Triste pra quem gosta de ficar colecionando capa de plástico que nem eu. E também para quem tem a certeza que a mídia física é a única forma legítima de jogar algo descontinuado (e mesmo assim não é garantia).
Pela dificuldade de achar o leitor de disco do PS5 Slim/Pro, e a dificuldade de achar alguns jogos que foram lançados aqui oficialmente, já imagino que o PS6 terá versão única e exclusivamente digital.
Também tenho cada vez mais certeza de que o único jeito de ter as obras que amo a minha disposição sempre que eu quiser é ou por meio da mídia física ou do arquivo sem direitos autorais em algum armazenamento próprio.
Com a segmentação dos serviços de streaming e a quantidade de obras que não estão disponíveis em nenhum deles, especialmente as mais antigas, nosso refúgio será cada vez mais as mídias físicas.
Creio que Blu-ray não foi nem de perto o que a Sony esperava. Ela queria que fosse tão popular quanto o DVD, mas não chegou nem perto pois, tão logo saiu, começou a popularizar os Stream…
Eu nunca nem cheguei perto de um aparelho que reproduz Blu-ray…
Se contar os últimos anos comprei nem meio gato pingado de mídia blu-ray. E também, não vai ter mais jogos em mídia física.
Agora dá-lhe SSD ou HD jurássico pra guardar tudo!
E a minha mãe tem um leitor comprado a 9 anos funcionando.
Vou falar pra ela guardar e os filmes também, vai que a bolha valoriza haha
Vc diz um blu ray player exclusivamente né?
Pq Xbox One, Series X, PS3, 4 e 5 tecnicamente são todos leitores de bluray.
Tudo é questão de ciclos. Agora a moda é ter vinil, logo menos a moda de ter filmes volta por N motivos.
Mas ainda acho um porre esse movimento da indústria como um todo de priorizar o digital.
Acho que o maior alerta pra mim foi o lance do The Crew, aquilo ali deixou escancarado o que podem fazer. Mas não é nem de longe o único exemplo, e nem o mais antigo.
Triste, pq a Sony não fabricando mais Blu-ray, e com o PS5 Pro já sendo lançado sem leitor de discos, é cada vez mais próximo o fim das mídias físicas na divisão de jogos da Sony, a PlayStation!!
E o Archival Disc?
Se não há mais demanda então não tem por que continuar mesmo… Mercado é assim mesmo, essas empresas sempre vão optar por maximizar ao máximo seus lucros.
Predileção do consumidor ao streaming. Streaming teve preços acessíveis e agora que ninguém quer mídia física os preços então exorbitantes. Interessante.
Eu ainda vejo uma pequena possibilidade de manterem o suporte a mídia física de alguma maneira no console seguinte.
Se apostarem na retrocompatibilidade de novo, imagino a Sony lançando um leitor separado para o futuro PS6, pra quem ainda tiver alguma mídia física do PS4/PS5. Já para os jogos nativos da futura geração, imagino apostarem em algum outro formato, como um cartucho ou similar.
Preço das NANDs tem caído bastante e hoje em dia até uma memória barata é consideravelmente mais veloz e conta com mais espaço que um disco Blu-ray…
Minha questão é essa mesmo.
Ah sei não. A essa altura do campeonato acho improvável tentarem usar alguma mídia física. Sendoq os jogos nem rodam mais direto do disco, ele só serve como instalador. Vejo no máximo eles vendenos gift card para download e olhe lá
Não ironicamente, por limitação do próprio Blu-ray.
No melhor caso possível você consegue 72 MB/s de leitura sequencial, isso em velocidade 16x (somente alguns drives para PC de mesa chegam nisso), em leitura aleatória despenca para 1 MB/s ou menos. Até o HD usado na geração anterior de consoles é mais rápido, por isso a obrigatoriedade da instalação.
Na hipótese de voltarem para os cartuchos, dependendo do tipo de memória flash adotada seria possível até rodar os jogos diretamente da mídia física novamente, sem ter que instalar antes no console…
Pelo jeito a Sony vai dar cabo de todas as mídias antigas. MiniDisc também vai pro saco
Muito triste, gosto de colecionar os filmes que mais gosto e essa notícia só mostra que, em breve, nem mídia para a produção de filmes autorados vai existir.
Comprei uma Apple TV há uns meses, já que somente na Apple ainda sai materiais bônus quando compramos um filme digital, e, mesmo tendo 128gb, não dá para baixar os filmes, só dá para assistir via streaming, odeio essa dependência de Internet.
O streaming é ótimo, mas uma hora ou outra as coisas saem de catálogo e fica impossível assistir de modo legal e conveniente (como a série “Parks and Recreation”), ou pode acontecer alterações no material original, como ocorreu em vários filmes da Disney, e ainda tem as dublagens que podem ser substituídas. Fora que, como o Matt Damon disse em uma entrevista, o fim da venda de filmes acabou com um retorno financeiro que muitos filmes de orçamento médio tinham e isso afetou a produção de novas obras, além dos próprios cinemas, que são cada vez mais dependentes de blockbusters.
Com games é a mesma coisa, se dependermos somente de mídias digitais uma hora os servidores dessas lojas vão ser desligados e vai ser impossível ter acesso a muitos jogos e DLCs, como ocorreu com o Nintendo 3DS.
A pirataria será a única fonte de preservação e parte desse material vai se perder de vez.
As lojas serem desligadas de fato é uma possibilidade, mas no caso da Nintendo, só não é mais possível fazer novas compras. Tudo que você comprou quando a loja estava ativa ainda pode ser baixado novamente, por tempo indeterminado. Mesma coisa nas lojas do Wii e Wii U…
Já tô até vendo os preços dos jogos em Bluray de PS3, que, eu acho, já pode ser considerado um console retrô, dispararem, vai ter gente vendendo mídia física do God of War 3 por uns 500 reais pra mais e dizendo que é raro, quem comprou e tem que guarde com muito carinho e cuidado, quem não tem e quer ter, boa sorte.
Ainda bem q já comprei meu GTA IV completo por 150 kkkkkk
Ou seja, até a Nintendo decidir que não quer mais gastar banda e servidor com isso.