Sony Muteki 7.2, como ligar? Com ou sem estabilizador?

Comprei recentemente um som Sony Muteki 7.2 e me foi recomendado que usasse com um estabilizador, mas já tinha ouvido falar que não é mais aconselhável o uso de estabilizadores, gostaria de saber o modo mais seguro e mais acessível de ligar ele?

Lucas, eu não tenho experiência com equipamentos nesse estilo mas talvez possa te ajudar. Estabilizadores de tensão só tem alguma utilidade se você não tem fornecimento de energia decente, mas constante e pretende usar algum equipamento que não seja bivolt.

Eles mantêm a saída constante, pra evitar que tensões muito altas queimem o equipamento ou que as muito baixas impeçam ele se funcionar. Se teu equipamento já for bivolt, ele provavelmente faz um serviço melhor que um estabilizador simples, que seria desnecessário.

Por ser equipamento de som, eu suponho que essa orientação seja mais pra tentar garantir que não vai ter interferência elétrica bagunçando com teu som.

Se a instalação estiver ok, aterrada, o equipamento for bivolt e não tiver problema de fornecimento com tensão irregular, cê provavelmente não vai precisar mesmo de um estabilizador.

1 curtida

Eu não recomendaria o uso de estabilizador pra nada. Dependendo da qualidade, eles acabam prolongando os picos/problemas da energia.
O ideal seria um nobreak senoidal puro. Mas esses são bastante caros e as baterias tem vida útil relativamente curta (as do meu duraram 2 anos…).

Não se usa estabilizador com nenhum equipamento que tenha fonte chaveada, (o que é basicamente todos os produtos eletrônicos atuais).

Para proteção contra picos de tensão use um aterramento e um filtro de linha da clamper ou upsai (únicas marcas no brasil que prestam).