dos EUA, mas de outros países na área de abrangência dos satélites em LEO (Low Earth Orbit), com certeza.
Muito inteligente(SQN) a anatel revogar a autorização(ou concessão sei lá) da Starlink e ferrar todos inclusive o Governo Brasileiro…
Não se preocupe, as forças armadas do Brasil não ficarão desamparadas, uma vez q essa tecnologia n é exclusividade da Starlink. E n sei vc, mas tenho q impressão que as forças armadas do Brasil iriam preferir usar a internet de uma empresa q respeita o poder brasileiro e n a infra de um fanfarrão q acha q tá acima de tudo e todos no Brasil.
E qual seria a solução? O sucatão da telebrás que não funciona direito?
Inclusive Argentina e Chile, nem precisa ir nos EUA.
A outra solução é a HughesNet, que atua em GEO (órbita geoestacionária) e tem uma latência muito, muito maior que a Starlink:
A longa distância até a órbita geossíncrona usada pelo HughesNet aumenta a latência para mais de 600 ms, mais de 10 vezes mais do que os sistemas terrestres ou de órbita baixa da Terra, como o Starlink, tornando-o muito menos competitivo para aplicações como videoconferência e videogames.
Quanta agressividade, jovem! Achei q fosse fã - já q tava todo preocupado com as forças armadas do Brasil. Mas pelo visto, é hater do Brasil.
Mas te respondendo, Amazon é uma das empresas q tá entrando pra concorrer com este tipo de internet aqui no Brasil! E já tem sinal verde pra operar!
N vou entrar no ponto político! Claramente vc tá contaminado d+!
Mas só pra te ajudar um pouco: nem tudo, alias… quase tudo, n se resume a direita/esquerda. Vivemos num mundo tridimensional e não podemos separar tudo com A ou B.
Quem mais tá disponibilizando internet de orbita baixa e alta velocidade?
Quantos satélites ela tem em funcionamento hoje?
Sim! Tá em fase inicial, mas já tem as aprovações, tem q lançar satélites ainda, então tem muito chão. De qualquer forma, há outras opções com latência maior, como vc mesmo informou, enquanto essa da Amazon n fica pronto.
De qualquer forma, empresa nenhuma tá afim de ficar nas mãos de uma empresa. Por isso n faz o menor sentido deixar a SpaceX fazer o q quiser no Brasil e o Brasil deixar só pq tá dependente.
Hoje nenhum, mas já já tá tudo on!
Pois é, e aí que está o problema: imagine um quartel das FFAA, ou uma escola em Manaus ou Fernando de Noronha, com um atraso de no mínimo 600ms. Sim, porque tanto FFAAs quanto escolas têm usado Starlink devido à praticidade, acessibiilidade e, princiipalmente, pela baixa latência que permite tipo… coisas em tempo real, como videoconferências…
A OneWeb já tem operacional, e dependendo dos requisitos a O3b mPOWER da SES também pode servir.
A operação é baseado onde o serviço é ofertado ao usuário final, independentemente se as base stations estejam em outro país.
Operar sem otorga nesse caso é um crime muito, mas muito mais grave e que é coberto pela maioria dos tratados de extradição, ele colocaria ele e os sócios em uma batalha judicial internacional.
Essa queda de braço ele não vai ganhar, deve terminar em breve.
Por alguns meses?! N seria um problema grave. E ninguém ficaria no escuro.
Grave mesmo é depender de empresa instável q acha q pode fazer o q bem entender.
Me espanta a gente não ter puxado um cabo submarino até lá até hoje. Podiam usar a sobra de dinheiro do GIRED/EAD pra isso em vez de inventar moda. Já que usaram parte da grana pra puxar cabo subfluvial…
Manaus tem backbones de fibra já.