Starlink lança primeiros satélites que fornecem rede a celulares

Startlink, viu que ser uma “rede neutra” é muito lucrativo,.
Bom pra lugares onde é ruim o alcance de sinal móvel,
ou onde manter um site móvel não é lucrativo ( cidades pequenas ).

4 curtidas

Vejo potencial no uso em locais onde existe censura, como por exemplo Coréia do Norte, China, ou Irã. Agora é ver se o bilionário vai usar os satélites pra auxiliar na liberdade de expressão global ou se vai ficar só na bravata mesmo, como foi no Twitter.

No Irã já usaram a Starlink pra isso, na China também é viável, mas com o nível de totalitarismo da Coreia do Norte é quase impossível que alguém que não seja da elite da elite do politburo use algo do tipo.

Basicamente vai ser uma internet discada via satélite, já que a banda de cada satélite seria 7 Mbps.

Se funcionar com um modem/roteador 4g comum, sem precisar de uma antena especifica da starlink, vai ser ótimo como uma conexão de emergência rápida de implementar para lugares isolados, espero que pensem em vender pacotes de dados pros satélites sem depender das operadoras convencionais.

1 curtida

Acho que a ideia é esta.

Funciona com qualquer equipamento (celular, modem…) que tenha suporte à tecnologia 4G (LTE). No caso de celulares não precisa conectar nenhuma antena externa, porém o aparelho precisa ter visada livre do céu, em outras palavras, precisa estar a céu aberto.

Mas seu comentário me fez enxergar outro uso possível: um modem LTE comum conectado à uma antena externa apontada para o céu. Isso permitiria usar a conexão de dentro de casa. Será que com este setup a antena externa ofereceria um ganho de sinal capaz de aumentar um pouco a velocidade? :thinking:Estou apenas conjecturando…

Estão deixando ele reinar a vontade.

foi exatamente esse cenário que eu imaginei, uso de algum modem externo ou com antena externa para ter o acesso interno a essa internet, isso seria perfeito em situações de desastres e emergência.

1 curtida

Não funciona assim. Não é simplesmente colocar um satélite em cima do país e sair operando. Precisa de toda homologação e compra de licenças pra operar em cada país.

Até por isso a Starlink vai funcionar como antena pras operadoras tradicionais e não operar sua própria rede.