Stand-up da Netflix acusado de transfobia é elogiado por CEO; “faríamos de novo”

É muito Mi mi mi

10 curtidas

Querendo ser advogado do diabo, eu decidi pesquisar a fonte do motivo desse turbilhão todo, visto que eu sequer cheguei a assistir este especial, mas pelo que entendi (quem tiver o que acrescentar, agradeço, pois vai ser difícil de eu assistir o programa no curto prazo), o principal motivo do Chappelle estar sendo chamado de transfóbico foi por conta de piadas feitas contra as polêmicas envolvendo uso de pronomes, o que por si só é um buraco de minhoca e ele ter zuado dizendo que era “Team TERF” e se compadecia com a J.K. Rowling, coisa que apesar de ser algo sarcástico, consigo entender o tom de mal gosto, visto as patifarias que a J.K. anda fazendo.

Sobre a piada com os pronomes em si, eu apesar de compadecer pelo direito de ser chamado conforme você se indentifica, tem muita gente histérica de Twitter que não tolera enganos e que anda sendo ouvida até demais, o que meio que abre precedentes pra piada, não?

5 curtidas

Lembrei disso aqui

7 curtidas

Eu nem vou tentar explicar o porque aquilo não foi transfóbico até mesmo o porque quem acha que é vai lutar até o ultimo para cancelar ele e nunca que vai tentar ver aquele especial com o olho de quem o fez, nem com os olhos de quem era referenciado…

Quem não gosta, simplesmente não assiste. Simples assim, uai. Deixa o cara fazer o que quiser. Essa mania que o povo tem de querer controlar os outros com base no ponto de vista deles é absurdamente ridiculo… Você não pode fazer isso porque teu ponto de vista não permite, os outros não tem o mesmo ponto de vista.

E sim, o especial foi excelente. Você via que não era insultar, tirar sarro de alguém que se matou por culpa da toxidade da própria comunidade lgbt (pode procurar o motivo que a pessoa se suicidou contada pelos próprios parentes) e sim fazer uma homenagem a alguém que ele realmente curtia, que era amigo e etc.

E se realmente foi algo tão abominável para a grande maioria, porque não se unem e vão na justiça contra? Sério… deixem o cara fazer comédia… qualé.

13 curtidas

O verdadeiro resumo é: na grande maioria dos casos quem se ofende nem é a pessoa que deveria, é apenas alguém que quer “militar” sem motivo. Pq quem deveria se sentir ofendido no vídeo, não sentiu.

Obs.: Não estou dizendo que esse é o caso da Netflix, afinal, no caso foi uma trans que reclamou das falas supostamente transfóbicas, então tava no seu direito de fala (falo supostamente pois não assisti o especial pra formular minha opinião).

8 curtidas

Listei aqui:

Não é apenas pelo uso dos pronomes. Na época foi principalmente por atacar uma suposta amiga (que na real era só conhecida e ele ridiculariza no show).

1 curtida

Só não assistir.

8 curtidas

Exatamente. O que eu não gosto, eu ignoro. Não fico criticando ou tentando cancelar.

Eu não tenho religião. Não é por isso que vou em uma missa criticar quem gosta.

Foco no que eu gosto e procuro conviver mais com quem e parecido.

Agora piada é piada uai. Apenas isso. Quem se leva a sério demais, apenas sofre mais.

8 curtidas

Ela não se sentiu ofendida porque ela adorava as piadas do Dave, segundo as irmãs, o Dave era o mundo dela… (e especialmente porque ela havia se suicidado um pouco antes…)
Se as irmãs dela -que dentre todas as pessoas do mundo seriam as que mais teriam motivos para detestar o Dave se realmente fosse transfobia- diziam isso, porque a “internet toda” quer queimar o Dave e desqualificar a amizade dos dois? Sério…

Sim, mas não foi a trans que o Dave homenageou… foi uma aleatória qualquer por ai. Mas enfim…

5 curtidas

Raaapaz, de fato, listando desse jeito, eu posso concluir realmente que dá pra definir esse tipo de piada como um “close ruim”…

Eu entendo o pretexto de humor ácido voltado para a autocrítica, vista a máxima de que tem que estar disposto a apontar seu pior pra ser alguém melhor. Mas honestamente, já faz um tempinho que eu saí da adolescência, aonde depreciação como força matriz de como enxergar o mundo era o meu “copium” para lidar com meus problemas. Pelo o que está listado aí, eu não consigo listar nenhuma dessas abordagens como supostas críticas que refutam gente vaidosas dentre outras minorias. Isso aí é tentar rebater escrotidão sendo tão escroto quanto.

Realmente peço desculpas aos que acham que agir como edgelord algo maduro e autorreflexivo pois “te faz ser menos bunda mole”, ou os que ser uma pessoa escrota livremente é algo inofensivo, mas eu só acho que a gente não tá mais nos anos 900 pra considerar insulto um método de socialização válido. Da mesma forma que reclamam que as pessoas não deveriam assistir se isso lhes incomodam, ver gente incomodada por apontarem que uma piada foi de mal gosto e que levanta uma moralidade um tanto dúbia se encaixa perfeitamente no meu conceito de “chumbo trocado não dói”.

2 curtidas

Até dá pra entender outros tipos de humor ácido. Dá pra zoar as “Karens”, os ricos que gastam dinheiro à rodo com coisas fúteis…
O que não dá pra aceitar, em pleno 2022, é ridicularizar a pessoa pelo que ela é. Uma mulher, um negro, uma pessoa trans ou qualquer outro no espectro LGBTQ+ não está ali por escolha, vontade. É como a pessoa é.

Quem fala e quem concorda (usando a falácia do “mimimi”) com esse tipo de piada, ridicularizando a pessoa em si, também deve achar super normal falar que negros são macacos, que gordos são baleias, que nordestinos são pobres, ou falar que todo chinês fala ‘pastel de flango’ e tudo mais que se possa imaginar.

6 curtidas

Eu sinceramente não acho que seja mimimi, mas sim como você lida com essas coisas… como alguém gordo que adorava pizza da escola, descendente de japonês, estrábico, que usa óculos fundo de garrafa, manco, etc e que ainda sofre “bullying” sobre tudo isso… Posso te garantir que se tu não aceitar-las como verdade absoluta sobre tua pessoa elas não passam de palavras jogadas ao vento… é melhor ser tudo isso que ter de fazer esse tipo de coisa para sentir algum prazer na vida. (Se alguém falar que eu não sei o que é discriminação, ser seguido em lojas… eu já fui seguido em loja por funcionário e fiz a pessoa seguir bem de perto, segurando a cesta para ter certeza que eu não estava roubando nada… para deixar ela bem sem graça mesmo. Se quer me seguir, pelo menos seja útil.)

A diferença na vida que dá entre ser vitima e ignorar esse tipo de coisa é uma coisa do outro mundo. Tu não fica refém do pensamento/criticas alheios e isso é libertador e transformador… Não digo que é fácil, pois já troquei muito soco (não é a melhor solução) na escola por causa disso… mas se não tentar muito, não consegue. E quanto mais tu sobe nessa linha, mais insignificante essas pessoas ignorantes lhe parecem.

Aposto (e ganho) que você não gosta de absolutamente todo mundo, então para que querer que absolutamente todo mundo goste de você? É um esforço inútil, nem Jesus conseguiu isso. (apesar de atualmente ser ateu, já fui católico…) Tenha seus amigos, cuide da sua vida e que se foda os outros. Mas enfim…

E sem essa de “banalização da violência”… isso, querendo ou não, é a natureza humana nua e crua… as pessoas se separam naturalmente em seus grupos. Não dá para mudar todo mundo da noite pro dia, mas você pode começar a se fortalecer o quanto mais cedo. E quanto mais forte tu se torna contra essas coisas, menos tu sofre. Mas claro que isso vai do nível de maturidade emocional que a pessoa tem ou vai desenvolvendo… e se necessário, existem profissionais da saúde mental para auxiliar o processo. Até na rede pública, antes que alguém mencione que são caros… SAÚDE MENTAL É IMPORTANTE E DEVE SER LEVADA MUITO À SÉRIO. E cuidar da própria saúde mental é uma coisa que só você pode fazer por si mesmo…

1 curtida

Vamos lá, muitos itens.

Nem todo mundo consegue lidar de forma ok com isso.

Isso é horrível e aqui que entra o que falei na postagem anterior. ABSOLUTAMENTE NINGUÉM deveria passar por bullying, discriminação ou o que quer que seja, por ser o que é. Você é descendente de oriental, não é algo que você escolheu e querer te ridicularizar por isso não é sobre você e sim sobre quem faz a ofensa.

Pode parecer “ok” lidar com isso, só não se importar. Mas é papel de quem tem o mínimo de consciência rechaçar esse tipo de comportamento. Não é só “ah, é só não assistir”. Se a gente continuar com essa ideia de “não me atinge, então ok”, ainda veríamos negros sendo escravizados. Aliás, é exatamente por pensar dessa maneira (de não ser atingido diretamente), que ainda existem pessoas que acham que pessoas negras são de uma raça inferior e devem ser subservientes aos brancos.

Quem tem consciência não pode relativizar sofrimentos e querer classificar qual é mais ou menos sofrível e escolher os que devem receber atenção. Todos são horríveis e já passou da hora de, se não fazemos algo ativamente para extirpá-lo, ao menos apontar o dedo e falar “tá errado isso aí”.

Infelizmente não é apenas este problema. Ao reforçar preconceitos (no caso do Chappelle) e ter sua voz ouvida por milhões de pessoas, eventualmente vai chegar no ouvido daqueles que acham que podem quebrar lâmpada na cabeça de um LGBTQ+ na rua só porque aquilo ali é uma “aberração”, ou matar uma pessoa trans, só porque ouviu de um famoso falar que aquilo ali não é certo.

Não é banalização se uma parcela do grupo diretamente apontada está sendo morta, somente por ser quem são.

4 curtidas

Sim, eu sei muito bem disso, não é como se eu não tivesse sofrido isso na pele. Mas isso é uma coisa a ser trabalhada, não some da noite pro dia. O tempo necessário varia de pessoa para pessoa, para uns leva tempo uns levam seis meses, outros 10 anos… (quanto mais cedo se começa à cuidar da saúde mental da pessoa, melhor.)
Sim, bullying é uma coisa chata, que não deveria existir, porém existe e quem faz não se importa em fazer… então o melhor jeito é se blindar contra esses comportamentos negativos sem se blindar contra o lado positivo da vida…

Exato… porém isso é meio que uma utopia, um mundo no qual todo mundo se respeita e não precisariamos de leis para botar um pouco de bom senso nas pessoas… seria um mundo ideal. No nosso mundo Isso é uma coisa da vida, nem toda pessoa tem a conciência que isso é ruim ou que isso causa danos. Alias, algumas até sabem e fazem de propósito por causa do carater ou porque elas sequer consideram as outras como gente… Isso é um problema? Sim, mas não para eles. Não dá para esperar que os outros mudem… mas dá sim para trabalhar o psicológico para reduzir o tanto que isso afeta ou não.

Então, vou falar uma coisa que tu não vai gostar (e provavelmente vai flagar esse comentário/conta): indigena e branco podiam ser escravizados, né? Porque isso existia… alias, ainda existe.
Vale lembrar que a escravidão mundial não foi exclusivamente negra… apesar de boa parte ter sido, incluindo a americana (continente). Mas em partes isso aconteceu porque vendiam outras tribos como escravos…
E não, toda a forma de escravidão deveria ser extinta… não só de uma cor de pele ou outra…

Eu sou contra racismo porém nem tudo que parece racista é de fato racista pois não tem a intenção de ferir ou magoar. Se a pessoa falou bobagem, percebeu e se desculpou, a pessoa ainda é racista? Vejo muita gente de pele mais escura fazendo piada sobre temas que você acusaria de racismo. O pessoal da minha sala vive fazendo isso e ninguém se mata por isso. Mas isso “é só entre amigos”, então Thiago Carmona, Léo Ferreira, Yuri Marçal e etc devem ter bastante amigos… né? Esses são excelentes comediantes que eu seguia quando tinha tempo…

Não é questão de relativizar sofrimento e sim fazer as pessoas conseguirem andar com as próprias pernas sem ser TÃO afetadas por esses comportamentos negativos. É óbvio que tu tem de se sentir revoltado contra alguma injustiça… mas em hipotese alguma tem de ficar refém do sentimento ruim que consome tua vida enquanto o infeliz que fez tá lá livre nem lembrando/sabendo que tu existe… se ele fez de propósito, ele atingiu seu objetivo…

Reforçar como? Ele estava falando de uma amiga… de um jeito que ela gostava e curtia. Sei lá se seria respeitoso com a pessoa não homenagear-la da forma que ela estava acostumada a ser.

E isso lá é certo? É por isso que eu falo do bom senso… de não se fazer com os outros o que não quer que se faça com você. Mas nem todo mundo é assim. (Mas eu realmente não lembro dessa parte do especial… já faz tipo uns 2 anos desde que eu vi)

Isso ai é um problema real… porém não dá para dizer só porque o Dave fez “uma piada que pegou mal” ou usou um termo ofensivo ou outro que ele é -ista e que vai sair matando as pessoas… o que conta nesse caso é se a pessoa é homicida ou não.

1 curtida

Cara, entenda uma coisa. Você colocar assim, está jogando a responsabilidade na vítima.
Eu entendo o seu ponto, concordo que sim, é necessário a pessoa se blindar, mas o ponto da discussão não é como cada um responde aos efeitos e sim que se deve combatê-los.

Sim. Mas a partir do momento que chamo a dor do outro de mimimi, é compactuar.

Dá pra fazer com que sejam punidos. Como você mesmo disse que existem leis, para tudo que estamos tratando nesta postagem, existe uma (ao menos no Brasil) e que muitos ainda insistem em desconsiderá-la. É preciso punir mais, para aprender “à ferro e fogo”.

Sério mesmo que você vai levantar isso como argumento? Depois de falar tudo que eu já falei, acha que está trazendo uma informação nova? Cara, cresce. Só isso.

Racismo não é apenas o que fere. Se você pensa assim, sinto lhe informar, mas você é muito mais racista do que pensa.

O próximo argumento será o quê? Que a meritocracia existe? Que é só mentalizar e se consegue tudo que quer?

Estava falando de uma pessoa que mal conhecia, que não sabia nem que ela deixou um filho. Ela o tratava como um ídolo (e não sabemos como era a relação). Mas sabemos que ele não ofereceu nenhum suporte pra uma suposta “amiga” que estava sofrendo ameaças. Ótima maneira que ele trata os amigos.

Validação do discurso / das ideias. Era da pós-verdade. Procure se informar e depois dá pra voltar a debater ideias.

3 curtidas

Coisa que eu nunca fiz. Tem uns que não se importam mesmo.

Quem não se esforça, não consegue. Isso é fato… (e nem todo mundo que se mata de tentar, consegue…)
E mentalizar para conseguir é coisa do personagem com o teu nick do X-Men. hahaha

Sério mesmo? Uma pessoa que ele não conhecia e não sabia que deixou uma filha… Então porque ele fez um fundo para ajudar o filho dela?
Eu posso dizer com certeza absoluta que nós não sabemos de absolutamente nada sobre ele… Ao menos eu não vivo colado nele para saber tudo o que ele fez ou não. Tu vive colado nele? Se não, então?
É muito fácil julgar e acusar alguém de mal amigo quando essa pessoa não conta para os outros. Se tu um dia tiver um amigo que se suicide (espero que não tenha), acredito que tu não vá querer que digam que tu foi mal amigo por não saber de tudo que se passou com a pessoa…

A verdade sempre depende de para quem tu pergunta. Muita coisa que tu escolhe ser a tua verdade, pode não ser bem a verdade real… e você pode estar acreditando em coisa errada ou distorcida. Já te adianto que nenhuma verdade é absoluta.

Então… por discordar que nem tudo deveria ser considerado racista/homofobico/etc, eu devo ser racista pra caramba. Vou ver se já tenho carta branca para comprar gasolina, cruzes e um capuz branco…
Sério mesmo… isso ai é absurdamente nonsense… não é necessário ter sindrome de hiperidentificação ou empatia patológica para se importar com os outros.

Edit: cadê o resto da resposta?! argh… preguiça de digitar tudo de novo…

1 curtida

Hoje em dia questionar, duvidar ou reclamar é errado, tem que aceitar e ficar calado, fazer piada então é linchamento em praça publica. Coisas que só acontecem na internet claro, assim como esta discussão toda ai pois no dia a dia ninguem liga.
Não vale gastar teclado.

“Cara eu tenho 1,60 e fiquei extremamente ofendido com essa sua declaração, estarei tomando medidas para te punir por essa declaração horrorosa. Pleno 2022 e as pessoas que conseguiram crescer ficam com essa mania de mandar as pessoas crescerem. Vou chamar minha turminha para descobrir onde você trabalha, vamos ligar pra lá, vamos chantagear seu empregado até vc ser mandado embora.”

(contém ironia)

Esse é um ponto interessante. Apesar de toda a polêmica e a discussão no tópico, eu vejo que se a gente for medir piada/humor de acordo com quem se sente ofendido, não sobrará piada nenhuma.

Sempre haverá alguém que se ofende com o que quer que seja. Há pessoas, por exemplo, que entram em depressão profunda pq não conseguem se encaixar em algum padrão na sociedade, seja de beleza, de engajamento, de sucesso profissional, etc. E há piadas quanto a isso também a rodo.

Enfim so to dizendo, ou você para com todo tipo de piada que alguém pode achar ofensivo (como eu disse, sempre haverá alguém), ou não para com piada nenhuma.

3 curtidas