Sobre o meu projeto "Conexão Para Todos"

Na minha escola, o professor de filosofia pediu para que os alunos fizessem um grupo e criasse um projeto que pudesse melhorar em alguma coisa na escola, na cidade e afins.

O meu grupo fez o “Conexão Para Todos” onde tenta alcançar aqueles alunos que não tem internet, notebook ou um celular e afins e não conseguem ter comunicação com os alunos, não conseguem fazer trabalhos e tudo mais.

Estamos dando de tudo para que esse projeto seja top possível, pois é capaz da diretoria da escola enviar esse projeto para o governo do estado e talvez ser realizado!

Quero a opinião de vocês (que sabem mais que eu provavelmente) sobre, envio em anexo como o projeto está:

Espero que gostem e me ajudem

que estado vc é ?

Pernambuco!

tá lascado, a governadora daí não é muito fã da educação, na verdade, são poucos que são

no seu projeto, vc poderia colocar condições que facilitaria os alunos a ter acesso aos projetos governamentais, uma condição que facilita bastante é o cadastrado no CadÚnico e a diretoria da escola poderia fomentar isso com os pais dos alunos.

poderia mencionar que o governo federal disponibilizou orçamento que foram repassados aos estados para que colocasse internet nas escolas e para que alunos que não tem condições que passa a receber equipamentos ou planos de internet móvel para ter acesso ou os dois, a lei federal 14.172 de 2021, e coloca que no artigo 3 menciona que alunos e professores do ensino médio tenha prioridade. (menciona isso de forma sútil, pergunte ao seu professor como fazer, não pode ser escancara porque políticos não gostam de ser cobrados ou que esfregue na cara dele as suas obrigações, ainda mais se for uma obrigação que ele tenha que fazer e certeza que não sabe que tenha)

pode mencionar também que o BNDS destinou recurso para o mesmo projeto seu, que é de 1 bilhão de reais

sobre o projeto.

vc tem que fazer um planejamento e se possível aplicar em fases, onde está as etapas, abaixo deles, vc tem que descrever bem mais como essas etapas vão ser feitas.

vc já colocou os cinco pontos, agora têm que descrever eles de como vai ser feito, desde da diretoria até o aluno.

no primeiro é fazer um levantamento do número de alunos que não possuem acesso a internet e de como vai ser feito esse levantamento: se vão fazer por questionário, entrevistas, etc, em outras palavras, é criar um método para saber

o segunda e o terceiro vc pode transformar em um só, a partir dos alunos que vc já sabe que não tem acesso a internet, vc faz um levantamento dos porquê de não tem acesso a internet, se é porque não tem o equipamento ou não tem o equipamento e não tem condições de pagar a internet fixa, movel ou não tem o equipamento e lugar que ele mora não infraestrutura de internet que chega na casa

o quarto, eu tiraria chromebook e colocaria a melhor solução ou plano de acordo com o perfil ou o dificuldade de cada aluno (escolhe melhor as palavras, sou péssimo nisso, mas tem que deixar bonito e elegante kkkkk) aqui vc monta os planos para o tipo de aluno e o tipo de dificuldade dele não ter acesso, aqui vc não monta o plano para o aluno especifico, mas para o perfil dele, ou seja, aponta as soluções para cada tipo de pessoa e descreve um pouco como vc chegou a isso

tipo

para o aluno que precisa somente do equipamento, esse aluno tem acesso a internet, mas não tem condição de comprar um notebook/tablet/celular, a solução é um notebook/celular/tablet, vc dar as opções, mas vc sugere que o notebook/chomebook pode ser uma opção melhor por ser mais completo porque além de acesso a internet e informação, pode ser usado para criação de trabalho escolares pois tem uma experiência melhor com os programas que vc colocou.

para o aluno que precisa do equipamento e de um plano de internet por internet de banda larga ou de um chip porque não tem condições de pagar, a solução é um notebook com modem de internet móvel e chip de celular ou um plano de banda larga

para o aluno que precisa de equipamento e que mora em local onde não tem rede de celular, aqui vc vai ter que pesquisar e apresentara solução do notebook e o equipamento correto, aqui pode ser incluído internet via satélite ou internet comunitária ou rural.

o bom também é vc pesquisar quais a operadoras de internet que tem na sua cidade e se possível os tipos e planos, deve esta cheio de empresa de internet pequena além das grandes operadoras como Vivo, Claro, Tim e Oi. Pesquisa também a Telebras, ela oferece internet a escola e pessoas que não condições de pagar, é uma empresa pública e o nome do programa é esse GESAC-Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão, a direção da escola pode solicitar por email:admpp.gesac@mctic.gov.br e o telefone (61) 2027-6935

no quinto, vc pode adicionar sites direcionados a educação como o Khan Academy, Coursera, google acadêmico, etc, e ensinar como fazer e usar e que os pais podem acessar para saber o que seus filhos estão fazendo (kkk sei que não vai gostar, mas o responsável tem que saber porque é a obrigação dele, ser responsável)

1 curtida

Caraca… um projeto desses ai pode passar fácil dos meio milhão de reais atendendo tipo 500 pesooas…

É interessante, mas não sei se é economicamente interessante pro governo dai. Boa sorte.

Mano, fazer tudo isso em 1 semana vai ser impossivel, mas vou tentar fazer, obrigado!

1 curtida

kkkkk dinheiro não é problema pro governo, já que eles não sabem usar mesmo

o interesse mesmo é o político saber quanto politicamente isso pode melhorar a imagem dele em questão, só dele imaginar que o mandado dele por ser renovado, 500 k é mixaria para esses caras, vão gastar dez vezes mais

@willsilvah235 kkkk tu não falou nada de prazo kkkkkk, tenta ai, faz e apresenta e boa sorte! espero que dê certo

Muito obrigado pelas dicas, vou tentar dar o possível, o professor pediu para que a gente escrevesse como se estivéssemos projetando para ser enviado diretamente pro governo (pois de fato é capaz de ser enviado se a ideia for muito boa).

Sabem sim, vai pra vinho de 5k ser bebido como cachaça. hahaha

Mas no caso, eu me referia a ser um projeto que tem um custo um tanto elevado por pessoa. mas não diria inviavel

eu acho que vai ser bem mais que isso.

se vc olhar 500 k para 500 pessoas é 1 k por pessoa, o que vc compra hoje que custa mil conto?

notebook com celeron é de 1000 a 1800, um i3 já gira em 2200

um tablet desceste da Samsung A7 é de 1000 pra cima

esses produtos não é nada demais e é preço do varejo

o que eu acho que vai ser bem mais são que as compras do governo são por licitações, preço superfaturado e corrupção, isso se for aplicado que vão comprar notebook/tablet que eu mencionei, porque eu não duvido (ao contrário, acho que vai acontecer) de comprar por preços superfaturados e vão entregarem produtos muito mais piores, mas é muito mais mesmo

Isso no retail… em licitação é menos, mas tem aquele montão de tv box apreendida…

isso é verdade, poderia utilizar para esse propósito

No Ceará, desde 2009 pelo menos tem uma premiação para os alunos que atingirem uma proficiencia em uma prova do estado (SPAECE) ou ENEM. No enem eu lembro que era algo como tirar acima de 560 nas médias. Em 2017 eles compraram 20 mil notebooks a 900 reais - 19 milhões. E todo ano tem essa premiação. Eu mesmo ganhei 3 notebooks (um i3 em 2012, um N3020 em 2013 e um N3040 em 2014) e minha irmã ganhou dois. Esse meu ultimo me quebrou um galhão e ficou comigo até ano passado.

1 curtida

Detalhe… 2017 é prepandemia com dólar a 3,33… hoje é 2023, com dólar a 5,10-5,35… hahaha esses 900, se subir na mesma proporção, viram 1400… (levando em conta que o hardware ficou mais caro e não só o dólar, chutaria 1750±…)

Além disso, não é só o custo do hardware… tem o custo da internet. Se a idéia é distribuir a internet também, tem custo mensal com operadora…

Mas o projeto é interessante, custoso, mas interessante.

Depende da qualidade do notebook que eles vão comprar. Não acho dificil uma licitação grande comprar notebook por menos de 1500 ainda hoje.

1 curtida

Eu não sei de qual série estamos falando, então não sei qual o grau de exigência, mas para um projeto estão faltando algumas coisas.
Falta um cronograma especificando quando e em quanto tempo cada etapa será realizada (estimativa, claro). O projeto é pra ser concluido em 1 ano? 2 anos? 3 anos? O que vai ser feito em cada mês, semestre ou ano (o intervalo vai variar de acordo com o grau de granularidade de cada etapa)?
Qual o escopo do projeto? Precisa especificar melhor o público alvo porque dizer que é para “quem não tem internet e quem não tem celular ou computador em casa” é extremamente amplo. Mais pro fim do projeto fica claro que o foco são escolas, mas estamos falando de todas as escolas da cidade? Do estado? Públicas? Privadas? Militares? Estamos falando de todas as séries? E quem tem internet, celular ou computador mas é de baixa qualidade? Vão ser contemplados? Se sim, qual vai ser o critério para definir quem entra e quem não entra no projeto? Vai definir uma velocidade mínima para internet e um hardware mínimo para celular e computador? Qual seriam esses mínimos e como eles foram definidos? É importante especificar isso por causa do próximo ponto.
Qual a estimativa de custo de cada etapa? Quais foram os dados usados para chegar nessas estimativas?

De novo, eu não sei a série, por isso não sei o grau de exigência. E também não sei quanto tempo foi dado para fazer esse trabalho, então não sei o quanto pode ser exigido também.

Outra coisa, precisa dar uma revisada no português, porque tem erros de ortografia e gramática, além de ter algumas partes que estão ou informais ou orais demais.
Um exemplo:

Números abaixo de 10 são escritos por extenso ao invés de algarismo.
"assim fica difícil¨ é uma expressão informal muito pouco utilizada na escrita, principalmente em um documento formal.
“de uma escola” não precisa do “de”.

1 curtida

Meio milhão nunca foi problema para o governo… Se vc começar a acompanhar transparência de contratos e licitações vai cair para trás… O problema sempre é ser bem aplicado.

@willsilvah235 é com vc

Que projeto massa, corrupção sabemos que tem aos montes em todo canto que se olha neste país, mas o caminho é esse, valorizar os alunos que realmente tem interesse.

1 curtida

Utilizando o satélite do governo não teria custo mensal, apenas o custo do equipamento de instalação. Conexão de 10MB parece pouco para nós com conexões melhores, mas para a grande maioria dos interiores que não possuem nada quebra um galhão e como quebra, ruim seria o delay absurdo para transmissões ao vivo, mas daria para assistir tranquilo (já limitei minha conexão em 5MB e assisti tranquilo em 480p no Youtube).