Softwares jurídicos no Apple M1

Olá pessoal beleza?

Há alguém da comunidade jurídica que tem experiências com alguma aparelho da Apple com chip M1 nesse grupo? É provável que começarei a estagiar ano que vem e no momento comprar um Mac Mini ou Macbook Air com chip M1 está em perspectiva, de maneira que gostaria de saber o quanto de dor de cabeça/prejuízo terei com um aparelho Apple com chip M1 no uso de software jurídicos mais comuns.

Obrigado.

Software juridico é windows, qualquer outra coisa vai te dar dor de cabeça.

6 curtidas

Se até no Windows (que era pra funcionar) dá dor de cabeça, quero nem imaginar em um Linux ou macOS…

9 curtidas

macOS até que dá para usar, no Linux, esquece, esquece mesmo, CNJ faz o programa, não funciona, liga para o suporte, e falam na maior cara de pau que não tem suporte para linux.

4 curtidas

Por isso gosto do eproc, funciona só com login e senha e uso até no celular

2 curtidas

Seria bom vc citar quais softwares.
Minha irmã e minha cunhada usam Mac e são advogadas. Não me lembro de tê-las visto reclamando de algo assim (ok, não é um Mac com chip M1).
Mas, pra ser sincero, nunca perguntei o que elas usam especificamente - uma é da área trabalhista, outra da área financeira.

1 curtida

O pessoal da trabalhista costuma usar o PJE, que é o pior sistema que conheço da área, seja na usabilidade, seja na questão dos requisitos para usar o sistema.

1 curtida

É, tudo indica que meu movimento vai ser o seguinte: vender meu PC gamer (i5 7400 + GTX 1060 6GB + 16GB de RAM) por algo em torno de 5000 e comprar um Mac Mini M1 na promoção na mesma faixa de preço. Estou menos orientado a games, e nesse sentido acho que vai ser uma boa hora de efetuar a troca em direção a uma máquina mais relacionada a escritório e a uma primeira experiência com Mac OS.

O Macbook Air M1 seria em torno de 7000, seria massa ter um, mas estou temendo me dar umas dores de cabeça em estágios, sobretudo em mim que estou começando, e além disso, moro numa cidade perigosa e não tenho automóvel particular, e andar com minha máquina principal e cara pra cima e pra baixo poderia render um problema.

Os dois mil que sobrarem compro um desses notebooks baratinhos com Windows, como o Samsung Flash. Se tudo der certo, o Macbook Mini pode até representar uma transição mais suave para mim, já que ainda vou ter um desktop como máquina principal, e já que ele é melhor em performance gráfica que o Macbook Air de entrada.

Obrigado pela atenção, galera!

1 curtida

Rapaz, eu sou do judiciário do DF e o Pje, comparado ao que tínhamos, é o ápice da tecnologia. O próprio trâmite processual já é uma loucura. Daí vc imagina colocar isso em um sistema abarrotado de coisas e gente acessando? Pra vc ter uma ideia, direto eu pego processo que advogados peticionam uma folha simples, só pra dizer que tá ciente de algo, em um arquivo de quase 10 mega. Vc imagine a trabqueira que não deve ser manter esse sistema de pé. Sem falar que o pje nunca está pronto porque ele vai sempre incorporando rotinas novas dos processos.

1 curtida

Olha, eu tenho um macbook com Intel i5. Eu tive que instalar Windows nele pq fora inexistência de alguns programas da área criminal (como o Sinic, que roda um tal de Extra Personal Client), eu acho o Mac OS a coisa mais insuportável de mexer com várias janelas. Enfim, eu prefiro Windows e cansei de dar chance à curva de aprendizado do Mac OS.

Se vc vai estagiar na área jurídica, certamente não vai lidar com esses softwares específicos (presumindo que vc vá estagiar em um fórum e não em um escritório advocatício).
Maaaaas, o pje só vai rodar se o pje office estiver instalado. Ele tem pra Linux, Mac Intel e Windows etc, mas certamente não tem pra M1. E o pje é o básico do básico no judiciário hoje.

A maioria dos sistemas já está na nuvem e o máximo de instalação que vc precisa fazer é o pjeoffice (módulo do pje, que certamente não tem suporte a M1 ainda, logo, vc não vai conseguir usar) e token.

2 curtidas

Ué, não tem runtime do Java pro M1? O PJeOffice é 100% Java, assim como o programa do IRPF e similares, então presume-se que rode em qualquer SO que tenha Java.

O que talvez não tenha suporte (ainda) sejam modelos específicos de tokens, mas que o Rosetta 2 provavelmente deve resolver até aparecer suporte nativo…

1 curtida

Por isso eu gosto do eproc. Ele tem uma movimentação que se chama “ciência com renúncia de prazo”. Você clica na movimentação, seleciona o prazo e clica em peticionar.
Assim ele fecha automaticamente o prazo, e nem precisa anexar documento algum. Agiliza o trabalho do advogado pois não precisa de petição, não sobrecarrega o sistema, e faz o trabalho dos servidores, pois não há necessidade de alguém certificar o fim do prazo, o sistema da automaticamente.

1 curtida

Passei um bom tempo tentando fazer roda no linux, usei ubuntu, debian e fedora. Funciona de jeito nenhum, seguindo todos os procedimentos, e nada. Liga para o suporte, o cara fala que não tem suporte, você questiona porque faz então o programa, informa novamente que não tem suporte e desliga na sua cara.

Tenta alguns procedimentos de tribunais e advogados de outros estados, e nada. e-Saj e E-proc vai, mas PJE e o Shodo nem adianta. e-cac ainda dá um trabalhinho, já a nota fiscal paulista ou jucesp não dá trabalho de jeito nenhum.

Querendo ou não, Windows acaba sendo o melhor Sistema Operacional, de longe, bem longe, para assuntos que envolve qualquer coisa do governo.

Por questões de segurança, soberania, segurança e privacidade, o governo deveria pelo menos dá uma incentivada para o código aberto, nem isso faz, ignora geral.

2 curtidas

até tentaram ali entre 2005 e 2014 mais ou menos, depois entrou alguns interesses obscuros e mataram de novo todo o movimento de software livre, acabaram com as propostas de exigir que todos os órgãos públicos usassem formatos de arquivos livres.

Menino, vc n tá fazendo publicidade, marketing e afins.
Acorda p a realidade e compre algo com Windows. E a melhor saída, pq sempre vai se deparar com algo que não tem compatibilidade com outros sistemas.
O negócio é tão “arcaico” que para mexer no PJe da Justiça do Trabalho, que é o pior, tem que ter Java…

1 curtida

Nessa época de 2014 em diante, a Microsoft fez um lobby enorme com o governo, fez contrato para segurança do governo, windows+office, e segurança em São Paulo.

em 2014 também foi aquele reboliço do vazamento de Snowden, teve até a CPI da espionagem para investigar isso, mas…

2 curtidas

Teoricamente se a suíte de apps q vc precisa funciona no Mac Intel, funcionaria no Mac M1, só não teria o desempenho máximo do M1 caso o app n tenha suporte (isto na teoria).

Porém, para o seu mundo, pense bem! Vc vai lidar com colegas e clientes (talvez no futuro) q provavelmente estarão no universo Windows e vira e mexe vc precisará trocar informações e este cliente/colega poderá enfrentar algum tipo de empecilho q será bem chato! Não sou da área do judiciário, mas sei da dor de cabeça de trocar infos entre estes sistemas.

Ou seja, vc tá pagando pra comprar uma máquina q terá problemas q vc terá q contornar.

Se vc realmente n precisa de um Mac no seu trabalho, não vejo pq comprar um. A n ser q vc queira pra usar em casa e esteja ciente de q talvez precisará de outro PC ou q terá q fazer dual boot com windows no seu Mac.

2 curtidas

tem uma amiga que faz isso que você está falando breno, tem o macbook air com dual boot: windows para trabalhar, e macos para pessoal.

Concordo totalmente.
E mudando de assunto, acho um absurdo alguns quartéis do exército (que preciso manter contato em razão de um cliente) deixarem de usar e-mail institucional para usarem gmail.

Edit.
Uma saída seria ter um PC com windows somente para usar quando for peticionar

1 curtida

não só gmail, já vi hotmail, yahoo, ig, bol e o finado globo.

começa a usar o e-mail pessoal, em vez do institucional