Starlink, internet da SpaceX, chega a 60 Mb/s e ping de 20 ms

Originally published at: Starlink, internet da SpaceX, chega a 60 Mb/s e ping de 20 ms – Internet – Tecnoblog

Starlink, rede de satélites para internet da SpaceX, alcança 60 Mb/s de download na fase beta; meta é chegar a 1 Gb/s

1 curtida

Só nomenclatura.

1 curtida

Ambos significam “megabits por segundo”. No Tecnoblog convencionamos usar Mb/s.

1 curtida

a letra ‘b’ minuscula significa bits, ela maiúsculas significa bytes.
cada byte é formado pelo conjunto de 8 bits.
logo:

Mb/s = Mbps
MB/s diferente de Mbps

1 curtida

Não foi o que ele perguntou, ele quis saber se havia diferença entre “p” e o “/”, e responderam que não há, ambos indicam “por”, isso é, a divisão de uma unidade por outra.

1 curtida

15Mb já é suficiente pra praticamente tudo hoje em dia, pensou se eles vendem um pacote com 35Mb por um preço justo e a com a facilidade de funcionar em qualquer lugar, putz, melhor dos mundos!

Pessoal em pleno 2020 com dificuldades de interpretar as velocidades. Vamos lá.

O que é mais pesado: 1kg de cimento ou 1000g do mesmo cimento? Ambas são grandezas diferente.

Da mesma forma a velocidade de internet. O marketing dos provedores de internet vendem a velocidade em MEGABIT que no caso é (8) oito vezes maior o numero que o MEGABYTE. Já os programas que gerenciam donwloads, (torrents, gerenciador de download e os navegadores) medem a velocidade em MEGABYTE (MB/s) que é oito vezes menor que o MEGABIT.

Vamos aos exemplos:

Quando um plano de internet vende a internet a 120 MEGAS ele quer dizer que o plano tem velocidade de 120 MEGABIT. 120 / 8 = 15. No caso, você vai conseguir baixar no máximo a 15 MB/s (MEGABYTE) que vai aparecer no seu gerenciador de download.

15 MB/s = 120 Mbps = 15 MEGABYTE = 120 MEGABIT = 120 MEGAS.

Acho que deu para entender.

2 curtidas

o que mais vejo é o pessoal confundir bits com bytes na velocidade de internet e saírem dando rage na internet dizendo que a operadora só entrega 10% da velocidade contratada.

3 curtidas

Putz, agora que fui entender a dúvida ele, ele confundiu o MB/s com o Mb/s, tinha entendido que ele estava em dúvida entre o “/s” e o “ps”.

Então eu estava certo rs, por um instante pensei que havia interpretado errado sua pergunta. Mas em geral usam o “p” somente com Mb, em “Mbps”. MB geralmente usam o “/s”, em “MB/s”, eu nunca vi usarem “MBps”, justamente para evitar confusão, eu creio.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.