SP2: Sinal de celular não chega a bairro da Zona Sul de SP

Na última segunda, o jornal local SP2, da TV Globo exibiu uma matéria sobre a falta de sinal de celular em Vargem Grande, bairro do distrito de Marsilac, zona sul de São Paulo. O bairro fica no meio da cratera da Colônia e não tem antenas impedindo a chegada do sinal de celular às casas. Você assistiu a essa reportagem?

Acho q tem q ter globoplay pra assistir.
De qualquer forma, vai o link da matéria.

SP2 | Sinal de celular não chega a bairro da zona sul Assista online | Globoplay

1 curtida

Acho que não é a primeira vez que ouço falar (e eu nem sou de São Paulo) de Marsilac por esse tipo de coisa. É falta de celular, de infraestrutura, o ônibus que tem que ir por balsa…

Parece que a cidade de São Paulo tem uma lei bem restritiva em relação a onde se pode instalar antenas de celular, isso combinado com a falta de interesse econômico das operadoras geram esse problema.

A solução mais rápida ai era a câmara/executivo pré aprovar alguns locais que poderiam receber antenas nesse bairro e chamar as operadoras pra ver qual tem interesse em instalar antenas ali.

A lei é muito antiga.
Se não mudarem, vai inviabilizar o 5G.
Nesse local da matéria me parece mais desinteresse das operadoras. Pois eu instalava antenas em áreas de mineração bem mais profundas do q esse bairro e as redes eram plenamente funcionais.

O problema não é a profundidade e sim as leis municipais que podem restringir os locais onde ter antenas nessa área.

Não há restrição nessa área. Falo por conhecimento próprio da legislação.
É apenas desinteresse comercial numa das áreas mais pobres de São Paulo.
Mas se tivesse um certo sítio lá, elas instalariam na hora.

Tu já trabalhou com licenciamento de antenas na cidade de São Paulo? essas legislações são municipais, mudam muito de uma cidade pra outra, e tem umas loucuras que não fazem sentido nenhum as vezes.

Sim, trabalhei em SP, RJ, MG, GO e DF, para a Vivo, Tim, Oi, Claro, Nextel e outras q já não existem mais.

Estamos falando de uma área de 200 hectares, com milhares de pessoas.

Marsilac não faz parte, creio eu, da área urbana contígua da cidade de São Paulo (na Anatel consta como lugarejo), então as obrigações de cobertura (80%) não se aplicam. Como é longe da cidade e relativamente isolado, as operadoras simplesmente ignoram.

2 curtidas

Na verdade aquela comunidade, muito provavelmente se instalou ali de forma irregular, pois o zoneamento lá é de proteção ambiental.
Deixaram a irregularidade crescer e se tornou uma comunidade, q não tem como ignorar. Então a prefeitura determinou esse bairro como de interesse social.
Só q esse interesse, como o próprio nome diz, é meramente social. Vão dar atenção, no muito, para questões de saneamento e iluminação pública, q dependem da prefeitura.

Serviço de telecom vai depender do interesse comercial das operadoras. Contudo, lá tem telefonia fixa. Por isso meu entendimento de q é mero desinteresse comercial, pois lá vivem mais de 40 mil pessoas. Até porque ali próximo, na Billings, há vários condomínios de campo, de classe mais alta e nesses locais tem sinal de celular.

1 curtida

E olhe lá, por que se a prefeitura fizer benfeitorias pode ser responsabilizada judicialmente (aconteceu em Caxias do Sul).

Hoje existe um entendimento diferente dessas questões. Não vale a pena remover essas pessoas, a não ser q exista risco iminente para elas.
O Estatuto das Cidades prevê que esse assentamento seja regularizado e, com isso, toda a infraestrutura urbana passa a ser obrigação da prefeitura e demais concessionárias de água, esgoto e energia q, na prática, já existem.
O zoneamento atual de São Paulo já reconhece essa área.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.