Spotify não aumenta preços devido à pirataria

Para o CEO do Spotify, a empresa não aumenta preços pois “aumentos de preços incentivam a pirataria”.
Isso pode explicar a dificuldade financeira de serviços de streaming de música, mas há outra razão para isso: as músicas no YouTube.
Fonte ( em inglês): Spotify: Price rise 'could push users into piracy' - BBC News

1 curtida

Na minha visão o Spotify ainda não se pode dar ao luxo de aumentar preços quando ainda tem muitos mercados para conquistar e concorrentes fortes no jogo.

Apesar de líder no segmento, acredito que cobrar mais agora neste momento pode fazer muitos voltarem aos planos grátis (que dão prejuízo) ou optarem pelos rivais.

Quanto a pirataria, não enxergo ela no segmento de música como uma realidade presente. Hoje o usuário leigo não vai recorrer a downloads ilegais como no passado, mas sim ao YouTube.

2 curtidas

vejo muita gente baixando musica do youtube ainda.

2 curtidas

Não é o que vejo. Vejo muitas pessoas ainda utilizando .MP3, comprando pendrive pela OLX ou baixando músicas do YouTube ou Deezer/Spotify. A OLX é cheia de pendrives com 400 músicas pra vender kkkkk

De fato ainda existe esse comércio ilícito de músicas, mas não é nem perto do que era com os programas P2P do início do milênio.

Hoje é muito mais fácil pro usuário leigo acessar o YouTube ou simplesmente usar a versão grátis do Spotify.

Há ainda as alternativas para aqueles “mais avançados”, como apps piratas no Android que removem os ads e limitações, mesmo assim é uma fração bem limitada que usa.

Fácil pra quem tem internet residencial, né? Apenas 36 milhões de Brasileiros tem internet residencial ilimitada em casa (fonte: Anatel). As vezes nem o YT Vanced salva, pois ele não permite o download de músicas. No interior é comum ver estudantes utilizando a internet da escola para baixar .MP3 por não terem acesso a internet ilimitada em casa.

Uma vez questionei alguns amigos pra saber o motivo deles ainda utilizarem .MP3 com tantos serviços de streaming online a disposição e tendo internet ilimitada em casa, a resposta foi praticamente a mesma: “não tenho e/ou não posso ter streaming Premium para poder baixar as músicas e escuta-las fora de casa”.

A internet móvel ainda é muito cara pra ser usada em streaming, seja ele legal e gratuito ou piratão mesmo. Isso atrapalha bastante e contribui pra velha pirataria offline de .MP3.

2 curtidas

Infelizmente a realidade brasileira é decepcionante, e nestes casos não tem mesmo muito o que fazer. Enquanto não houver aumento de renda da população e expansão dos serviços de internet, esses usuários acabam recorrendo a estas soluções.

Mas olhando de uma forma geral, focando no público alvo real do Spotify e demais streamings de música, hoje a pirataria é o menor dos problemas, já que o custo-benefício para tal é baixo.

Voltando ao meu ponto inicial, a concorrência acirrada e a presença do plano grátis são os reais motivos da estratégia de congelamento de preços do Spotify.

2 curtidas

Em termos de mundo, o Spotify não é líder em muitos países e nem disponível nesses países. Rússia por exemplo, ganhou final do ano passado, o Deezer reina na Europa Oriental e África, o Line Music reina na Ásia e o Spotify com essa coisa de expansão aos poucos vão chegando atrasado e não adaptado a muitos lugares.

O Spotify é líder global em volume, principalmente quando adicionamos o seu plano gratuito na conta.

Agora com sua expansão para mais países, o posto tende a se manter, mesmo não sendo o nº1 local.

Spotify hoje já se tornou um item essencial. Simplesmente não saberia viver sem ele mais. E nem chega a ser tão caro assim… na assinatura de estudante, são R$8,50, então acho q n é algo difícil de se manter

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.