SSD não reconhecido no boot da BIOS e instalação do Windows

Felizmente consegui fazer meu mini PC dar vídeo ao trocar as memórias, porém meus problemas não acabaram. :disappointed_relieved:

Agora ao tentar seguir para o próximo passo que é instalar o Windows no SSD, o instalador simplesmente não reconhece o SSD instalado, mesmo estando formatado e funcional.

Indo na BIOS para checar as coisas, vejo que ele está lá identificado na sessão “SSD NVMe”:


Porém não aparece na lista de boot:

Já desativei o boot seguro como vi em alguns vídeos, mas também sem sucesso.

Aos experts da área, podem me conceder uma ajudinha, por favor?

Deixa o boot seguro ligado. q

Qual SSD tu botou no PC?
Engraçado o UEFI enxergar o SSD mas o Windows não…
Qual Windows é esse? 10? 11? 7?

É um Kingston (2º imagem).

Não enxergou não, aquele SanDisk (última imagem) ali é o pen drive da ISO do Windows.

Windows 11

Tenta o seguinte: na instalação do Windows 11, SHIFT+F10

ai no prompt

diskpart
list disk
select disk 0 (se só tiver o SSD, deve ser 0 mesmo)
clean
create partition primary
exit
exit

Fiz isso e sem sucesso.

Ele chega à enxergar o nvme no diskpart?

Sim, aparece lá.

Então vamos mudar um pouco:

  • diskpart
  • list disk
  • select disk 0
  • list partition
  • clean (se tiver alguma partição)
  • create partition primary (se não tiver nada)
  • select partition 0
  • format fs=ntfs quick
  • active

Já fiz também.

como tu criou o disco de boot? Usando o instalador do site da microsoft? Tem versão pra mac dele?

Baixei a iSO no site da Microsoft e instalei com o Balena Etcher no macOS.

Esse UEFI (Aptio) eu nem lembrava que existia… mas to achando que o problema pode ter sido na hora de fazer o pendrive ou coisa do genero… tu não tem acesso à uma maquina com Windows pra tentar o instalador oficial? (sei lá)

Xove se acho alguma outra ideia. Será que esse PC ai não tem um chip controlador do NVMe que o instalador do Windows 11 desconhece? (Mas seria estranho ver no diskpart)

Ué, e quanto a BIOS? Lá ele não aparece na lista de boot, só tem o pen drive.

A bios, na parte Advanced está em AHCI?

Ela pode está ata ou Intel smart response…. Se tiver, coloca em AHCI

E onde estaria isso? Já revirei essa infinidade de submenus.

sata configuration

Não aparece nada. Eu estou com um NVMe instalado.

Fazendo isso você vai formatar o disco como MBR, para usar o UEFI e o boot seguro, o disco precisa ser formatado como GPT. Tem que dar um convert gpt após o clean, também não precisa dar o active no final porque no GPT não existe o conceito de partição ativa.


@GustavoGuerra, se o diskpart enxerga o SSD, o problema vai ser com a sua mídia de instalação. Tenta recriar o pendrive em outro computador, ou então copiar os drivers do chipset e instalar manualmente quando chegar na tela do print do post inicial (mas a causa mais provável é o pendrive não ter sido criado corretamente).


@123 o SSD do Gustavo é NVME, logo nenhum ajuste nas opções SATA vai surtir efeito…

Mas ele não deveria aparecer pelo menos na BIOS? Ou isso só acontece após instalar o Windows??

Posso tentar recriar o pen drive em outro PC usando o própria app da Microsoft, já que drivers não espero achar nada desde made in china.

foi o que eu tinha pensando

mas tive esse problema com o inspiron 14z5423, mas era m2 sata